18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Sobe para 55 o número de atletas portugueses apurados para o Rio 2016

 

 

No dia em que fecharam os rankings de apuramento olímpico para o Rio 2016 no desporto Equestre, Portugal vê aumentar o numero de atletas apurados para o maior evento multidesportivo do mundo. E não só no Equestre pois também no Atletismo, Irina Rodrigues, no Lançamento do Disco, e Marta Onofre, no Salto à Vara, conseguiram mínimos que as apuram para os Jogos Olímpicos.

 

Pela segunda edição consecutiva, Luciana Diniz garantiu o seu apuramento no Salto de Obstáculos. A cavaleira luso-brasileira, foi 17ª na final, na sua estreia em Jogos Olímpicos, em Londres.

 

Ainda por definir está o apuramento de Gonçalo Carvalho, na prova de Dressage (Ensino), pois esta competição ainda não viu os rankings oficiais publicados, ao contrário do que havia sido definido pela Federação Internacional. Gonçalo Carvalho foi uma das boas surpresas de Londres 2012, ao ser um outsider da final, tendo terminado no 16º lugar.

 

Já no Atletismo, mais duas atletas asseguraram mínimo de apuramento para os Jogos Olímpicos. Irina Rodrigues garantiu este sábado o apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro ao conseguir a marca de 63,96 metros, no decorrer das Jornadas de Lançamentos em Leiria. Com dois lançamentos acima dos 63 metros (63,96 e 63,14), a atleta do Sporting tornou-se na segunda melhor lançadora portuguesa, atrás da também olímpica Teresa Machado.

 

No domingo, Campeonatos Nacionais de Atletismo de Pista Coberta foi Marta Onofre quem carimbou o passaporte para o Rio de Janeiro ao conseguir o seu melhor resultado de sempre, batendo o recorde nacional de salto à vara, que estava na posse de Maria Leonor Tavares, que esteve em Londres 2012.

 

A também atleta do Sporting conseguiu ultrapassar os 4,51m à terceira tentativa e conseguiu o mínimo de qualificação olímpica.

 

Com mais estas vagas conquistadas para a Missão Portuguesa, são agora 55 as vagas já conquistadas para o Rio de Janeiro. A Missão Portuguesa tem já garantidas vagas na Vela, num total de quatro, nas classes de 49er (Jorge Lima e José Costa), Laser (a definir) e RS:X (João Rodrigues), Tiro (1 vaga que irá competir em duas provas: PAC 10m e Pistola 50m), Canoagem (6 vagas), Natação (2 vagas nos 200m Estilos, conquistadas por Diogo Carvalho e Alexis Santos), Taekwondo (Rui Bragança nos -58kg), Ciclismo (4, prova de estrada e contrarrelógio), Equestre (Luciana Diniz – Salto de Obstáculos) e Futebol (prova masculina – 18 vagas).

 

A estas acrescem para já 18 no Atletismo. Estas vagas terão de ser ratificadas durante o ano de 2016 de acordo com os demais critérios de qualificação definidos por esta federação. Os atletas com mínimos neste momento são: Ana Cabecinha (20km Marcha Feminina), Dulce Félix (Maratona Feminina e 10.000m Femininos), Filomena Costa (Maratona Feminina), Inês Henriques (20km Marcha Feminina), Irina Rodrigues (Lançamento do Disco), João Vieira (20km Marcha Masculino), Marta Onofre (Salto à Vara), Miguel Carvalho (50km Marcha Masculino), Nélson Évora (Triplo Salto Masculino), Patrícia Mamona (Triplo Salto Feminino), Pedro Isidro (50km Marcha Masculino), Rui Pedro Silva (Maratona Masculina), Sara Moreira (10.000m Femininos e Maratona Feminina), Sérgio Vieira (20km Marcha Masculino), Susana Costa (Triplo Salto Feminino), Susana Feitor (20km Marcha Feminino), Vanessa Fernandes (Maratona Feminina), Vera Santos (20km Marcha Feminino), Tsanko Arnaudov (Lançamento do Peso Masculino) e Yazaldes Nascimento (100m Masculinos).

 

São 20 atletas com mínimos mas como existam quatro na prova de 20km Marcha Feminina e outras quatro na Maratona Feminino, apenas contabilizamos três vagas em cada disciplina, o que reduz o número de apurados no Atletismo para 18 em virtude do limite de três atletas por país nas provas em questão.

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 19:25:33

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...