18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Pilotos de Miguel Oliveira fecharam ESBK em Jerez

 

 

No derradeiro fim-de-semana do competitivo ESBK, o campeonato espanhol de velocidade, a formação do Miguel Oliveira Fan Clube voltou a marcar presença no ‘paddock’ com quatro pilotos divididos por duas categorias.

 

 

Pela terceira vez esta época o ‘benjamim’ Afonso Almeida juntou-se aos totalistas Pedro Fraga, Rafael Damásio e Dinis Borges, estes na competitiva classe Pré-Moto3 e o mais pequeno na igualmente sempre renhida Moto4.

 

Pela segunda vez na temporada o ESBK teve como cenário os 4.443 metros do Circuito de Jerez – Angél Nieto, onde depois de dois dias de testes privados foi com o asfalto molhado que todos enfrentaram a qualificação, onde Pedro Fraga foi o sexto mais rápido, Dinis Borges o 18º e Rafael Damásio o 19º depois de uma queda na primeira sessão o ter deixado fora da segunda e decisiva sessão de qualificação realizada já com a pista seca ao contrário da primeira sessão.

 

A corrida, onde o trio de pilotos da equipa de Miguel Oliveira queria terminar em posições que permitissem a qualquer um dos três pilotos manter um lugar entre os dez melhores da classificação do campeonato, ficou marcada por uma queda de Rafael Damásio logo na volta de apresentação e pelo inevitável abandono do jovem piloto.

 

Pedro Fraga desceu ao nono posto fruto de um arranque menos conseguido quando se apagou o semáforo, subindo a sexto na volta seguinte mas já longe dos que rodavam na sua frente, acabando por não conseguir reduzir a diferença para estes e cruzar a linha de meta no final das 13 voltas nessa mesma sexta posição.

 

Dinis Borges subiu a 15º na volta de abertura mas o atrasou sofrido com as quedas na sua frente deixaram-no longe dos que rodavam na sua frente e segurando assim mais um ponto para o campeonato onde terminou em nono na frente de Rafael Damásio que sem pontuar desceu ao décimo posto final, cabendo a Pedro Fraga a melhor prestação final dos pilotos do Miguel Oliveira Fan Club ao encerrar a contabilidade do ano no quinto posto.

 

Um resultado final que confirma o potencial do trio de pilotos que pela primeira vez esteve no ESBK, um campeonato com mais de uma centena de pilotos no ‘paddock’ e mais onde mais de duas dezenas de nacionalidades estão representadas.

 

 

Pedro Fraga

 

Foi complicado todo o fim-de-semana. Caí no primeiro dia e isso tirou-me confiança na moto, que fui recuperando ao longo do segundo dia melhorando os tempos do dia anterior. No Sábado andámos em piso molhado e aprendi muito sobre como conduzir nessas condições. Hoje cometi um erro no arranque que me fez perder muito tempo com dois pilotos que ficaram na minha frente os quais acabei por não conseguir alcançar.

 

 

Dinis Borges

 

Correu bem. As alterações climatéricas acabaram por me limitar um pouco mesmo sendo um circuito onde já tinha andado, em especial no piso molhado. Perdi terreno na corrida devido a quedas de outros pilotos na minha frente depois de recuperar algumas posições no arranque. Mas estou contente com a temporada pois consegui terminar no ‘top-ten’.

 

Rafael Damásio

 

O fim-de-semana começou bastante bem quando consegui estar sempre entre os mais rápidos. Na qualificação sofri uma queda que me deixou de fora da segunda sessão e por isso fiquei na última linha da grelha de partida. Hoje, e no decorrer da volta de apresentação, sofri uma queda e não pude fazer a corrida. Mas gostei muito do fim-de-semana e para o ano espero fazer um bom campeonato e ganhar muitas corridas.’

 

Para Paulo Oliveira, o director da equipa com as cores de Miguel Oliveira… ‘Este fim de semana foi bastante atípico. Os treinos privados na quinta e sexta-feira decorreram bastante bem e todos os pilotos estiveram em evidência face à concorrência. O ‘Quique’ acabou por sofrer uma queda no final do dia de sexta-feira que lhe tirou a confiança para o restante fim-de-semana.

O Dinis esteve bem, embora rodasse mais lento que na corrida anterior neste mesmo circuito. Talvez tenha sido demasiado conservador e esse facto não lhe permitiu ser mais rápido. O Dinis é um dos maiores talentos do motociclismo nacional e muito trabalhador, pelo que acredito que em breve demonstrará o seu potencial com os resultados que merece. O Rafael Damásio voltou a provar a sua garra e esteve sempre no grupo da frente, optando por não terminar a última sessão devido ao forte vento que se fazia sentir. Nos primeiros treinos cronometrados sofreu uma queda e danificou muito a sua moto, impedindo-o de alinhar no segundo treino enquanto a equipa fazia todos os esforços para recuperar a moto.  A solução da falha que acusava só foi possível determinar na manhã seguinte, obrigando assim a falhar também o ‘warm-up’ para sair dos últimos lugares da grelha. Para nosso espanto o Rafael não chegou à grelha devido a uma falha de motor que lhe provocou uma queda, felizmente sem consequências físicas.

O nosso benjamim Afonso Almeida tinha um objectivo que conseguiu superar, não ser o último na grelha. Não só conseguiu o objectivo assim como na sua estreia em piso molhado conseguiu estar sempre na primeira metade da tabela até sofrer uma queda no segundo treino cronometrado. Na corrida o nervosismo não permitiu arrancar para a volta de reconhecimento e isso obrigou-o a sair da linha das boxes e no esforço para recuperar para o último acabou por cair na curva 9. Este não é de todo o resultado que esperávamos deste fim de semana, mas existem coisas que não podemos controlar e as quedas é uma delas.’ rematou o responsável pela equipa depois de um fim-de-semana onde todos aprenderam muito na difícil ‘escola’ que é a competição a um nível como o do ESBK.

 

A equipa encerrou assim a sua primeira época nas pistas espanholas, às quais regressará em 2020 com justificada ambição após um ano de estreia que se revelou bastante positivo.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 04:02:18

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...