18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Celebração de protocolo entre COP e Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa para criação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Desportivo

O Comité Olímpico de Portugal, em parceria com a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, criou um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Desportivo no seio da instituição, cujo protocolo de formalização do mesmo foi assinado, ontem, na sede do Comité Olímpico de Portugal, pelo Presidente do COP, José Manuel Constantino, e pelo Presidente da Faculdade de Motricidade Humana, Carlos Neto. Pedro Mil-Homens assumirá a coordenação técnico-científica do projeto que terá como missão a implementação de projetos e ações em diversos domínios específicos das Ciências do Desporto, com vista a desenvolver a investigação científica, a formação contínua e a avaliação e controlo do treino relacionado com o alto rendimento desportivo e preparação olímpica.

Para o Presidente do COP, esta era uma oportunidade fulcral para o sistema desportivo nacional, independentemente das limitações financeiras que existem no país. "A criação deste Centro é uma obrigação do COP. Temos de dar atenção ao setor académico e de investigação em Ciências do Desporto. Com este protocolo, estamos certos que iremos potenciar a relação entre o mundo académico e o sistema desportivo, uma relação que é vantajosa para ambos. A investigação em ciências do desporto tem perdido importância e esta é uma forma de lhes dar vitalidade e de promover o desenvolvimento do sistema desportivo".

Carlos Neto manifestou no seu discurso o reconhecimento que este protocolo representa para a instituição a que preside. "Este centro de pesquisa vai ser muito importante para o desporto nacional e para o alto rendimento. Estou certo de que irá beneficiar toas das instituições universitárias com valências nas ciências do desporto, através da base de dados que será criada para disponibilização dos trabalhos de investigação que são feitos no mundo académico. A ligação ao COP reconhece o trabalho que temos desenvolvido nesta matéria e que agora, com este Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Desportivo, terá uma oportunidade de maior alcance".

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Desportivo visa desenvolver uma rede integrada de instituições universitárias e de ensino superior na área das Ciências do Desporto, nos domínios da investigação e da oferta formativa, que promova iniciativas que permitam transferir para o seu conhecimento para o tecido desportivo, particularmente, no que ao apoio ao alto rendimento e à preparação olímpica diz respeito, numa lógica de complementaridade, interdependência e proximidade com os locais de treino e residência de atletas e técnicos.

O Centro pressupõe também a publicação de um anuário dos trabalhos de investigação em todas as instituições de ensino superior na área das Ciências do Desporto, bem como a criação de incentivos e prémios para os melhores trabalhos. Serão ainda criados programas avançados de formação contínua em Treino Desportivo.

Esta iniciativa pretende concretizar o programa de ação da Comissão Executiva do COP, dando simultaneamente resposta aos fins estatutários do COP, que estabelecem o incentivo e apoio à formação dos agentes desportivos como uma das suas metas. 

Periodicidade Diária

terça-feira, 16 de abril de 2024 – 05:17:18

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...