13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

X-Trophy Portalegre 2019 - Competição ao rubro na Capital do TT

 

 

  • QUADS E MOTOS DE DUAS RODAS COM EXTENSAS LISTAS DE PARTICIPANTES
  • COMPETIÇÃO QUAD CADA VEZ MAIS FORTE

 

Depois de um arranque muito competitivo da edição de 2019 do TROFÉU X-ADVENTURE X-TROPHY, a caravana do maior troféu de resistência em todo o terreno dirigiu-se no passado dia 2 até ao Alto Alentejo para a disputa da segunda prova do ano, o X-TROPHY PORTALEGRE 2019.

 

Integrado no PORTALEGRE TT 2019,  foi a primeira vez que o X-TROPHY foi até à capital do Alentejo, com a prova a ter lugar num local particularmente emblemático para a modalidade – a Herdade das Coutadas, onde habitualmente grande parte do programa da Baja Portalegre tem lugar.    Apresentando um circuito renovado, bem preparado e com muitos motivos de interesse,  aqui se disputaram duas corridas cheias de interesse e muita competição.   

 

Apesar ainda estarmos no Inverno, o dia da prova que começou com algum nevoeiro rapidamente se transformou para algo que mais faz lembrar os dias de primavera, com muito sol e temperaturas bem agradáveis.   Porem o sol e o calor têm o contra de secar a pista, e apesar de muitos litros de água terem sido empregues nas zonas mais criticas, não se conseguiu eliminar o pó, que foi o companheiro indesejado dos participantes e causador de alguns incidentes.

 

No somatório dos número de participantes quad e moto , mais de 130 pilotos estiveram presentes, 76 dos quais nas motos e os restantes nas moto quatro, com as classes de promoção a dominarem em absoluto as demais.

 

 

ANDRÉ SÉRGIO VENCE DE FORMA CATEGORICA EM PORTALEGRE

 

Nas motos de duas rodas a classificação geral virtual terminou com um detalhe algo curioso e demonstrativo do equilibro de forças em pista.  Cada um dos quatro primeiros classificados da geral virtual, foi o vencedor de um das classes que compõem o TROFÉU X-TROPHY

 

A competição reservada a pilotos detentores de licença desportiva foi dominada em absoluto por André Sérgio que andou sempre em primeiro, conseguindo mais uma vitória com a sua Yamaha Yzf450 da equipa

 

Yamaha/Speedcity/Acquamonte inscrita na classe TT2.    André Sérgio foi mesmo o único piloto a conseguir dar 14 voltas ao traçado Alentejano.     

 

Vencedor da classe TT1 para pilotos federados foi o jovem João Duarte,  aos comandos de uma Yamaha Yz250F inscrita com as cores do Team 20Km Almeirim Mx.  Para além da vitória na classe João Duarte terminou em segundo a geral virtual com treze voltas cumpridas, menos uma que o vencedor.

 

Em terceiro na geral,  mas em primeiro na classe TT2 HOBBY ficou  Nelson Cunha, inscrito pela equipa João Botas Honda Sesimbra pilotando uma Honda CRF450.   

 

Finalmente,  o vencedor da classe TT1 HOBBY  foi Carlos Silva da equipa Full Parts/Csracingteam 292 que ainda conseguiu levar a sua Yamaha YZF250 ao quarto posto da geral.

 

Destaque ainda para João Pires, que venceu entre os veteranos aos comandos da sua Honda CR250 inscrita na classe TT2 HOBBY.   E quanto aos mais novos, ou seja a classe Juniores, o vencedor foi João Duarte, que como dissemos atrás foi também o vencedor na classe TT1.

 

 

LISTA DE PARTICIPANTES COM MAIS DE MEIA CENTENA DE PILOTOS DOMINADA PELO EQUILIBRIO DE FORÇAS

 

A adesão de pilotos de QUAD às provas do Troféu X-Trophy é cada vez maior, com corridas cada vez mais disputadas e notório contraste com outras realidades.  A prova Alentejana não foi exceção, com mais de 50 pilotos inscritos para participar na segunda ronda da edição de 2019 deste troféu.

 

Ao contrário da corrida das motos onde apenas um piloto conseguiu completar 14 voltas, nos quads foram 5 que o conseguiram, e com apenas uma volta a menos terminaram 13.  Tal resultado demonstra muito bem não só o equilíbrio entre os participantes, mas também o ritmo a que rodaram, particularmente elevado mesmo considerando que a pista tinha muito pó.

