O mais potente Porsche Cayenne é um híbrido plug-in

 

 

SUV topo de gama com 680 cv e autonomia puramente elétrica até 37 quilómetros

 

 

A Porsche continua a focar-se na mobilidade elétrica, com a gama Cayenne a seguir-se à gama Panamera a oferecer a partir de agora um híbrido plug-in como topo de gama. O Cayenne Turbo S E-Hybrid e o Cayenne Turbo S E-Hybrid Coupé extraem a sua potência combinada de 500 kW (680 cv) a partir da inteligente interação de um motor V8 de quatro litros (404 kW/550 cv) com um motor elétrico integrado na transmissão Tiptronic S de oito velocidades (100 kW/136 cv). O binário máximo combinado de 900 Nm está disponível desde o ralenti. Ambos os modelos aceleram dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos e alcançam uma velocidade máxima de 295 km/h. Esta excecional performance é combinada com um elevado nível de eficiência: os Cayenne Turbo S E-Hybrid e Turbo S E-Hybrid Coupé podem percorrer até 32 quilómetros com zero emissões locais. O consumo médio WLTP é de 5,4 – 4,8 l/100 km (combustível) e 24,0 – 23,6 kWh/100 km (eletricidade).

 

Conjuntamente com os dois modelos de topo, a gama híbrida da Porsche inclui agora também o novo Cayenne E-Hybrid Coupé com uma potência combinada de 340 kW (462 cv), binário de 700 Nm, e autonomia elétrica até 37 quilómetros. O Cayenne E-Hybrid, o qual inclui agora um filtro de partículas de gasolina, volta a estar disponível para encomenda.

 

 

Até 135 km/h apenas com potência elétrica

Como todos os Porsche híbridos plug-in, o novo topo de gama da família Cayenne é também um dos veículos mais desportivos no segmento premium – sobretudo graças ao seu conjunto híbrido. Nos modelos Cayenne Turbo S E-Hybrid, o motor elétrico está localizado entre o motor V8 e caixa Tiptronic S de oito velocidades.

Os dois motores estão interligados por uma embraiagem colocada dentro do módulo híbrido, referida como Electric Clutch Actuator (ECA). No modo de condução E-Power, o motor elétrico pode, por si só, propulsionar o veículo até uma velocidade máxima de 135 km/h. Pode ser também utilizado noutros modos para um impulso de potência adicional. Estes modos podem ser selecionados através do Pacote Sport Chrono (Hybrid Auto, Sport e Sport Plus), oferecido de série. A Porsche extraiu a estratégia de impulso adicional do seu superdesportivo, o 918 Spyder.

 

A bateria de iões de lítio está instalada sob o piso da bagageira e tem uma capacidade de 14,1 kWh. A bateria de alta voltagem pode ser totalmente carregada em 2,4 horas com o carregador de bordo, de série, com 7.2 kW ligado a uma tomada de 400 volts e 16 amperes. O processo de carga leva seis horas quando realizado a partir de uma tomada doméstica convencional com 230 volts e 10 amperes. O carregamento pode também ser agendado a partir do Porsche Communication Management (PCM) ou da app Porsche Connect (para smartphones e Apple® Watch).

 

 

Sistema de estabilização da carroçaria, suspensão pneumática e travões cerâmicos de série

O Cayenne Turbo S E-Hybrid e o Cayenne Turbo S E-Hybrid Coupé vêm com equipamento de fábrica alargado, de série: as funcionalidades incluem o sistema elétrico de estabilização Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC), bloqueio do diferencial traseiro Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), sistema de travagem de alta performance Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), jantes de 21” Aero Design incluindo extensões das cavas das rodas na cor da carroçaria, Direção assistida Plus, e Pacote Sport Chrono. A suspensão pneumática adaptativa com três câmaras, incluindo Porsche Active Suspension Management (PASM), garante o típico comportamento dinâmico Porsche e um pisar confortável. As jantes com diâmetro até 22” e o eixo traseiro direcional estão também disponíveis a título opcional.

 

 

Conectividade total e climatização auxiliar de série

Todos os modelos Cayenne incluem conectividade total de série. Isto possibilita a navegação online com informação de trânsito em tempo real, controlo por voz inteligente e alargados serviços Porsche Connect – incluindo pesquisa por estações de carregamento públicas. Opções adicionais para todas as versões Cayenne com o início do novo ano modelo incluem Apple CarPlay® sem fios, novas tomadas USB-C e compartimento para smartphone com função de carregamento por indução. Todos os modelos híbridos da Porsche oferecem climatização auxiliar de série. Pode ser controlada remotamente por intermédio do PCM e através da app Porsche Connect, permitindo aquecer ou arrefecer o veículo mesmo desligado

 

Todos os modelos Cayenne incluem faróis LED, cruise control com limitador de velocidade, proteção de peões com base na câmara, Park Assist à frente e atrás – incluindo câmara de marcha-atrás no Cayenne Coupé. A lista de opcionais inclui os faróis LED matrix, head-up display, Visão Noturna com câmara de imagem térmica, Porsche InnoDrive com cruise control adaptativo, assistente de manutenção na faixa, leitor de sinais de trânsito, assistente de manutenção na faixa, assistente de cruzamento e travagem de emergência.

 

 

Estreia dupla: Cayenne Coupé como V6 e V8 híbrido

Com o Cayenne Coupé, a Porsche ofereceu uma variante ainda mais desportiva da sua bem-sucedida gama SUV. Os destaques do coupé incluem linhas ainda mais marcantes com um tejadilho e secção traseiras únicas, spoiler traseiro adaptativo, banco traseiro com a configuração de dois lugares individuais, dois tipos de tejadilho: um panorâmico em vidro, de série, e um opcional, em carbono. Como o SUV, o SUV coupé está agora disponível em duas versões híbridas: em combinação com o motor V8 biturbo com 4,0 litros de capacidade e com o V6 turbo de 3,0 litros de cilindrada. O novo Cayenne E-Hybrid Coupé tem uma potência combinada de 340 kW (462 cv) e um binário máximo combinado de 700 Nm. Em combinação com o Pacote Sport Chrono, oferecido de série, acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos (5,0 segundos com os pacotes de peso reduzido) e tem uma velocidade máxima de 253 km/h. O consumo médio de acordo com o ciclo WLTP é de 4,7 – 4,0 l/100 km (combustível) e 24,1 – 23,4 kWh/100 km (eletricidade). A autonomia puramente elétrica pode ir até aos 37 quilómetros.

 

 

Preços

Todas as quatro diferentes versões híbridas do Cayenne já estão disponíveis para encomenda. Os preços começam nos 99.233 euros para o Cayenne E-Hybrid e 103.662 euros para o Cayenne E-Hybrid Coupé – incluindo impostos em vigor à data do comunicado. O Cayenne

Turbo S E-Hybrid está disponível a partir de 184.452 euros, e o Cayenne Turbo S E-Hybrid Coupé começa nos 188.265 euros.

 

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...