>
Como é hábito no final de cada ano a Federação de Motociclismo de Portugal reuniu em Assembleia Geral Ordinária no passado Sábado na sua sede em Lisboa com os clubes seus associados que oriundos de diversas regiões do país tomaram conhecimento das actividades realizadas ao longo do ano de 2016 e conheceram também o plano de actividades para o ano de 2017.
Em 2016 realizaram-se 120 provas desportivas sob a égide da FMP, mais duas dezenas face ao ano anterior, e o número de licenciados registou igualmente uma subida, com mais 150 licenças face a 2015 quebrando a barreira do milhar de licenciados (1.099) que lutaram pelas vitórias em diversas disciplinas do motociclismo de competição, desde a velocidade ao trial. Internacionalmente Portugal foi igualmente um país com presença em diversos calendários de campeonatos do mundo e da europa, situação que em 2017 se voltará a repetir com maior intensidade fruto do regresso dos campeonatos do mundo de motocross e Superbike ao nosso país, provas essas que se juntarão a outras categorias que terão em Portugal eventos de campeonato do mundo ou europeu. Num total de seis eventos com cariz europeu ou Mundial Portugal continuará assim a estar no caminho das mais importantes competições mundiais do motociclismo na actualidade.
A Assembleia Geral serviu igualmente para apresentar os calendários já definidos para o ano de 2017, bem como as novidades que cada campeonato irá apresentar no próximo ano em termos regulamentares. Tal como no ano que agora finda serão nove os campeonatos nacionais sob a égide da FMP em 2017, aos quais se juntam os diversos troféus de cariz nacional, regional ou mesmo monomarca que se realizam em conjunto com campeonatos de diversas disciplinas.
Na área do Mototurismo - onde se realizaram 39 concentrações em 2016 e os seis eventos do Troféu de Moto-Ralis - foi não só apresentado o calendário de concentrações para o ano que se avizinha, mas igualmente reveladas as datas do Dia do Motociclista - 23 de Abril em Castelo Branco - evento único que pelo 20º ano irá certamente juntar muitos milhares de motociclistas numa celebração muito especial para todos. Igualmente anunciadas foram as datas da 19ª edição do Portugal Lés-a-Lés (14 a 17 de Junho) e do 3º Portugal Lés-a-Lés Off Road (20 a 23 de Setembro).
Foi igualmente votada e aprovada a proposta de orçamento para 2017 e votados e aprovados os Diplomas e Medalhas de Mérito Motociclista cabendo a Nuno Caetano, ao Centro Cultural e Recreativo da Poutena e ao Presidente da Junta de Freguesia de Freixo de Espada á Cinta o Diploma de Mérito, enquanto que Ruben Faria e os Presidentes da Câmara Municipal de Águeda e Gouveia irão receber a Medalha de Mérito aquando da Gala dos Campeões no final do próximo ano.
A fechar o programa de actividades foi igualmente votada a localização e data da Assembleia Geral Ordinária de Março 2017 que se irá realizar em Vila Pouca de Aguiar.