14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Nissan BladeGlider energia pura em Goodwood na sua estreia pública europeia

 

 

  • Nissan BladeGlider debita energia pura na subida da rampa de Goodwood durante a sua estreia pública europeia
  • Conduzido pela última vez nas ruas do Mónaco, este protótipo de veículo elétrico de alta performance atinge 100 km/h em menos de cinco segundos   

 

O protótipo Nissan BladeGlider, totalmente elétrico, está a debitar energia pura na icónica subida da rampa de Goodwood, no muito popular Festival de Velocidade desta localidade inglesa. 

 

Conduzido pela última vez no circuito do Mónaco, o Nissan BladeGlider pode ser visto em ação na subida da rampa de Goodwill durante as corridas de Supercars e o seu desempenho será posto à prova, por um reduzido número de condutores, no circuito a realizar no próximo domingo. Quando não estiver a deslizar montanha acima, o BladeGlider estará em exibição no paddock, dando aos visitantes a oportunidade de ter um contato direto e pessoal com este inovador protótipo. 

 

O Nissan BladeGlider presente em Goodwood é uma evolução avançada do protótipo mostrado pela primeira vez no Salão Automóvel de Tóquio em 2013, e simboliza as futuras tecnologias que combinarão Mobilidade Inteligente, um impacto ambiental reduzido e capacidades de condução idênticas às de um automóvel desportivo atual. 

 

A estreia do protótipo BladeGlider forma parte do compromisso contínuo da Nissan para com o desenvolvimento de veículos com emissões zero e de novas tecnologias automóveis, incluindo a conectividade e os sistemas de condução autónoma. A Nissan já comercializa o automóvel de emissões zero de maior volume de vendas do mundo, o Nissan LEAF, e é pioneira nos sistemas de mobilidade inteligente que serão implementados na sua gama de veículos ao longo dos próximos anos.

 

Com o BladeGlider, a visão da Nissan é a de um veículo elétrico eficiente, ágil e capaz de fornecer novas dimensões à diversão e ao entusiasmo de condução, um automóvel capaz de "deslizar", graças ao desempenho praticamente silencioso do seu grupo de potência elétrica e ao seu formato aerodinâmico.

 

Depois de dois anos de trabalho dedicados à sua conceção, engenharia e desenvolvimento, o Nissan BladeGlider transformou-se ainda mais num excitante estudo de vida real sobre o potencial de veículos elétricos avançados de alto desempenho. O BladeGlider representa também a Mobilidade Inteligente da Nissan, uma filosofia que visa tornar os automóveis mais entusiasmantes, redefinindo a forma como são conduzidos, alimentados e integrados na sociedade.

 

O Nissan BladeGlider dispõe de uma avançada configuração de chassis com uma via dianteira mais estreita e uma via traseira mais larga, para uma eficiência aerodinâmica e uma estabilidade de condução ideais.

 

Portas elevatórias com dobradiça traseira oferecem uma entrada e saída fácil do habitáculo. O tejadilho aberto do BladeGlider está reforçado com uma estrutura de proteção integrada contra capotamento, oferecendo o entusiasmo de um automóvel de competição aberto, com a segurança de um coupé.

 

Os controlos instalados no volante para os sistemas do BladeGlider são transmitidos para um avançado visor onde são apresentadas a velocidade, o estado de carga da bateria, o modo de regeneração e o mapa de binário. Flanqueando o visor central encontram-se dois ecrãs, com as imagens das câmaras de visão traseira instaladas imediatamente atrás das rodas dianteiras. Uma alternativa aos espelhos instalados nas portas, este desenho de ecrã duplo melhora a eficiência aerodinâmica do BladeGlider.

 

O condutor posiciona-se ao centro e ligeiramente à frente dos dois passageiros, que assim desfrutam de mais espaço para as pernas. A vista para todos os ocupantes é panorâmica, graças ao para-brisas único do habitáculo.

 

A alimentação é 100 por cento elétrica, com um excecional desempenho do grupo de potência desenvolvido pelo parceiro técnico da Nissan para o projeto BladeGlider, a Williams Advanced Engineering. A velocidade máxima dos modelos de demonstração é superior a 190 km/h*, com os 0-100 km/h a tardar menos de 5 segundos*. A transmissão, às rodas traseiras, é fornecida por dois motores elétricos de 130 kW, um para cada roda.

 

O sistema dispõe de vectorização de binário, capaz de controlar o binário fornecido às rodas de tração, melhorando ainda mais a condução. Com a vectorização de binário, caso o automóvel tenha subviragem, automaticamente é enviado mais binário para a roda exterior para assim restaurar o equilíbrio à condução.

 

Concebido para acrescentar ainda mais à experiência de condução ao invés de a controlar, os sistemas de vectorização de binário possuem três definições: desligado, ágil e drift.

 

A alimentação é fornecida por uma bateria de iões de lítio de 220 kW de cinco módulos e alto desempenho. Foram desenvolvidos sistemas de arrefecimento personalizados quer para a bateria, quer para os motores.

 

O interior do BladeGlider reflete as intenções desportivas do veículo, com cintos de segurança de quatro pontos para cada um dos ocupantes. Os bancos oferecem um excecional suporte lateral e das pernas do condutor e passageiros. Os bancos possuem um acabamento com uma mistura de tecido e revestimento de resina epóxi, resultando num material resistente e aderente que permite que os ocupantes se sentem confortavelmente e de forma segura aos seus lugares.

 

Os bancos possuem duas cores – Cyber Green e Stealth Orange – nas porções superiores das costas do banco, que estão envolvidas por um material refletor prateado, criando assim um look desportivo e atraente.

 

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 14 de dezembro de 2019 – 21:17:23

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...