18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

COP revelou Trajes Oficiais da Equipa Olímpica Rio 2016

 

 

Foram apresentados ontem, ao final da tarde, os equipamentos oficiais da Equipa Olímpica de Portugal, que irá representar as cores nacionais nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O evento decorreu na Doca de Santo, em Alcântara, em Lisboa, com o Rio Tejo e o Navio-Escola Sagres, que será a Casa de Portugal no Rio, como pano de fundo, tendo a apresentação estado a cargo de Jani Gabriel, cara conhecida da televisão portuguesa.

 

 

E os protagonistas foram alguns dos atletas que fazem parte da Equipa Olímpica Rio 2016, que por uma tarde assumiram o papel de modelos e desfilaram na passerelle montada junto ao Navio-Escola Sagres. Inês Henriques, Jéssica Augusto, Miguel Carvalho, Nélson Évora, Patrícia Mamona e Susana Costa, todos do Atletismo, Pedro Martins do Badminton, Francisca Laia da Canoagem, Luciana Diniz, do Equestre, Nuno Saraiva e Sergiu Oleinic do Judo, Victoria Kaminskaya da Natação, Rui Bragança do Taekwondo, João Pereira e Miguel Arraiolos do Triatlo e Sara Carmo da Vela foram os 16 atletas que revelaram os equipamentos oficiais da Equipa Olímpica.

 

 

A Salsa e a Joma são as empresas responsáveis pelo design e produção das duas linhas de vestuário que a Equipa Olímpica irá vestir no Rio de Janeiro. A Salsa, empresa de denim, é responsável pelo traje oficial que a Missão Portuguesa irá usar no desfile da Cerimónia de Abertura, marcada para dia 5 de agosto, no mítico Estádio do Maracanã. As peças, exclusivamente criadas pelo departamento de estilismo da marca portuguesa, têm uma linha mais formal e outra mais informal, ambas com look denim, inspirada na tendência Patch, incorporando os emblemas oficiais e decorativos, tais como o coração de viana em filigrana, a bandeira de Portugal, excertos do hino português, e a cruz da ordem de cristo, conferindo um look mais atual e jovem.

 

 

A tradição de Portugal, as conquistas, o azul do mar e a sua energia, foram o ponto de partida para criar algo diferente e intimamente ligado ao ADN da Salsa, rompendo com os fardamentos clássicos usados habitualmente.

 

 

A Salsa criou ainda uma coleção limitada, composta por Polo e T-Shirt para homem e por Top e Polo para senhora que estará à venda a partir de 17 de julho até final dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

 

 

Já a JOMA, empresa 100% espanhola dedicada à fabricação e comercialização de material desportivo, é a empresa que desenhou e produziu toda a linha desportiva de equipamentos da Equipa Olímpica de Portugal aos Jogos Rio 2016. A coleção é constituída por um conjunto de peças, entre elas o traje das cerimónias de pódio que, obviamente, todos esperam possam ser usados algumas vezes no Rio de Janeiro.

 

Os padrões destes equipamentos são distintos para homem e mulher e foram desenvolvidos em exclusivo pela JOMA, através de mais de 20 profissionais da empresa que compõe a área criativa da marca, na sede central situada em Portillo de Toledo, perto de Madrid. Uma equipa composta por desportistas, alguns dos quais olímpicos!

 

O design reconhece a marca Portugal para que a roupa engrandeça o sentimento e o orgulho de cada atleta por pertencer à Equipa Olímpica lusa. Outra das preocupações da JOMA no desenvolvimento destes equipamentos foi estarem adaptadas ao clima do Rio de Janeiro.

 

 

Gil será a mascote de Portugal nos Jogos Olímpicos

 

A conhecida mascote Gil, criada em 1998 por ocasião da Expo 98 que teve lugar em Lisboa, foi readotada pelo Comité Olímpico de Portugal, em parceria com a Fundação Gil, e irá figurar em vários eventos da Equipa Olímpica até à partida para o Rio de Janeiro. Concebida pelo pintor António Modesto e pelo escultor Artur Moreira, foi selecionada de entre 309 projetos. O seu nome evoca um grande navegador português (Gil Eanes que dobrou o cabo Bojador em 1434). De entre 765 propostas, o nome que acabaria por ser escolhido veio da Escola do Ensino Básico de Barrancos, pela mão do aluno José Luís Coelho.

 

Nascido das profundezas do oceano, o Gil é uma gota de água alegre e divertida. Um conceito que vem ao encontro da Equipa Olímpica de Portugal que terá também que atravessar todo um oceano para chegar ao Rio. Após a Expo 98, o Gil esteve na origem da criação da Fundação Gil em 1999, pois foi adotado como mascote desta instituição de responsabilidade social, à qual empresta o seu nome, e que tem como missão a promoção do bem-estar clínico, social e emocional das crianças e jovens doentes, através da criação de estruturas de apoio que lhes permitam melhorar a sua qualidade de vida, acelerar, em alguns casos, o regresso à família, e sonhar com a possibilidade de recuperar em pleno os seus projetos de vida.

 

Também o Gil desfilou ontem em Lisboa, com uma linha de roupa idêntica à dos atletas, que irá vestir em todos os eventos em que marcar presença até agosto.

 

Fotos: COP

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 02:01:15

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...