14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

"Kiko" Maria na série dos pilotos mais rápidos nas corridas da prova de abertura da ETC 2019, no Estoril

 

 

 

Entre a primeira sessão de qualificação, com a pista molhada, e a segunda, com tempo seco, melhorou em 7,743s o seu tempo
 
O jovem motociclista Francisco (“Kiko”) Maria vai disputar amanhã, no circuito do Estoril, as primeiras duas corridas da época 2019 da European Talent Cup (ETC) entre os pilotos mais rápidos. Hoje, nos treinos cronometrados, o representante português na mais importante competição europeia para jovens no âmbito do motociclismo de velocidade qualificou-se com o 27.º melhor registo entre 56 participantes, com 1m52,484s. Largará da nona filha da grelha de partida para ambas as corridas, de 16 voltas cada uma e onde estarão os 38 melhores nos treinos. 

 


Foi uma qualificação superdisputada e tecnicamente muito exigente”, declarou, visivelmente satisfeito, o jovem piloto no final das duas sessões de qualificação. Entre a primeira e a segunda, melhorou em 7,743s o seu tempo, naquela que foi uma das recuperações mais comentadas no ‘paddock’.   


É muito bom começar a época entre os mais rápidos. Só lá estando poderei lutar pelos pontos”, sublinhou “Kiko” Maria, no final. Na primeira sessão de qualificação, prosseguiu, “o piso estava muito escorregadio e eu preferi rodar em segurança, reservando-me para a tarde, que se anunciava com sol e pista seca”.

 

Foi a opção mais acertada: “Consegui ficar perto do segundo 51, que sabia valer o apuramento para a série de elite, e, assim, poder aspirar a entrar na disputa dos pontos nas corridas de amanhã”, explicou o piloto da Leopard Impala Junior Team, que viu o seu colega de equipa, o italiano Pasquale Alfano, a apurar-se também para a série dos mais rápidos, com um ‘crono’ 188 centésimos melhor que o seu.

 

 

Nas sessões de qualificação participaram 56 pilotos, mas nas duas corridas deste domingo, com início às 11 e às 14 horas, estarão apenas os 38 mais rápidos. Os restantes participarão numa única corrida, que juntará os pilotos menos rápidos nas qualificações. Todos, porém, terão de se bater com as mesmas armas, uma Honda NSF 250R, com motor de 250 centímetros cúbicos a quatro tempos, com cerca de 60 cavalos, “calçada” com pneus Dunlop.


Da ‘pole position’ sairá o espanhol Jose Antonio Rueda Ruiz, autor da volta mais rápida, com 1m49,931s, menos 29 centésimos do que o melhor registo anterior em treinos cronometrados, que pertencia ao seu compatriota Manuel Gonzalez desde 2017 (1m49,960s).


Para além das duas corridas pontuáveis para a ETC, entrarão em pista os concorrentes do Europeu de Moto2, que no Estoril terão também jornada dupla, às 12 e às 15 horas, e do Mundial de Moto3 Junior, cuja partida está marcada para as 13 horas. Dos primeiros lugares da grelha largarão mais dois espanhóis: Edgar Pons Ramon (Kalex), nas Moto2, e Jeremy Alcoba Ferrer (Husqvarna), nas Moto3 Junior.


Na sua quarta temporada, que agora se inicia, “Kiko” Maria irá disputar, para além da ETC, os campeonatos nacionais de Portugal e Espanha de PréMoto3, categoria em que é vice-campeão nacional. No total, participará em 20 provas, com 27 corridas e mais de uma dezena de testes pelo meio

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 21 de setembro de 2019 – 10:58:19

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...