Red Bull Art Of Motion - Pedro Salgado representa Portugal na competição

 

 

Já começou a contagem decrescente para a sexta edição do Red Bull Art of Motion, a mais importante competição internacional de Parkour do planeta, que reúne na ilha grega de Santorini os melhores especialistas deste desporto urbano. O encontro está marcado para o próximo sábado e Portugal vai estar representado por Pedro Salgado, uma das maiores referências nacionais da modalidade.

 

A ilha grega de Santorini é há muito considerada um verdadeiro paraíso para os amantes do Parkour. Com os seus terraços, muros, ladeiras e telhados, esta estância balnear do Mediterrâneo ganhou mesmo a fama de “Meca” da modalidade, graças às várias edições do Red Bull Art of Motion aqui realizadas.

 

 

O encontro deste ano vai ter lugar no próximo sábado(1 de outubro), com a presença de 18 dos melhores atletas do mundo. Portugal vai estar representado por Pedro Salgado, que é aos 26 anos um nome incontornável dentro do panorama nacional e internacional – sobretudo depois de ter vencido em 2011 uma importante competição na Alemanha.

 

No seu ano de estreia nesta competição, Salgado acredita que está bem preparado para chegar longe: “Sigo desde a primeira hora o Red Bull Art of Motion e poder finalmente estar em Santorini é só por si um objetivo realizado. Quanto à competição, penso que tem um percurso que está bem adaptado ao meu estilo e técnica, com muitos saltos grandes. Já em relação aos atletas, vejo-os mais como amigos do que adversários – pois somos há muito conhecidos nestas andanças”. 

 

A competição mistura novos talentos, captados num processo de seleção online, com as grandes lendas do Parkour, sendo de destacar a presença de Dimitris Kyrsanidis(Grécia) e de Pavel Petkuns(Letónia): ambos já venceram o título por duas vezes e são agora novamente candidatos à vitória. Nos dias anteriores à grande final haverá uma sessão de qualificação aberta, tendo como objetivo encontrar cinco atletas emergentes para se juntarem à elite. Além do título da geral haverá também lugar para disputa de um troféu para a melhor manobra.

 

 

A avaliação da prestação dos atletas será entregue a um júri de seis elementos, que terá em conta cinco critérios – a execução, harmonia dos movimentos, criatividade, técnica e prestação geral.

 

As origens do Parkour remetem-nos para França e para a década de 90 do século passado, quando David Belle - bebendo as mais diversas influências - criou as bases que viriam a dar origem a um desporto também conhecido como Freerunning. Embora também se pratique na natureza, as paisagens urbanas têm sido o cenário ideal para a proliferação da modalidade, cuja expressão é nos dias de hoje planetária. Habilidade, resistência, coordenação motora, força e muita criatividade são algumas das qualidades exigidas.

 

O Red Bull Art of Motion será transmitido em direto para todo o mundo na Red Bull TV (www.redbull.tv), no dia 1 de outubro pelas 13 horas, com acesso gratuito através das mais diversas plataformas e no site oficial do evento em www.redbullartofmotion.com.

 

Créditos fotográficos
Samo Vidic | Red Bull Content Pool
Predrag Vuckovic | Red Bull Content Pool

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...