15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Jovens “Lobos” preparados para fazer história no Chile

A Selecção Nacional Sub20, estreante no IRB Junior World Trophy 2013, está preparada para fazer história na competição que vai apurar o país que “sobe” à prova principal do escalão. Os jogos arrancam a 28 de Maio, em Temuco, no Chile.
 
A Seleção Nacional de SUB-20 vai jogar este ano, pela primeira vez, o IRB Junior World Trophy, consequência da vitória, em Novembro passado, do Campeonato da Europa SUB-19 contra a Geórgia. A equipa nacional, que agora sobe ao escalão de sub-20, é vista como a grande esperança do futuro do rugby nacional. Este conjunto de jogadores trabalha há três anos na Academia da FPR e os frutos estão à vista com esta qualificação.
 
De 28 de Maio a 9 de Junho, a estreante seleção portuguesa vai jogar quatro partidas: Chile, Namíbia e Itália são os primeiros adversários lusos no grupo A, enquanto a partida final será disputada contra uma das equipas do grupo B – Japão, Tonga, Uruguai e Canadá.
 
A estreia nacional acontece diante da equipa da casa a 28 de Maio. Os chilenos querem brilhar em casa, depois de terem vencido a qualificação da América do Sul, mas vão ter pela frente uns “lobos” destemidos. O segundo jogo da competição para Portugal é diante da Namíbia a 1 de Junho, um desafio onde a equipa nacional terá que mostrar poder físico diante dos vencedores da zona África do apuramento. O último encontro dos jovens “lobos” na primeira parte do IRB Junior World Trophy, marcado para 5 de Junho, é frente à poderosa Itália.
 
A Selecção Nacional de Sub20 parte já na próxima quinta-feira, dia 23 de Maio, para o Chile. A comitiva lusa tem partida marcada para as 14h55 no voo AF1625 com destino a Paris, onde será feita a escala de voo.
 
 
Declarações:
 
Eng. Carlos Amado da Silva – Presidente da Federação Portuguesa de Rugby
 
Esta competição é muito importante para a nossa selecção Sub20. É a estreia portuguesa no torneio e penso que estamos à altura das equipas com quem vamos discutir o troféu. O nosso maior objectivo é o apuramento para o Mundial. Tanto os jogadores, como a equipa técnica estão preparados e vão dar o seu melhor.
 
Tomaz Morais – Director Técnico Nacional
 
O IRB Junior World Trophy 2013 é um dos eventos mais importantes que a IRB tem. É uma prova que tem um objectivo base - estudar as equipas participantes. Os nossos jovens têm trabalhado imenso, tanto nos clubes como na academia. É certo que vamos dar o nosso melhor, como sempre. Normalmente, temos sorte quando vamos ao Chile. Vamos demonstrar o rugby português ao mais alto nível.
 
Henrique Rocha – Seleccionador Nacional
 
Para mim é uma honra poder comandar esta equipa. Estes jovens são guerreiros e esta ida ao Chile vai ser o combate para o qual nos temos vindo a preparar. Estes jogadores, sem excepção, representam tudo o que o rugby defende. Nós preparámo-nos muito bem. Vão ser 20 dias desafiantes, mas esperamos trazer boas recordações e, se possível, algumas vitórias. O nosso tipo de jogo é moderno, inovador, temos a convicção de que o nosso sistema vai colocar sérios problemas aos nossos adversários.
 
Vasco Fragoso Mendes – Capitão da Selecção Nacional Sub20
 
O IRB Junior World Trophy é um marco na nossa vida. Merecemo-lo em Novembro quando fomos campeões europeus, ao derrotar a Geórgia. No Chile vamos ter que pensar jogo a jogo. Vai ser um nível de competição mais alto do que o habitual, mas vamos dar o nosso melhor e provar o nosso valor. Em cada competição o nosso objectivo é vencer, mas primeiro temos que jogar com o Chile e só depois pensamos nisso.
 
Pedro Nunes – Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Rugby
 
Acho que vamos dar um bom espectáculo no Chile. Tenho total confiança nesta equipa e penso que vamos conseguir alcançar um bom resultado.
 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 5 de março de 2021 – 16:29:20

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...