14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Portugal desafiado a projetar-se em Tóquio 2020

 

 

Ao meio-dia desta quarta-feira, dia 24 de julho de 2019, estávamos a exatamente 366 dias do início da Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e o Comité Olímpico de Portugal (COP) assinalou o momento , na presença do embaixador do Japão em Portugal, Jun Niimi, do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, de representantes das federações desportivas, treinadores e atletas.

 

"Os Jogos Olímpicos são mais do que um acontecimento desportivo, são uma oportunidade para juntar países, culturas, gastronomias, diplomacias, de modo a afirmarem-se num mundo cada vez mais global", sublinhou o presidente do COP, José Manuel Constantino, reforçando que o objetivo da presença em Tóquio 2020 "é projetar Portugal."

 

A assinatura do protocolo entre o COP e a Marinha Portuguesa, que permitirá ter a Sagres, Navio da República Portuguesa (NRP), ancorada em Tóquio durante um período dos Jogos Olímpicos, para repetir a experiência bem sucedida do Rio 2016, de funcionar como Casa de Portugal, foi apontada por José Manuel Constantino como um passo estratégico para a projeção do País. "Que este seja um momento inspirador", desejou o presidente do COP.

 

O embaixador do Japão, Jun Niimi, sublinhou o trabalho desenvolvido "arduamente" pelo Japão, para acolher pela segunda vez em Tóquio os Jogos Olímpicos, depois da estreia em 1964. "Ficaremos felizes se os visitantes puderem conhecer a cultura e a tecnologia do nosso país", disse Jun Niimi, reforçando a visão que preside à organização dos Jogos Olímpicos no Japão: "O desporto deve ter o poder de mudança do Mundo."

 

Jun Niimi considerou os Jogos Olímpicos "um momento especial" para Portugal e Japão também por passarem 160 anos sobre o estabelecimento de relações diplomáticas entre ambos. "Desejo que seja uma oportunidade para os dois países", disse o embaixador do Japão em Portugal.

 

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, deixou um desafio na audiência onde estavam atletas, treinadores e representantes das federações desportivas: "O prazer e a ambição de representar Portugal têm de ser projetados internacionalmente" - tendo apelado também aos meios de comunicação social para acompanharem este desejo. No final da sua intervenção fez um agradecimento dirigido em especial aos atletas: "Obrigado por todo o trabalho feito e por projetarem Portugal de forma limpa."

 

O diretor do Departamento de Missões e Preparação Olímpica do COP, Marco Alves, que em Tóquio 2020 será chefe de missão, sublinhou que, apesar de se estar a assinalar os 366 dias para Tóquio 2020, "o nível dos atletas exige esforço, trabalho, dedicação de mais do que um ano." E reforçou: "É necessário ser-se excecional."

 

De seguida, Marco Alves apresentou os 13 atletas que já conseguiram marca de qualificação para Tóquio 2020.

 

ATLETISMO

Prova

Atleta(s)

Marca

Data

Quota

Vagas

Maratona

Carla Salomé Rocha

2:24:47, Maratona de Londres

28/04/19

Nominal

3

50km Marcha

João Vieira

3:46:38, Taça da Europa, Alytus

19/05/19

Nominal

3

Triplo Salto

Evelise Veiga

14,32m, Meeting da Maia

01/06/19

Nominal

3

Triplo Salto

Pedro Pablo Pichardo

17,47, Diamond League Roma

06/06/19

Nominal

3

Triplo Salto

Patrícia Mamona

14,37, Meeting Pádua

17/07/19

Nominal

3

 

NATAÇÃO

Prova

Atleta(s)

Marca

Data

Quota

Vagas

1500m Livres F

Diana Durães

16:31.16, CN 2019, Coimbra

05/04/19

Nominal

2

200m Mariposa F

Ana Catarina Monteiro

2:08.40, CN 2019, Coimbra

05/04/19

Nominal

2

200m Estilos M

Gabriel Lopes

1:58.59, CN 2019, Coimbra

06/04/19

Nominal

2

200m Estilos Alexis Santos 1:58.19, CN 2019, Coimbra 06/04/19 Nominal  

1500m Livres

Tamila Holub

 

