13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Ami One Concept: A Citroen apresenta a sua visão de mobilidade urbana para todos

 

·         A Citroën perpetua 100 anos de inovação e de audácia ao serviço da liberdade de movimentos, ao apresentar, no Salão de Genebra 2019, o AMI ONE CONCEPT, um objeto 100% elétrico e em rotura com o existente, que coloca o digital no centro de uma nova experiência de mobilidade urbana, mais livre e serena.

·         Fiel à assinatura de Marca “Inspired By You”, o AMI ONE CONCEPT é a resposta às novas utilizações dos clientes e ao desafio da transição energética nas cidades.

·         Este concept ilustra a visão by Citroën da liberdade em cidade, expressa pelo hashtag #LibertyElectriCityMobility:

 

Liberdade de acesso: um objeto acessível sem necessidade de carta de condução, o AMI ONE CONCEPT faz-se acompanhar de um ecossistema digital global e inovador, ao serviço de uma experiência automóvel moderna, mais abordável e convivial. Este dispositivo repensa o percurso do cliente e propõe uma utilização à la carte, de 5 minutos até 5 anos, que vai do carsharing à compra, passando pelo aluguer. Integra uma app móvel que permite a gestão da relação com o objeto e dá acesso a um portal de serviços, simplificando cada trajeto.

 

Liberdade de movimento: o acesso aos centros das cidades através de uma solução de mobilidade 100% elétrica, ultracompacta e ágil, que permite a duas pessoas deslocarem-se livremente, num objeto intuitivo e conectado.

 

Liberdade para mostrar a sua modernidade: um design assertivo, ousado e colorido, uma conceção simétrica e astuciosa, para se tornar num objeto trendy e protetor, que permite tirar partido da cidade com estilo e conforto. Uma identidade e uma modernidade que se prolongam numa linha dedicada de produtos, disponível na e-boutique Citroën Lifestyle.

 

Desde 1919 que a história da Citroën é sempre um reflexo da época em que se encontra, através de veículos out of the box e revolucionários, que se tornaram ícones no coração dos condutores. Por ocasião do Salão de Genebra 2019, a Marca reinventa-se e revela, em antestreia, a sua abordagem descomplexada do objeto da mobilidade urbana. À imagem do 2 CV que, na sua época, garantiu uma liberdade a todos em meio rural, o AMI ONE CONCEPT defende a liberdade urbana para todos, através do seu carácter único e popular, trazendo uma nova experiência automóvel.

 

 

LIBERDADE DE ACESSO: DISPONÍVEL PARA TODOS, ADAPTADA A CADA UM

 

A visão da Citroën da mobilidade urbana insere-se num percurso de cliente 100% digitalizado e personalizado, assente na fluidez, na facilidade e na liberdade de utilização.

 

OBJETO DE MOBILIDADE URBANA PARA TODOS: ACESSÍVEL SEM CARTA

 

Com este objeto original de mobilidade urbana, novo terreno de jogo da Citroën como parte da sua transição energética, a Marca pretende libertar a mobilidade individual nas cidades. A Citroën imaginou o AMI ONE CONCEPT como uma alternativa aos transportes públicos (autocarros, elétricos, metropolitano) e a outros sistemas de transporte individual de 2 rodas (bicicletas, scooters ou trotinetes). Concept ultracompacto de 2 lugares (com 2,5 metros de comprimento) que permite aos ocupantes moverem-se com grande agilidade na cidade, o AMI ONE CONCEPT também sugere robustez devido à sua morfologia. O seu habitáculo fechado garante uma maior proteção, em caso de mau tempo, por exemplo. A sua arquitetura e design, ambos guiados pela funcionalidade e pela utilização, permitem explorar uma nova experiência de condução. Acessível a todos a partir dos 16 anos (idade média dos países europeus, de acordo com as diferentes legislações), o AMI ONE CONCEPT destina-se a clientes urbanos, com ou sem carta de condução, mas que partilham com a Marca a mesma paixão pela liberdade de movimentos.

