18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Trial das Nações 2019 - Duas equipas em Ibiza

 

 

Com duas equipas, masculina e feminina, Portugal esteve este fim‑de‑semana representado em mais uma edição do Trial das Nações, desta feita realizado na bonita e solarenga ilha mediterrânica de Ibiza.

Com o centro nevrálgico da competição localizado no famoso Porto de Ibiza a prova balear levou as melhores equipas e pilotos até à 36ª edição da prova por selecções que nas anteriores 35 edições foi ganha por 25 vezes pela Espanha, 5 pela França, 4 pela Grã-Bretanha e uma pela Itália.

Diogo Vieira, Filipe Paiva e Leandro Castro foram os pilotos da selecção masculina, que enfrentou outras 12 equipas na competição 'Internacional', o segundo patamar do Trial das Nações, sendo que na 'classe raínha' estão as selecções mais fortes do trial mundial, à qual acede a equipa que vence a 'Internacional', destronando a última das seis equipas da competição 'Mundial'. Na qualificação realizada no Sábado os lusos qualificaram na nona posição - definindo assim a sua posição na partida para a prova no Domingo onde tiveram que enfrentar uma dupla passagem pelas 15 zonas de obstáculos.

Na primeira volta o trio português somou 81 pontos de penalização, reduzindo para 72 na segunda passagem, para um total de 153 pontos aos quais juntos mais dez de penalização fechando a contagem com 163. Nota para as 25 zonas sem penalização que os três portugueses conseguiram, terminando a prova num positivo 11º lugar.

Do lado feminino a equipa foi composta por Rita Vieira, Sofia Porfirio e Mariana Afonso, sendo para esta a estreia na mais importante competição a nível mundial. A equipa qualificou na oitava posição e foi nessa mesma posição que as três pilotos fecharam as contas deste Trial das Nações - entre nove equipas presentes - fechando a primeira volta com 77 pontos somados, sendo que na segunda melhoraram o registo e contabilizaram 70 pontos para um total final de 147 - cada ponto corresponde a uma penalização (pé no chão) na transposição dos obstáculos, sendo que as zonas de obstáculos não ultrapassadas valem cinco pontos de penalização. A equipa portuguesa ultrapassou 18 zonas sem qualquer penalização.

Resultados positivos para as equipas portuguesas perante as maiores potencias mundiais daquela que é eventualmente a mais técnica das disciplinas do motociclismo, sendo que na cerimónia de entrega de prémios foi oficialmente 'passado o testemunho' a Portugal para a organização da próxima edição da prova que já passou por Portugal em 2002, sendo então realizada em Paços de Ferreira. No próximo ano será em Gouveia.

 

 

 

 

 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:07:28

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...