16:20.51, Trofeu I. Barcelona

15/06/19

Nominal

2

 

TÉNIS DE MESA

Prova

Singulares femininos

Atleta(s)

Fu Yu

Resultado

1.º lugar Jogos Europeus Minsk 2019

Data

26/06/2019

Quota

Nominal

Vagas

2

 

VELA

Prova

Atleta(s)

Resultado

Data

Quota

Vagas

49er

José Costa/Jorge Lima

9.º CM Aarhus 2018 (6.º a 1 por país)

11/08/18

País

1

 

O chefe de missão para Tóquio 2020 apontou os desafios que Tóquio 2020 colocará aos competidores portugueses, ao nível da temperatura, da humidade, e também da cultura, mas deixou uma garantia: "Acredito que a 24 de julho de 2020 estaremos preparados."

 

Seguiu-se a assinatura do protocolo entre o COP e a Marinha Portuguesa, que permitirá ter o NRP Sagres em Tóquio como Casa de Portugal. O chefe de Estado Maior da Armada, almirante Mendes Calado, explicou que a presença do emblemático navio português no Japão está inserida na quarta volta que faz ao Mundo, esta para assinalar os 500 anos da viagem de circum-navegação empreendida por Fernão Magalhães. "Serão 371 dias para valorizar a imagem do nosso país e honrar o legado que deixámos ao Mundo. Unir povos e culturas foi a vontade de Fernão Magalhães, que possa servir de inspiração aos nossos atletas."

 

A Cosmos Viagens, representada pelo administrador João Matias, apresentou as soluções de viagem e hospitalidade disponíveis para os Jogos Olímpicos, na qualidade de agência oficial do COP e de revendedora oficial de bilhetes para as competições, em Tóquio 2020.

 

A Saúde Prime, parceira do COP na área da responsabilidade social, que assegura planos de saúde aos atletas olímpicos, lançou o #movimentoEquipaPortugal, que tem por objetivo de "tornar os portugueses mais saudáveis através da prática de desporto". A administradora da Saúde Prime, Solange Gregório, introduziu o Plano Relax, lançando um desafio: "Vamos convidar as pessoas a fazer quilómetros." No fim estará em causa a oferta de uma viagem a Tóquio 2020.

 

Momento fundador

 

A um ano do início dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, momento verdadeiramente fundador é o lançamento da loja online do COP, em loja.equipaportugal.pt.

 

A solução tecnológica é assegurada pela Promo e a linha de produtos de merchandising do COP, vocacionada para Tóquio 2020, está a cargo da Scoop, uma empresa portuguesa com experiência no fornecimento de produtos para as ligas norte-americanas de basquetebol e futebol, NBA e NFL, já responsável pelos trajes usados pela Missão Portuguesa presente nos Jogos Olímpicos de inverno PyeongChang 2018.

 

Os atletas Patrícia Mamona (Atletismo), Evelise Veiga (Atletismo), Melanie Santos (Triatlo), Paulo Conceição (Atletismo), David Varela (Canoagem) e Rui Bragança (Taekwondo) tornaram-se os protagonistas do evento quando, lado-a-lado com modelos profissionais, vestiram algumas das roupas a partir de agora em comercialização e as mostraram à audiência, num desfie muito animado.

 

João Rodrigues, presidente da Comissão de Atletas Olímpicos e atleta português com mais participações em Jogos Olímpicos - sete - falou à audiência antes do momento mais aguardado, quando o relógio instalado marcou o meio-dia e faltou exatamente um ano para o arranque oficial dos Jogos Olímpicos. Aí houve um brinde com espumante dos Vinhos da Bairrada, parceiro oficial do COP.

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 7 de dezembro de 2019 – 13:34:37

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...