 

O DIGITAL NO CENTRO DE UMA NOVA EXPERIÊNCIADE MOBILIDADE

 

Fiel à assinatura de Marca “Inspired By You” e 100% conectado, o AMI ONE CONCEPT assenta num ecossistema 100% digital, desde o momento da descoberta do objeto até à sua utilização. Propõe, assim, uma experiência à la carte inovadora, que integra todas as etapas (apresentação online, marcação de ensaio, configuração de serviços, reserva e entrega da viatura) e permite escolher facilmente o tempo de utilização mais adaptado às necessidades. Esta experiência digital prolonga-se através de uma app para telemóvel dedicada, permitindo a gestão do veículo e dos trajetos.

 

Objeto conectado, pensado para garantir mais liberdade, o AMI ONE CONCEPT vai ainda mais longe, ao oferecer novos modos de consumo. A Citroën facilita a vida dos seus clientes em termos de acesso à mobilidade, oferecendo-lhes, através do universo digital, várias fórmulas de carsharing ou de aluguer de viaturas. O objetivo é satisfazer todas as necessidades dos clientes em viagem, respondendo aos diferentes tipos de utilização – ocasionais ou regulares, familiares ou de amigos, individuais ou partilhadas – com total confiança. Este dispositivo adapta-se ao utilizador, propondo-lhe ações rápidas. Permite dispor de um objeto de mobilidade urbana por um período mínimo de 5 minutos e ajustar, a qualquer momento, o seu grau de utilização até várias horas, sem compromisso e com tudo incluído. Personalizáveis de acordo com as necessidades de mobilidade de cada indivíduo, as soluções de partilha ou aluguer de viatura podem, igualmente, fazer-se para necessidades de 5 minutos, 5 horas ou 5 dias, mas também para utilizações mais permanentes, com propostas de aluguer superiores a 5 meses ou em regime de Aluguer de Longa Duração, de 5 anos.

 

§  5 minutos ou 5 horas: o objeto de mobilidade é colocado à disposição num determinado local por um determinado tempo, através de uma proposta de carsharing operada pela marca Free2Move. A app dedicada às novas mobilidades permite escolher o AMI ONE CONCEPT em alguns cliques.

§  5 dias: o objeto de mobilidade é proposto sob a forma de um aluguer de curta duração, de fácil acesso. Basta ao cliente fazer uma reserva online a partir do site Citroën Rent&Smile.

§  5 meses: acesso sem compromisso para uma duração mais curta do que a posse standard.

§  5 anos: o objeto de mobilidade dispõe, também, de uma proposta de Aluguer de Longa Duração de 5 anos, incluindo bateria, manutenção e estacionamento, com pagamentos mensais. O processo de compra 100% online permite ao cliente escolher o local de entrega: em sua casa ou no ponto de venda mais próximo.

 

Para acompanhar esta experiência de cliente inovadora, a Citroën imagina os “Balcões Ami One”, um espaço digitalizado que prefigura aquele que poderá tornar-se num distribuidor automático do AMI ONE CONCEPT no centro das cidades, permitindo obter informações sobre o produto e sobre as opções possíveis, de 5 minutos a 5 anos, sempre assegurando um ensaio ao objeto de mobilidade. Estes balcões poderão ainda surgir noutros espaços, como os Centros Comerciais.

 

Uma app móvel dedicada para uma utilização intuitiva e fácil

Uma vez na posse deste objeto de mobilidade urbana, a app móvel assume o controlo e permite ter um diálogo privilegiado com o AMI ONE CONCEPT. O condutor pode, em qualquer altura e livremente, gerir as configurações das diferentes aplicações, mas também estender a sua experiência a partir do smartphone. Acede, então, à distância às informações da sua área pessoal (consumo, estado de carga) e a um portal de serviços essenciais para as suas necessidades de deslocação pela cidade (busca de estacionamento, geolocalização, etc).

 

 

Para maior facilidade e segurança, esta aplicação dedicada é controlada por comando vocal. O condutor poderá, assim e facilmente, pedir orientações até ao ponto de carga mais próximo ou reservar um espaço de estacionamento. Esta aplicação apoia-se, nomeadamente nos “Free2Move Services” que permitem facilitar as deslocações em viatura via geolocalização dos parques de estacionamento, do lugar de estacionamento, desmaterialização dos pagamentos, etc. Duas aplicações especificamente desenvolvidas para modelos elétricos que são particularmente interessantes para os clientes:

 

-          O Charging Passpermite ao titular de um veículo eletrificado localizar e aceder aos terminais elétricos compatíveis com o seu veículo. Para facilitar a escolha do cliente, os Free2Move Services realizam uma pré-seleção de acordo com 3 critérios: distância, velocidade e, finalmente, o preço de recarga. É exibida uma listagem por defeito, mas o cliente pode aceder ao mapa de terminais. Essa busca pode fazer-se por iniciativa do condutor ou através de uma notificação no momento em que se atinge um limite de carga crítico. Uma vez selecionado o Terminal no ecrã do smartphone, o utilizador pode enviar o destino para o seu smartphone através da sua app de orientação preferida (Waze, Google Maps, etc.).

