18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Fernando Sousa Jr. supera Rally Dakar 2017

 

 

Edição ficou marcada por dureza extrema

 

A trigésima oitava edição do mais exigente rally off-road do Mundo decorreu entre 2 e 14 de Janeiro e pela nona vez consecutiva na América do Sul. Com passagens pelo Paraguai, Bolívia e Argentina, foram 12 etapas (duas delas anuladas) que começaram em Assunção, capital do Paraguai, passando mais tarde pelo Altiplano boliviano (acima dos 4.000 metros de altitude) e terminara diante de milhares de entusiastas em Buenos Aires - Argentina.

 

Depois da brilhante prestação no África Race de ano passado, Fernando Sousa Jr. aos comandos de uma KTM 450 Rally cumpriu da melhor forma o seu principal objetivo que passava apenas por concluir a prova - contará nesta edição, com mais de 9.000 km´s de extensão. O jovem piloto nortenho garantiu no final, o 42º lugar entre os 145 pilotos inscritos na classe Moto. Não tendo começado da melhor forma a competição (apenas 96º na primeira etapa), com o passar dos dias, Fernando Sousa Jr. tornou-se mais capaz e a sua evolução foi meritória – 6º classificado entre os 11 pilotos portugueses presentes. De salientar ainda que esta prova veio a revelar-se a edição mais exigente, realizada na América do Sul...Antes da competição começar, o próprio diretor de prova – Mar Coma, disse: “Este será o Dakar mais duro que alguma vez teve lugar na América do Sul. Será também o mais distante em comparação com os anteriores”.

 

 

No final visivelmente comovido, Fernando Sousa Jr comentou: Foram quinze dias intensos com muitas emoções. Não foi um Dakar fácil, pois enfrentamos condições meteorológicas muito rigorosas, desde a chuva e neve até temperaturas de mais de quarenta graus. Diferentes tipos de piso como terra, lama, areia, pó intenso (característico fesh fesh) e muita pedra. Em termos físicos senti-me bastante bem em todas as etapas apesar de ter sentido dificuldades com a altitude onde o oxigénio rarefeito me condicionou a concentração e consequentemente a navegação. As inúmeras horas de ligação permitiram-me disfrutar das fantásticas paisagens que só o Dakar nos proporcionou nos 3 países por onde passamos. Os milhares e milhares  de pessoas nas estradas foi sem dúvida de arrepiar e permitiu-me dar um bom retorno aos meus patrocinadores. Acabei este Dakar com sentimento de dever cumprido pois não pensei que fosse tão “agressivo”. Apesar de já irmos preparados para as piores condições, sinto me muito realizado como pessoas e como piloto. A assistência dos meus pais foi um ponto fundamental na minha prestação e devo este resultado a eles…foi bom poder cumprir a promessa de acabar um dia de cada vez em perfeitas condições físicas. Resta-me agradecer a toda a minha família, amigos e conhecidos pela força e confiança depositada neste projeto, bem como aos nossos patrocinadores que investiram no projeto. A todos eles o meu muito obrigado!.

 

A formação nortenha após o merecido descanso, começa a preparar a época desportiva 2017. Em destaque e com presença confirmada estarão já na próxima edição dos ISDE, este ano a decorrer em França – Brive.

 

Texto: Evo-press

Fotos: IS3 Racing Team_Fotop

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 28 de março de 2024 – 12:27:59

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...