13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

ZCup anima Estoril na abertura do CNV

 

Com o arranque da época de 2019 do CNV Moto no Estoril, a ZCUP realizou a sua 2ª ronda mas desta vez só com um dos seus dois troféus em disputa, o ZCUP PT que reúne os pilotos que apostaram no calendário completo de 8 fins-de-semana.

 

Neste Sábado e Domingo passado, 4 e 5 de Maio, com uma meteo fantástica no renovado circuito do Estoril a proporcionar dois bons dias para animadas disputas em pista, as Zs da ZCUP foram animar a 1ª jornada do Campeonato Nacional de Velocidade de Motociclismo (CNV Moto) com 12 pilotos inscritos.  Destes, 2 fizeram a sua estreia no troféu: Maxime Meaude na Z24 que foi de Mário Pestana na época anterior, e José Fernandes na Z26 novinha em folha.

 

Ambos os estreantes, já tinham experiência prévia em provas de motociclismo, mas só José Fernandes conhecia a Velocidade, pois Maxime veio do Motocross, aproveitando um para regressar à modalidade e outro para se iniciar na mesma, em perfeita sintonia com os objectivos da ZCUP.

 

O dia de Sábado começou cedo, com os treinos privados da Motoval e os treinos livres da FMP que antecederam um briefing ZCUP para, entre outras coisas, dar o welcome kit Kawasaki, seguido das verificações técnicas integralmente feitas nas boxes á semelhança dos procedimentos adoptados desde o início do Troféu.

 

No CNV Moto, a ZCUP disputa as suas provas partilhando a pista com o Troféu ENI/TLC incluindo a sessão de Qualificação onde, pela 3ª vez consecutiva, a sêco, a pole “à geral” foi para uma Z, a de Z22 de Luís Franco, mas somente por 119 milésimas sobre a R1 de João Curva (#54 Open ENI/TLC)!

 

De realçar a evolução de tempos de uma época para a outra, pois a pole baixou de 1:53,176 registado por Miguel Vilares no ano passado, para 1:52,316 com Duarte Amaral a bater também esse tempo. Tudo a andar muito rápido!!

 

Infelizmente, não estiveram presentes os rápidos Miguel Sousa (Z57) e Nuno Farias (Z21) por razões diversas, mas tal foi só um adiamento.

 

Feita a Qualificação, chegou a vez da Corrida 1, com apenas 8 voltas, a abrir o programas de corridas do dia, Franco (Z22), partindo da pole, faz o holeshot logo seguido de Vicente (Z01) que sobe da 4ª posição!

 

Estes dois pilotos lideram a corrida por esta ordem durante 4 voltas antes de um duelo, na travagem para a curva 1, dar oportunidade a Curva (Open ENI/TLC) de os apanhar! Este motivado, aplica-se e regista as suas melhores voltas vencendo a prova à geral, logo seguido de Franco que, entretanto se desenvencilhou de Vicente, acabando a prova por esta ordem.

 

A fechar o pódio da ZCUP, esteve Amaral (Z10 - ACP) que recuperou de um arranque menos bom e ocupou este lugar e 4º da geral, desde a 2ª volta, depois de superar Bogdanov (Z07) e Flores (Open ENI/TLC).

 

Bogdanov, é entretanto superado por Flores e Pires (Z14), conseguindo este subir um lugar à geral, na volta seguinte ao superar Flores. Ao falhar uma curva, o estreante José Fernandes (Z26) vê-se apanhado pelo pelotão à 3ª volta mas consegue terminar esta sua estreia, animado para a 2ª corrida.

Na 6º posição entre as Zs, Vilardebó (Z12) consegue aproximar-se de Almeida (SBK ENI/TLC) e, motivado, aplica-se, ultrapassa-o na última volta registando a sua melhor volta de sempre com 1:55,741.  Muito bom! Não há melhor que uma motivação extra, como as corridas proporcionam, para uma pessoa se superar.

 

Um pouco mais atrás, Soares (Z53) roda regularmente abaixo do minuto 2, chegando mesmo ao segundo 58, conseguindo superar Doremalen (Z15). Este consegue superar os estreantes Meaude (Z24) e Fernandes. Meuade, nesta sua estreia, roda regularmente abaixo dos 2:10, conseguindo mesmo registar 2:08, superando Fernandes, neste particular entre estreantes.

 

No Domingo, alguns pilotos aproveitaram o Warm-up de 10’ para afinar pequenos detalhes antes da 2ª corrida do fim-de-semana e ultima do programa.

 

No arranque da 2ª corrida, Vicente, com um arranque canhão que o caracteriza, faz o holeshot e leva atrás de si, Franco, Curva e Amaral. Um estranho incidente, desliga a moto de Franco que por pouco não é “atropelado” por Curva e Amaral que se desviam daquele in extremis!! Ufa, foi por pouco!!

 

Vicente ainda consegue liderar a prova durante 4 voltas, mas Curva, com um bom ritmo, ultrapassa-o no final da recta interior à 5ª volta, logo seguido de Franco à 6ª volta, que o faz em mais um duelo no final da recta da meta! Estes dois andaram-se a medir! Estes dois andaram-se a medir!

 

Amaral volta a fechar o pódio das Zs, mas desta vez a somente 3s de Vicente, depois de ter sido superado por Franco na volta 3, quando este se aproveitou do “cone de ar” para o ultrapassar.

 

Pires, volta a ficar atrás de Amaral mas desenvencilha-se mais rápido de Flores, logo na volta 2. Bogdanov, ao sentir que consegue apanhar Flores, aplica-se, regista o seu melhor tempo pessoal (1:53,837) à 7ª volta, conseguindo superar Flores na última volta!  Boa corrida!

 

Apesar de voltar a rodar em 55 e várias vezes em 56, Vilardebó não conseguiu desta vez superar Almeida (SBK ENI/TLC), mas consegue repetir o 6º lugar de entre as Zs. Soares repete a posição nas Zs, alcançando o mesmo, Doremalen e os estreantes Maxime e Fernandes.  Mas há que realçar a evolução destes, pois Maxime regista o seu recorde pessoal na última volta com 2:05,162, reduzindo em mais de 3s o seu melhor tempo, e Fernandes, ao registar 2:11,762, baixa também em mais de 4s, o seu melhor tempo, rodando ambos bem abaixo do limite de 120% (2:13,309) instituído nesta época para a Qualificação.

 

A ZCUP termina assim o seu 2º fim-de-semana de corridas desta época, com nota alta dada por todos os protagonistas, onde as 12 ENI girls, numa iniciativa conjunta entre a ZCUP, a ENI e a CUTS&WHISKEY, ajudaram a animar e bem o fim-de-semana, colorindo o pitlane, a gelha da ZCUP e os pódios, complementando assim a animação em pista!

 

A próxima etapa da ZCUP será no fantástico circuito de Portimão, a 18/19 de Maio, na 2ª ronda do CNV Moto, onde se voltarão a reunir a Ibérica (ZCUP IB) com a “portuguesa” (ZCUP PT), trazendo mais pilotos e ainda mais animação na pista, continuando a manter o excelente ambiente e dando a oportunidade aos participantes de fazerem aquilo que mais gostam no sítio certo!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 27 de maio de 2019 – 01:59:53

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...