18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Twingo GT: Emoções com assinatura Renault Sport

 

 

A imagem exterior não engana… É um Renault Twingo “condimentado” pelos insuspeitos técnicos da Renault Sport. Um TWINGO GT que chega a parecer um R.S. nas emoções que proporciona, seja na cidade, mas também a curvar. Com um motor com 110 cavalos de potência, capaz de cumprir dos 0 aos 100 km/h em apenas 9,6 segundos, e com as soluções técnicas desenvolvidas pela Renault Sport, o TWINGO GT passa a ser a referência do mercado no seu segmento de potência. O TWINGO GT está disponível nos concessionários a partir de 15.480€.

 

A missão estava longe de ser fácil, mas a Renault aceitou o desafio. Produzir um automóvel irreverente, apaixonante, prático, emocionante, mas ao mesmo tempo acessível. O resultado dá pelo nome de… Renault TWINGO GT! Um Twingo bem especial, ou não tivesse o cunho da Renault Sport. Uma proposta que faz jus à tradição da marca de democratizar o acesso aos automóveis capazes de proporcionar emoções fortes ao volante. E são os números que o confirmam: o novo TWINGO GT precisa de apenas 9,6 segundos para cumprir dos 0 aos 100 km/h, enquanto a velocidade máxima é superior aos 180 km/h. Valores que são só os melhores no seu segmento de potência!

 

 

IRREVERENTE NA IMAGEM EXTERIOR

 

Os fatores diferenciadores desta versão são facilmente percetíveis. O TWINGO GT é (ainda mais) irreverente! As bonitas jantes de 17 polegadas com desenho específico, a entrada de ar lateral, as inserções Renault Sport na traseira e na lateral, bem como o difusor traseiro e a dupla ponteira de escape não deixam dúvidas em relação ao temperamento desportivo. A menor altura ao solo também não passa despercebida, enquanto as faixas que se estendem do tejadilho, ao capot e laterais são específicas desta versão. Uma referência, ainda, para a original cor “laranja pimenta”, que reforça o carácter exclusivo do TWINGO GT.

 

DESPORTIVO E EXCLUSIVO TAMBÉM NO HABITÁCULO

 

Uma exclusividade que é transversal ao habitáculo. Num ambiente marcado por vários apontamentos na cor “laranja pimenta”, destaque para os bancos específicos com forte apoio lateral, para os pedais em alumínio, para o punho da alavanca da caixa de velocidades na liga zamac, para as soleiras das portas com assinatura “Renault Sport” e para o facto do evoluído sistema R-Link Evolution passar a estar disponível, como alternativa ao R&Go. O TWINGO GT tem também no interior tanto de exclusivo como de sedutor.

 

MOTOR COM 110 CAVALOS DE POTÊNCIA

 

Com uma arquitetura “tudo atrás” – tração às rodas traseiras e motor colocado atrás dos bancos dos passageiros – o Renault TWINGO GT é sinónimo de emoção ao volante e, claro, que para isso em muito contribuiu o trabalho desenvolvido pela Renault Sport.

 

O conhecido e comprovado motor TCe de 898cc sofreu um incremento de potência de 20 cavalos. Ou seja, passou a reivindicar 110 cavalos e 170 Nm de binário. Para chegar a estes números, o bloco foi alvo de vários desenvolvimentos. Montado com uma inclinação de 49 graus para se tornar ainda mais compacto, passou a beneficiar de uma melhor refrigeração, com a entrada de ar localizada sobre o guarda-lamas traseiro esquerdo. Com esta simples solução, os engenheiros da Renault Sport conseguiram reduzir em cerca de 12% a temperatura do ar admitido no turbocompressor, com todas as vantagens que daí resultam em termos de desempenhos.

 

 

UM PRODUTO RENAULT SPORT

 

Mas os trabalhos estenderam-se, também, ao aumento do regime de rotação do turbocompressor, a uma bomba de gasolina específica para aumentar o caudal de combustível e a uma nova bomba de água para otimizar o arrefecimento do motor.

 

Também o escape beneficiou de um trabalho específico, com uma nova calibração do caudal de débito de ar e da contrapressão, bem como a montagem de uma panela de escape com dupla ponteira.

 

Por outro lado, a caixa manual de cinco velocidades passou a beneficiar de relações mais curtas, de forma a reforçar o caráter desportivo do novo TWINGO GT.

 

Mas todos estes desenvolvimentos também tinham de se traduzir em novas soluções nas ligações ao solo. Para além dos técnicos terem decidido rebaixar 20 mm em relação às versões sem a assinatura Renault Sport, o novo TWINGO GT beneficia de novas suspensões, de uma direção de desmultiplicação variável e de uma nova afinação do controlo eletrónico de estabilidade (ESP), menos sensível a atuar, mas ainda assim a privilegiar a segurança.

 

 

PERFORMANCES REFERÊNCIA NO SEGMENTO DE POTÊNCIA

 

O novo TWINGO GT também beneficia da incorporação de novos amortecedores, associados às molas de origem, mas com uma taragem aumentada. Referência, ainda, para uma nova barra estabilizadora dianteira de maior diâmetro maior e para as jantes Twin’Run de 17 polegadas, calçadas com pneus Yokohama BluEarth.

 

Com uma excelente relação peso/potência de 8,5 kg/cv, o TWINGO GT precisa apenas de 9,6 segundos para ir dos 0 aos 100 km/h, uma nova referência entre os compactos citadinos desportivos deste segmento de potência. As recuperações são também as melhores da categoria, com os 80 a 120 km/h a serem atingidos em menos de nove segundos.

 

O novo TWINGO GT já está disponível na Rede de Concessionários, a partir de 15.480€.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:15:22

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...