18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Conferência “O papel do desporto na promoção da paz e no combate à discriminação étnica”

Teve hoje lugar, na sede do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa, a Conferência “O papel do desporto na promoção da paz e no combate à discriminação étnica”, que teve como oradora convidada a Embaixadora da África do Sul em Portugal, Keitumetse Matthews.

 

A diplomata sul-africana iniciou a sua intervenção com a exibição de um vídeo sobre a ligação de Nelson Mandela ao desporto e a forma como utilizou o desporto como ferramenta de união da África do Sul.

 

Outro dos exemplos destacados na sua intervenção foram os Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, marcados pela ideologia nazi que proliferava no país e cuja impressionante prestação de 18 atletas afro-americanos no Atletismo, com destaque para o mítico Jesse Owens, foi uma resposta cabal à suposta superioridade ariana defendida pela ideologia nazi. A admiração e apoio da população alemã a estes atletas foi uma demonstração inequívoca do papel que o desporto pode desempenhar enquanto ferramenta de promoção da paz e combate à discriminação étnica.

 

Na sua intervenção, Keitumetse Matthews falou ainda da ligação da sua família à de Nelson Mandela, contando alguns episódios entre o líder sul-africano e o seu pai, destacando a paixão de Mandela pelo Boxe e pelo bem-estar físico através da prática desportiva.

 

A terminar, a embaixadora sul-africana falou da importância que o Mundial de Rugby, organizado e ganho pela África do Sul em 1995, teve para iniciar um processo de pacificação do país, pondo fim a anos de lutas raciais, destacando ainda as políticas desportivas promovidas no país que visaram o aumento da atividade desportiva em toda a população.

 

 

Antes da palestra, a embaixadora sul-africana e o Presidente do COP, José Manuel Constantino, descerraram uma inscrição de Nelson Mandela, alusiva ao valor social do desporto, seguida de uma visita guiada pela embaixadora a uma exposição evocativa da vida e obra do líder sul-africano patente esta tarde na sede do COP.

 

 

Fotos: COP

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 04:48:13

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...