-          Complementar ao Charging Pass, o Trip Planner é um guia que tranquiliza o condutor, oferecendo-lhe a melhor rota tendo em conta a autonomia residual, a utilização do veículo e a localização dos pontos de carga na estrada. Pode estimar a duração da viagem, incluindo o tempo de carregamento.

02. LIBERDADE DE MOVIMENTO NA CIDADE

 

Sob a capa de um concept, a Citroën desvenda uma solução de mobilidade urbana e 100% elétrica. O AMI ONE CONCEPT representa a liberdade by Citroën. Indo ao encontro das expectativas de clientes urbanos e oferecendo uma verdadeira facilidade de utilização, o AMI ONE CONCEPT permite que duas pessoas se desloquem facilmente, designadamente nas áreas restritas do centro das cidades.

 

TODAS AS VANTAGENS DO 100% ELÉTRICO NO CENTRO DAS CIDADES

Zero emissões de CO2

Desenhando uma nova mobilidade e abordando as problemáticas atuais e do futuro, o AMI ONE CONCEPT está em linha com as evoluções da sociedade. O AMI ONE CONCEPT oferece um modo de condução 100% elétrico, que permite aceder a todas as zonas das cidades, em pleno respeito para com o meio ambiente e a custos limitados de utilização. Perfeitamente adequado à vida urbana, perpetuamente em movimento, o AMI ONE CONCEPT desloca-se a uma velocidade máxima de 45 km/h, sem quaisquer problemas inerentes às emissões de CO2. Conta com 100 km de autonomia, o que permite realizar muitos trajetos em cidade, seja para um encontro único ou em viagens de casa/trabalho do quotidiano. A recarga da sua bateria de iões de lítio, localizada sob o piso, faz-se facilmente através do cabo de alimentação que, uma vez conectado a um terminal de carregamento público ou a uma Wall Box, permite que em 2 horas se obtenha uma carga completa. O AMI ONE CONCEPT também pode ser ligado a uma tomada caseira, através de um adaptador.

 

Silêncio de utilização

Modelo silencioso, graças à sua tecnologia 100% elétrica, o AMI ONE CONCEPT também se mostra seguro no seu ambiente externo. Conta com a sua própria assinatura sonora, trabalhada pela agência Start-Rec com os designers da Marca Citroën. O som emitido em andamento pelo AMI ONE CONCEPT reflete o seu carácter. Adota uma música inédita e orgânica que mistura vozes masculinas e femininas, demarcando-se do clichê digital do tipo robô. Elemento verdadeiramente diferenciador, esta identidade sonora, formada por uma sequência de notas que evoluem em função da velocidade do veículo, vai ao encontro das normas europeias que estão em vigor desde o dia 1 de janeiro de 2019. Por razões de segurança, todos os veículos elétricos deverão, nesta altura, emitir um som artificial quando circulem a baixa velocidade, alertando os peões da sua aproximação.

 

ULTRACOMPACTO PARA MAIOR AGILIDADE

Objeto de mobilidade exclusiva, dedicado à condução em zonas urbanas, o AMI ONE CONCEPT beneficia de uma silhueta cúbica e de dimensões ultracompactas. Bem assente sobre 4 rodas, com jantes de 18” de desenho específico (com 4 raios) e mostrando-se como um bloco sólido com 2,5 metros de comprimento, 1,5 metros de largura e 1,5 metros de altura, o AMI ONE CONCEPT é uma proposta tranquilizadora e promete robustez, agilidade e maneabilidade recorde, podendo até ser estacionado perpendicularmente aos passeios.

 

INTUITIVO E CONECTADO

Facilidade de utilização em benefício da serenidade

De um lado e do outro da “ilha de condução” que, intuitivamente, comanda todas as funções de condução, encontramos um conjunto de tecnologias e de recursos inteligentes.

