14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Protótipo do Taycan convence no teste de resistência em Nardò

 

 

Em 24 horas, um Taycan de pré-produção percorreu uma distância de exatamente 3.425 quilómetros mesmo antes da estreia mundial, no dia 4 de setembro, como parte de um teste no circuito de Nardò, em Itália.

 

Esta distância corresponde, por exemplo, à distância entre Nardò e Trondheim, na Noruega. Com elevadas temperaturas no circuito do sul de Itália, a velocidade média foi entre 195 e 215 km/h. Com picos de temperatura de 42 graus Celsius e temperaturas até 54 graus Celsius na pista, o Taycan provou as suas qualidades em longas distâncias ainda antes do seu lançamento. O teste decorreu sem interrupções, com o Taycan protótipo a fazer apenas paragens rápidas para recarregar e trocas de piloto. A equipa foi composta por seis pilotos de teste da Porsche. A garantia de qualidade do teste fez parte dos testes de resistência em climas quentes.

 

Stefan Weckbach, Vice-Presidente da gama Taycan, ficou satisfeito por declarar que “o Taycan controlou esta ambiciosa prova de resistência sem quaisquer problemas,” acrescentando que “o resultado alcançado em Nardò destaca as vantagens da inédita tecnologia de 800 volts e o seu elevado nível de maturidade.” Antes do Taycan ser lançado no mercado no final do ano, teremos percorrido mais de seis milhões de quilómetros de teste por todo o globo.

 

A tecnologia: sistema de 800 volts

 

O Taycan é o primeiro veículo totalmente elétrico de produção em série com um sistema de 800 volts. Esta tecnologia ajudou o 919 Hybrid a vencer as 24 Hours de Le Mans por três vezes consecutivas e faz agora a sua estreia na produção em série.

 

A tecnologia de 800 volts permite alta performance de forma consistente, reduz o tempo de recarga e diminui o peso e o espaço de armazenamento para a cablagem. Durante a prova de resistência no Nardò Technical Center, as estações de carregamento de 800 volts da Porsche Engineering Group GmbH foram utilizadas. Estas têm sido utilizadas também na joint venture Ionity.

 

A sofisticada gestão térmica do Taycan também foi posta à prova em Nardò. A gestão térmica gira em torno de um sistema inteligente e altamente eficiente para arrefecimento e aquecimento dos componentes de alta tensão. Isto previne potenciais perdas de potência devido a sobreaquecimento e assegura uma temperatura ótima para um processo de carregamento mais eficiente quando o veículo chega a uma estação de carga.

 

O automóvel: o primeiro desportivo totalmente elétrico da Porsche

 

O novo Porsche Taycan não exibe apenas resistência. O conjunto elétrico de transmissão está desenhado de forma a desenvolver a potência máxima mesmo depois de várias acelerações num curto espaço de tempo. No final de julho, um veículo pré-série acelerou dos 0 aos 200 km/h com sucesso por 26 vezes num aeródromo. A aceleração média ficou abaixo dos 10 segundos. A diferença entre a mais rápida e a mais lenta foi de 0,8 segundos.

 

O circuito: Nardò Technical Center em Puglia (Itália)

 

O Nardò Technical Center tem mais de 20 pistas e instalações de teste numa área que cobre mais de 700 hectares, inclui 90 empresas do setor automóvel entre os seus clientes e funcionários, mais uma equipa de 150 pessoas. Desde 2012, este local de testes é gerido pela Porsche Engineering Group GmbH, uma subsidiária da Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, Stuttgart.

 

O centro de testes foi inaugurado em 1975 com a construção do icónico circuito e oferece alargadas opções de teste para qualquer fase de desenvolvimento. O circuito de alta velocidade – o único deste tipo no mundo e que tem uma extensão de 12,6 quilómetros – foi construído com o intuito de testar automóveis sob as condições mais extremas e tornar os processos de desenvolvimento mais eficientes. A renovação do centro de testes foi completada com sucesso em meados de julho.

 

Entre as melhorias encontra-se a instalação de um sistema de barreiras de contenção em caso de acidente, o qual foi desenvolvido pela Porsche Engineering especialmente para o circuito de alta velocidade, em Nardò. Os trabalhos incluíram também a renovação completa dos 106.000 metros do local de condução dinâmica.

 

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 16 de outubro de 2019 – 07:55:31

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...