18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Festa do Olimpismo em Vila Real

Vila Real foi esta segunda-feira a capital portuguesa do Olimpismo, dado ter sido a cidade nacional escolhida para acolher as festividades do Dia Olímpico, uma medida do COP de descentralizar os eventos que organiza e assim poder levar o olimpismo ao interior do País. Esta é uma efeméride que é celebrada em todo o mundo por centenas de milhares de pessoas de todas as idades que participam em atividades desportivas, exposições, concertos ou seminários educacionais.  Um evento que decorre desde 1948, tendo sido criado para comemorar o nascimento dos Jogos Olímpicos modernos em 23 de junho de 1894 na Universidade de Sorbonne, em Paris.

 

As atividades começaram bem cedo, às 9h00, em dois locais: o Pavilhão Municipal de Vila Real e pelo Centro Comercial Dolce Vita de Vila Real. Mais de 200 crianças do distrito de Vila Real poderam ter um contacto com os valores olímpicos e experimentar várias modalidades, coordenadas por técnicos de associações e federações de Andebol, Atletismo, Basquetebol, Boccia, Esgrima, Ginástica, Golfe, Judo, Ténis de Mesa, Tiro com Arco e Voleibol.

 

Para além desta experiência única, os jovens atletas poderam também conviver com alguns dos heróis do mundo olímpico português, como os campeões olímpicos Rosa Mota e Carlos Lopes, bem como o medalhado olímpico Nuno Delgado.

 

Da parte da tarde decorreu a Corrida Olímpica, com início no Centro Comercial Dolce Vita e chegada aos Paços do Concelho, num percurso de 5 km. Esta corrida foi aberta a toda a população, tendo contado com a participação de várias crianças, apesar do mau tempo ter afastado uma maior participação da população local. Antes da partida foi acesa a Tocha Olímpica, simbolizando a integração dos valores olímpicos. A Tocha foi transportada pela campeã Rosa Mota que a levou até à meta ao lado das dezenas de jovens que participaram nesta corrida.

 

Para o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, “a realização do Dia Olímpico em Vila Real foi um tributo ao interior do País onde se torna essencial promover o desporto e divulgar os ideais olímpicos”.

 

Já o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos, parceiro na organização deste evento, a par da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), reconheceu a importância para a cidade acolher esta celebração. “Receber o Dia Olímpico em Vila Real é, antes de tudo, uma honra para nós. Uma instituição com a história e a grandeza do Comité Olímpico de Portugal, escolher o nosso concelho para comemorar o Dia Olímpico nacional, enche-nos de felicidade e orgulho. Consideramos relevante o contacto que foi promovido entre centenas de crianças de Vila Real e várias modalidades Olímpicas, abrindo os seus horizontes desportivos. Todos sabemos a importância que o desporto tem para a promoção de um estilo de vida saudável e para uma educação completa das mulheres e homens de amanhã. Também a presença de vários atletas olímpicos, alguns medalhados com ouro, como Rosa Mota ou Carlos Lopes, são uma inspiração para as nossas crianças e jovens e referências da nossa consciência coletiva. Foi um prazer recebê-los em Vila Real.

 

De referir que o Dia Olímpico teve ainda uma Exposição Olímpica que pretendeu dar a conhecer “objetos que retratam a história do olimpismo e do Movimento olímpico”.

Periodicidade Diária

sábado, 20 de abril de 2024 – 12:14:47

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...