Gouveia preparada para receber Mundial

 

A grande festa do Mundial de Enduro está de volta a Gouveia. Com a Serra da Estrela em pano de fundo a cidade recebe este fim-de-semana aquela que será a segunda prova do campeonato do mundo de 2016 e aos mesmo tempo a terceira ronda do nacional da especialidade, sendo para este campeonato a primeira prova do ano com dois dias de duração.

 

Vindos directamente de Agadir em Marrocos onde deram início ao calendário deste novo ano, os pilotos do mundial têm pelo segundo ano consecutivo o Parque da Senhoras dos Verdes à sua espera e um percurso renovado em 40% da sua totalidade face ao que foi utilizado em 2015 quando pela primeira vez o campeonato do mundo esteve em Gouveia para realizar aquela que foi considerada como a melhor prova da temporada.

 

Neste ano de 2016 toda a acção da prova volta a estar concentrada no Parque da Senhora dos Verdes, onde estarão não apenas o ‘paddock’ e o parque-fechado, mas ao redor estarão novamente desenhadas as especiais (Enduro-Test; Cross-Test e Extreme Test) numa combinação perfeita para o acompanhamento total por parte do público pois mesmo a pé facilmente todos se poderão deslocar entre as especiais para acompanhar ao vivo o desenrolar da competição.

 

Fora do parque os pilotos irão enfrentar cerca de meia centena de quilómetros que mais uma vez poderão ser acompanhados pelo público em cinco pontos definidos pela organização como Zonas Espectáculo e por onde a caravana passará por três vezes em cada dia de prova. Zonas de trialeiras ou passagem de água serão com toda a certeza mais uma vez bastante marcadas pela presença do muito público esperado no sopé da Serra da Estrela.

 

A acção começa logo ao final da tarde de Sexta-Feira com a realização da Super-Especial desenhada no Centro Hípico de Gouveia e durante os dias de Sábado e Domingo a prova terá sempre o seu início ás 9 horas da manhã com a cerimónia de entrega de prémios a ser realizada ás 17 horas. Um grande fim-de-semana de enduro em perpectiva com os melhores pilotos do mundo a terem desta feita a companhia de uma mão cheia de pilotos portugueses mundialistas: Luís Oliveira na classe Enduro1; Luís Correia na Enduro3; Diogo Ventura na Juniores e os jovens Tomás Clemente e André Martins na Youth Cup.

 

AS ESPECIAIS DE GOUVEIA

 

São sempre os locais mais procurados pelo público para acompanhar a evolução dos pilotos. Se os mais ‘puristas’ optam por acompanhar os pilotos nas zonas mais técnicas do percurso, outros preferem a velocidade e técnica de condução das estrelas do campeonato como ponto de eleição para seguir a prova.

 

Com dois dias de duração, aos quais se junta a Super Especial de sexta-feira à tarde, são muitas as possibilidades para ver ao vivo os pilotos do Mundial e também do Nacional, que pela primeira vez na história do campeonato interno realizam uma Super-Especial no arranque de uma das suas rondas.

 

SUPER TEST (ST)

 

No Centro hípico, partindo os pilotos em grupos de 2 para percorrer uma especial com cerca de 2 minutos de duração. Localizada numa zona de ampla visibilidade e com obstáculos artificiais será o primeiro grande momento desportivo desta segunda prova do Mundial de Enduro, uma especial onde nada se ganha mas onde tudo pode ser perdido.

 

Cross Test (CT)

 

No Parque Senhora dos Verdes em terreno bem pedregoso e com alguns relevos. Deverá ter uma duração de cerca de 10 minutos.

 

Enduro Test (ET)

 

No Parque Senhora dos Verdes em terreno pedregoso e com pouco declive. Deverá ter uma duração de cerca de 12 minutos.

 

Extreme Test (EX)

 

No Parque Senhora dos Verdes, toda ela natural e com grandes afloramentos rochosos. Alternativas abertas serão criadas para todas as classes, sendo que deverá ter uma duração de 3 a 4 minutos.

 

Excepção feita à Super Test todas as especiais são muito próximas umas das outras e bastante fáceis de acompanhar, distando no máximo 1.000 metros umas das outras.

 

 

Quando e onde ver o Enduro de Gouveia

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...