>
Distribuídos 22 títulos nacionais
Os melhores Lutadores Masculinos e Femininos de todo o País subiram ao tapete para disputarem os mais altos títulos em disputa na presente época, os títulos de Campeão Nacional Individual de Luta Greco Romana e Luta Livre Feminina de 2018.
Um dos combates do Nacional a ser gerido pelo Árbitro Frederico Bastos. Foto: Luís Marques |
Os Campeonatos Nacionais foram realizados pela Federação Portuguesa de Lutas Amadoras no Pavilhão Hermínio Barreto da Faculdade de Motricidade Humana na Cruz Quebrada.
Antes das disputas dos títulos nacionais, procedeu-se ao desfile de meia centena de lutadores de 10 clubes, foram elas:
De Braga - Casa do Povo de Martim;
De Lisboa - Associação Champions Forever, Sport Lisboa e Benfica, Junta de Freguesia de Casal de Cambra, Casa Pia Atlético Clube, Clube Musical União, Grupo Desportivo da Mouraria, Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana, Futebol Clube Despertar; Workout Soul;
De Setúbal - Clube de Lutas do Bastos, Grupo Desportivo e Cultural do Casal do Sapo;
De Vila Real - Clube de Artes Marciais e Pankration de Alijó
Passamos agora a descrever quem são os Campeões e as Campeãs de Portugal de Greco Romana e de Livre Feminina.
As campeãs de Portugal, nas categoria das Jovens Promessas, em Cadetes, são:
Nas três categorias que estava com título em disputa, foram ganhas por atletas do Sport Lisboa e Benfica.
A vencer pela primeira vez, está nos 53Kg a Matilde Tavares e nos 73Kg a Margarida Rodrigues, já nos 57Kg está a bicampeã Beatriz Santos.
No escalão de Absolutas, as campeãs são:
Nos 50Kg a vencedora foi a Carmen Vieira do GD Mouraria que conquista o seu primeiro título, também do mesmo clube, mas a conquistar o bicampeonato está a Sónia Brázio na sua categoria dos 76Kg.
O clube que mais arrecadou Campeãs Nacionais foi o Sport Lisboa e Benfica com 3, seguido do GD Mouraria com 2.
Nos Masculinos, os Campeões de Portugal nos escalões das Promessas Nacionais, todos eles a conquistarem o título pela primeira vez, são:
Nos 45Kg o vencedor foi o Diogo Silva do CL Bastos, nos 55Kg o vencedor foi o André Meireles do CAMP Alijó e nos 60Kg foi o Rodrigo Santos da AC Forever, estes dois últimos clubes são estreantes a ter campeões nacionais.
Na categoria dos 65Kg, está o nosso Jovem All Star de 2017, o Miguel Santos da Casa do Povo de Martim, que conquista o seu primeiro título nesta vertente.
Nos 71, 80 e 92Kg os vencedores foram o João Régio do FC Despertar, o Diogo Canilhas do GDC Casal do Sapo e o Fábio Castro do CM União.
Nos Juniores Masculinos, os vencedores foram:
Nos 60Kg o Campeão foi o nosso "Campeão All Star" de 2017, o André Silva do GDC Casal do Sapo que assim conquista o seu terceiro título.
Nos 67Kg, consagra-se bicampeão o lutador da CP Martim o José Silva.
Nos 77Kg, o campeão foi o Daniel Caldas do GDC Casal do Sapo, que conquistou o seu 4 título.
Pela primeira vez conquista o título de campeão o Ivo Oliveira do CL Bastos na categoria 87Kg e do mesmo clube mas pela terceira vez, o campeão é o Ruben Silva, no seu primeiro ano como Junior.
E nos 130Kg, o vencedor pela primeira vez foi o Luís Varela da JF Casal de Cambra.
Na Elite da modalidade, os Seniores Campeões de Portugal foram os seguintes lutadores:
Nos 60Kg, o campeão pela segunda vez, foi o Mickael Borges da Casa Pia AC, um imigrante de França que já representou a Seleção Nacional.
Nos 67Kg, o campeão pela sexta vez, foi o Pedro Caldas do GDC Casal do Sapo.
Nos 87Kg, está nem mais nem menos o Campeão Hugo Passos, que ao fim de dois anos sem participar neste campeonato, conquista o título pela 19ª vez.
Nos 97Kg, o campeão foi o Guilherme Oliveira da Casa Pia AC que conquistou o seu 2º título.
O clube que mais arrecadou Campeões Nacionais foi o GDC Casal do Sapo com 4, seguido da Casa Pia AC e do CL Bastos com 3 e para fechar o pódio está a CP Martim e os restantes tiveram 1 cada um.
Em termos coletivos o grande vencedor foi o Casal do Sapo com 4 Campeões Nacionais. Em segundo lugar ficou o Benfica, a Casa Pia e o Bastos com 3, seguido da Mouraria e o Martim a fechar o pódio.
Regularam os combates a Equipa de Arbitragem constituída pelos Internacionais João Costa, Rui Marta, Leonel Pedro e Frederico Bastos em conjunto com os Nacionais João Vitor Costa, Carlos Nunes, Carlos Araújo e Paulo Leão.