 

Tomás Paulo do Team Marrekos a correr na classe Q1 foi o vencedor da corrida (geral virtual), seguido de muito perto por um batalhão de pilotos inscritos nas classes HOBBY. Luis Fernandes da equipa Javalis Do Asfalto/Construções Pietra em Yamaha YFZ450 inscrito na classe Q1-HOBBY foi quem mais se aproximou do vencedor e terminou em segundo. Em terceiro, também da classe Q1-HOBBY  ficou Filipe Godinho da equipa  RGF Motos, e também ele aos comandos de uma Yamaha Yfz 450.

 

No que diz respeito á competição reservada aos pilotos que correm com licença desportiva, Tomás Paulo foi o vencedor na classe Q (QUAD). Fábio Ferreira, da equipa Atv Racing/Rodopneu foi o segundo com uma Yamaha YFZ450 enquanto Carlos Ribeiro do Team Carlão conduzindo uma Honda TRX450 foi o terceiro.

 

A classe mais participada na prova Alentejana foi a Q1-Hobby, a qual foi vencida por Luis Fernandes em Yamaha YFZ450. Em segundo com moto semelhante à do vencedor ficou Filipe Godinho e finalmente em terceiro também com uma moto idêntica ficou Rui Sousa do Team Roultek.  Todos conseguiram completar 14 voltas ao circuito.

 

Se na classe Q1-Hobby o pódio foi dominado por Yamahas, já o pódio da classe Q2-Hobby foi totalmente preenchido por pilotos que conduziam Suzuki Ltz400.  Em primeiro, com 12 voltas ficou David Salvador da equipa Asseiceira Off-Road, em segundo também com 12 voltas ficou Sérgio Loureiro, e no lugar mais baixo, com 11 voltas cumpridas ficou João Limão, também ele a defender as cores da equipa Asseiceira Off-Road.

 

Quanto ás subclasses do Troféu, e começando pelos mais velhos, venceu a classe de Veteranos Rui Sousa do Team Roultek.   Já na classe Junior o vencedor foi o jovem Tomás Paulo que recorde-se foi o vencedor da corrida à geral, uma prestação absolutamente impressionante para alguém tão novo. Na Senhoras, Yara Hunt foi vencedora com a sua Kawasaki Kfx400 com as cores da equipa Team Javali Africano / BPETERS /TFMOTOS.

 

Finalmente, nesta prova deu-se o arranque o Troféu Goldspeed, uma competição Monomarca destinada a pilotos de Quad que utilizem produtos desta conhecida marca, e cujo vencedor foi Tomás Paulo

 

 

Luis Pirralho, Director desta competição no final da prova comentou que: “Em primeiro lugar quero desde já endereçar os votos de rápidas melhoras às pessoas que sofreram acidentes nesta corrida.  Espero que o período da sua recuperação seja tão curto quanto possível, e espero vê-los a todos já na próxima prova do nosso troféu. Apesar do trabalho da organização no sentido de tentar minimizar o pó, as condições do terreno e do clima acabaram quase por anular tudo o que fizemos.   Numa prova com estas condições é natural que aconteçam acidentes e incidentes, mas por isso mesmo é que temos um dispositivo de segurança robusto e preparado para responder a estas eventualidades.

Quanto à parte desportiva deste X-TROPHY PORTALEGRE 2019 não poderia estar mais satisfeito, pois tivemos aqui duas grandes corridas, com duas grandes listas de grandes pilotos que fizeram toda a justiça à história deste local.  Desta vez atrevo-me mesmo a dizer que quem não veio perdeu de facto um grande evento.

Apesar do pó, a pista conhecida de outros eventos foi reformulada, melhorada com a introdução de várias novidades e reparada tanto quanto se conseguiu.   No final, apesar das dificuldades, acho que todos os participantes gostaram.  Também o publico deverá ter ficado muito satisfeito, com inúmeros pontos de interesse espalhados ao longo de todo o traçado.

Agora é começar a trabalhar para a próxima prova que em breve anunciaremos”.

 

O TROFÉU X-TROPHY PORTALEGRE 2019 foi uma prova organizada pela A2 Comunicação em parceria com a X-ADVENTURE integrada no PORTALEGRE TT 2019.

 

O TROFÉU X-ADVENTURE X-TROPHY 2019 é mais uma competição pioneira promovida pela X-Adventure, organizada sob a égide da FMP - Federação de Motociclismo de Portugal e de acordo os regulamentos da mesma. 

 

Como principais parceiros esta competição conta com a Tractomoz, com a Goldspeed, com o site Todoterreno.pt, com o TR4 Digital e com o site Imagensdesportivas.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 20 de março de 2019 – 03:36:18

Pesquisar

Reportagens fotográficas em preparação

- Casino do Estoril - Padel Golden Cup

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...