 

Objeto de mobilidade urbana 100% conectado, o AMI ONE CONCEPT coloca o smartphone no centro do Interface Homem-Máquina, tornando a condução intuitiva e serena. O acesso ao interior do AMI ONE CONCEPT faz-se através de um smartphone. A sua abertura e fecho efetuam-se através da leitura de um QR CODE, presente na base em alumínio do puxador das portas. Uma vez a bordo, o condutor deverá virar o telemóvel na sua direção, colocando-o no local dedicado, uma área de carregamento sem fios (por indução), permitindo, assim, o início da ‘conversação’ entre o AMI ONE CONCEPT e o utilizador. Com a app iniciada, a animação faz-se sob a forma de bolhas que são projetadas para a lâmina refletora, colocada no campo de visão do condutor, à semelhança de um head-up display. Poderá, a partir de então, aceder a funções do tipo infotainment ou de navegação, que vêm enriquecer os conteúdos regulamentares e a experiência de condução. O Interface Homem-Máquina do AMI ONE CONCEPT foi concebido como um assistente pessoal para interação com o condutor, operando-se a partir de 2 botões no volante: um comando de voz para chamar o assistente e um menu de rolagem para navegar entre as diferentes apps.

 

Simples e livre de constrangimentos, o cluster de instrumentação é formado por um ecrã de 5”, que concentra o conjunto de informações úteis (velocidade, alerta de indicadores de mudança de direção, etc.). Destaca-se por um grafismo em linha com os apontamentos coloridos dos têxteis interiores (Orange Mécanique e Out of the Blue), acompanhado de duas fontes específicas: uma lembrando a mão do homem, enquanto que a segunda, mais tecnológica assume o formato cúbico do AMI ONE CONCEPT ou os históricos Chevrons, nomeadamente no velocímetro. Humanizado, o Interface gráfico ganha vida, fazendo lembrar olhos estilizados, transmitindo emoções e a estabelecendo um diálogo privilegiado com o utilizador (alertas, questões, etc).

 

No lado direito dessa “ilha de condução” há um cilindro que agrupa o botão de arranque, o botão de “Warning”, o seletor da caixa de velocidades automática, bem como uma coluna Bluetooth com regulação de volume.

 

 

03.LIBERDADE DE EXPRESSAR A SUA MODERNIDADE: DESIGN “NEXT GENERATION”

O estilo é um elemento diferenciador da identidade que acompanha a Marca Citroën há 100 anos, porque um modelo Citroën é sempre reconhecível logo à primeira vista. As silhuetas singulares marcaram a história da Marca, do Traction Avant ao novo SUV C5 Aircross, passando pelo 2 CV, pelo ami 6, o CX, etc. E a este concept não lhe falta estilo. O AMI ONE CONCEPT agita os códigos com o seu universo criativo. Devido aos seus volumes puros e à sua abordagem gráfica inédita, a primeira visão deste concept de 2 lugares provoca um sentimento simultâneo de surpresa e apego.

 

CONCEÇÃO INTELIGENTE

Fácil e ultra virtuoso na sua produção, o AMI ONE CONCEPT tem tudo para se tornar num fenómeno popular nas cidades. Objeto de mobilidade urbana, combinando inteligência e economia na sua conceção, oferece novas possibilidades graças ao formato simétrico de muitas das suas peças: as portas direita e esquerda são completamente idênticas, num sentido de abertura diferenciada (antagonista do lado do condutor para uma melhor acessibilidade; clássica do lado do passageiro para maior segurança), frente e traseira com elementos repetidos e implantação inversa (plastron em baixo na frente e em cima na traseira), parte inferior do para-choques idêntica (parcialmente escondida na frente e à vista na parte de trás, para fixação da placa de matrícula), asas idênticas na diagonal com batentes à frente e atrás, embaladeiras idênticas à direita e à esquerda, luzes DRL e faróis traseiros reversíveis à direita/à esquerda, ou ainda as 4 peças que formam os retrovisores exteriores e puxadores de portas, num jogo de montagem com diferentes significados. Cada peça da carroçaria combina robustez, facilidade e qualidade de montagem. No que se refere ao interior, é caracterizado por uma racionalização no número de materiais e de aspetos, em consonância com o espírito minimalista e ousado que está no centro do processo de conceção deste concept-car.

