14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Rosa Mota nomeada capitã da equipa da integridade

 

O Fórum Mundial da Integridade no Desporto a realizar pela Sport Integrity Global Alliance (SIGA), no dia 26 de julho, foi esta quinta-feira apresentado na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP) com a promessa de reunir um conjunto de especialistas internacionais de topo que tornarão Lisboa na capital da integridade.

 

A boa governança, a transparência na gestão dos negócios no desporto, os problemas associados às apostas desportivas, a proteção dos menores, e o valor da marca e da reputação são as cinco grandes áreas em discussão no Fórum, cujas conclusões serão apresentadas por Luís Marques Mendes, membro do Conselho de Estado e comentador da SIC.

 

Rosa Mota, campeã olímpica da maratona e atual vice-presidente do COP, é embaixadora da SIGA e aceitou ser a capitã da equipa da integridade, segundo foi anunciado por Emanuel Macedo de Medeiros, coordenador da SIGA.

 

“Não há meias medidas, não se pode ser neutral na luta pela integridade no desporto. Ou se é a favor, ou contra”, considerou Emanuel Macedo de Medeiros, na apresentação do Fórum. “Sem integridade não há desporto e sem desporto todos perdem. A SIGA não foi criada contra ninguém, foi criada em prol do desporto”, acrescentou.

 

Também participante num dos painéis do Fórum, João Paulo Almeida, diretor-geral do COP, defendeu que “as questões da integridade estão para além do desporto, são problemas de ordem pública e combate ao crime organizado.”

 

No dia a seguir ao Fórum, a 27 de julho, realiza-se a Assembleia Geral da SIGA, onde os membros aprovarão um código de ética e outros documentos considerados estratégicos.

 

A SIGA é uma aliança independente e neutral composta por uma centena de entidades internacionais multi-indústria. É a única organização a reunir o desporto, governos, a universidade, organizações internacionais, patrocinadores, empresas, detentores de direitos, ONGs e empresas de serviços profissionais, de todas as regiões do mundo, em torno de uma causa comum: promover maior integridade no desporto.

 

 Os membros e apoiantes da SIGA incluem, entre outros, Mastercard, Deloitte, as Ligas Europeias de Futebol Profissional, Dow Jones, PwC, o Banco Mundial, o Centro Internacional de Segurança Desportiva, o Instituto de Basileia sobre Boa Governação, a Federação dos Jogos da Commonwealth, a Associação dos Comités Olímpicos Nacionais das Caraíbas, Special Olympics, Liga Espanhola de Futebol, Comité Olímpico de Portugal, eSports, World Taekwondo, Federação Internacional de Artes Marciais Mistas, World Snooker e European Aquatics.


 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 5 de agosto de 2020 – 10:56:27

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...