 

DESIGN EXTERIOR: ÚNICO, SIMÉTRICO E DOTADO DA NOVA ASSINATURA LUMINOSA

 

 

A nova gama Citroën expressa toda a sua força e consistência através da imagem dianteira, destacada por uma assinatura luminosa de dois patamares, de estilo horizontal e introduzida em 2013. O AMI ONE CONCEPT moderniza a identidade Citroën através da adoção de uma nova assinatura luminosa mais fina, mais gráfica e mais tecnológica, diretamente inspirada no concept CXperience. Esta secção frontal retém os dois patamares que são subtilmente unidos por um fio luminoso em “V”, dando ao AMI ONE CONCEPT uma frente expressiva, sublimada por este elegante elemento de estilo. Os DRL/indicadores de mudança de direção de estrutura flutuante adicionam um toque de finesse, numa marca que torna o AMI ONE CONCEPT genuina e imediatamente reconhecível. Um conceito que se alarga às luzes traseiras (ver abaixo) para reforçar a coerência do objeto e o reconhecimento da Marca.

 

A pintura Orange Mécanique e o logótipo “2D” colocado ao centro da superfície lacada a preto dão mais energia e melhoram a sua aparência. Preparado para a cidade, o AMI ONE CONCEPT conta ainda com proteções em Cinza escuro, para salvaguardar os 4 cantos da carroçaria, que se prolongam às laterais, na parte inferior das portas. Marcadores de estilo que reforçam a atitude protetora, estes característicos Airbump® da atual gama Citroën integram pormenores de cor Out of the Blue.

 

De perfil apurado, o AMI ONE CONCEPT põe em destaque o seu lado astucioso, propondo um design totalmente simétrico. A começar pelas grandes portas de linhas suaves e cinemática invertida, com abertura oposta no lado do condutor para uma melhor acessibilidade a bordo. Por outro lado, integra retrovisores inspirados nos espelhos do mundo da decoração. Os puxadores de portas exteriores em cintas de borracha Azul têm, por cima, um QR Code para permitir a sua abertura/fecho através de um smartphone. À semelhança dos para-choques dianteiros e traseiros, a parte inferior da carroçaria ostenta um motivo estriado que evoca as aletas de refrigeração e o histórico Double Chevron, originário das engrenagens Citroën.

 

Outro elemento diferenciador deste objeto de mobilidade urbana é a sua configuração descapotável para uma condução divertida, de cabelos ao vento. A capota de lona Cinza antracite, de abertura manual, espelha a leveza e a facilidade de utilização. A capota abre-se e dobra-se com um único movimento, voltando a fechar-se facilmente, com a ajuda de uma pega e um botão de pressão.

 

Na traseira, o AMI ONE CONCEPT adota o mesmo laranja vibrante. A tampa da bagageira conta com uma grande superfície vidrada escurecida. Destacadas da carroçaria, as luzes lembram as DRL da secção frontal. Parecem flutuar sobre uma lâmina em policarbonato estriado, que se ilumina por retroiluminação. Esta animação faz recordar o vidro de custódia personalizável do SUV Compact C3 Aircross. Tal como acontece à frente, o AMI ONE CONCEPT conta aqui com Airbump®.

 

DESIGN INTERIOR: “NEXT GENERATION” E CITROËN ADVANCED COMFORT

 

 

Original no exterior, o AMI ONE CONCEPT também o é no interior. O seu design “Next Generation”confirma a inspiração nos restantes universos, deixando a promessa de uma condução urbana diferente e em total conforto.

 

Incarnando uma visão moderna do programa Citroën Advanced Comfort®, o AMI ONE CONCEPT proporciona um verdadeiro banho de luz logo desde que se acede ao habitáculo, fruto das suas amplas superfícies vidradas (para-brisas, vidros laterais e vidro traseiro), para além de uma condução silenciosa e um cuidado particular dado aos materiais empregues.

 

O espaço a bordo e a sua funcionalidade são também valorizadas. Os designers do AMI ONE CONCEPT imaginaram um banco do condutor (deslizante) e outro para o passageiro (fixo), num layout assimétrico, permitindo ganhar espaço ao nível dos ombros e uma maior facilidade de circulação de cada um dos ocupantes. As generosas almofadas dos bancos e os encostos de cabeça distinguem-se pelos têxteis em tom Azul profundo, de inspiração outdoor, sendo fáceis de manter e decorados com faixas em tom Laranja. O visual esculpido dos bancos coloca em destaque o tom Out of the Blue, num modo que se conjuga harmoniosamente com o Orange Mecánique, no seu reverso. Acolhedora e proporcionando suporte e flexibilidade, esta solução técnica da autoria do estúdio Plott adota um motivo cúbico, também espelhado no tapete em Cinza.

 

O AMI ONE CONCEPT também joga o trunfo da arrumação, com espaços habilmente distribuído pelo habitáculo. Graças à sua nova arquitetura, cada recanto é aproveitado ao máximo. À frente, os painéis das portas em Azul beneficiam, na sua parte superior, de uma sensação agradável ao toque, enquanto os apoios de braços integram uma alça em PVC, de revestimento macio, similar às alças de abertura usadas no exterior. Fazendo referência ao mundo das viagens, as correias são um piscar de olhos à solução originalmente empregue no C4 Cactus. Na parte inferior, uma lona esticada através de um elástico cria uma forra de inspiração “praia”.

 

O “ilheu de condução” do lado do condutor permitiu às equipas de Estilo Citroën criar uma área de arrumação sem precedentes no lado do passageiro, podendo ali acomodar uma mala de formato cabina e uma bolsa de mão. Atrás, uma bandeja acessível, graças ao rebatimento do banco do condutor, pode, pontualmente, acomodar alguma bagagem e incorpora uma Safety Box, composta por um colete amarelo e um triângulo de sinalização. Em paralelo, o trabalho dos designers de Cores e Materiais foi jogar com um ambiente interior amplo e luminoso. Como tal, uma pintura a dois tons, de aspeto durável, suavemente salpicada, reveste o conjunto da estrutura, complementada por uma pintura em Azul técnico, igualmente fácil de manter, destacando as diferentes zonas de armazenamento.

 

Um conjuntode bagagem exclusivo – composto por uma mochila especialmente dimensionada para o espaço de arrumação localizado à frente do passageiro, um saco de compras e um saco de viagem cilíndrico – foi projetado para complementar este concept. Desenvolvidos em parceria com a Damien Béal, estes 3 acessórios de moda retomam os materiais e o tema de cores do habitáculo. Para o AMI ONE CONCEPT, o artista soube adaptar as suas técnicas e o seu savoir-faire com materiais que saem fora do seu registo habitual, aplicando-se os mesmos acabamentos tradicionais utilizados no couro.

 

PRODUTOS DE LIFESTYLE QUE REFLETEM A IDENTIDADE AMI ONE CONCEPT

 

Os produtos derivados que foram concebidos para o AMI ONE CONCEPT assumem as suas promessas, bem como as suas cores:

-          #RUN: um corta-vento desenvolvido em parceria com a marca francesa BACK TO ALASKA, com materiais leves e frescos;

-          #LISTEN: um altifalante portátil Bluetooth 5 W, ideal para deslocações e fácil de instalar;

-          #DRIVE: um porta-chaves que adota a forma e o material do puxador da porta;

-          #PLUG: um cabo de recarga compatível com iOS e ANDROID, indispensável para se manter conectado;

-          #CARE: uma capa de telefone portátil em silicone, desenvolvida em parceria com a marca BONE, garantindo uma proteção máxima contra os impactos;

-          #CHARGE: uma miniatura a energia solar em origami, em colaboração com a sociedade francesa LITOGAMI, que se recarga de dia e pode funcionar até 25 minutos após um dia passado à janela, ao sol;

-          #PLAY: uma miniatura AMI ONE CONCEPT em metal, à escala 1/43, que será o sonho dos colecionadores.

 

Os artigos AMI ONE CONCEPT estão disponíveis na e-boutique Citroën Lifestyle nos seguintes países: França, Portugal, Benelux, Espanha, Itália, Áustria, Alemanha, Holanda, Grã-Bretanha, Irlanda e Polónia.

 

CARATERÍSTICAS TÉCNICAS DO AMI ONE CONCEPT

 

Comprimento: 2,5 metros

Largura: 1,5 metros

Altura: 1,5 metros

Diâmetro de Viragem (entre muros): 8 metros

Peso: 425 kg

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 26 de março de 2019 – 08:02:10

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...