15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

FPR divulga Boletim Informativo nº. 44 - 2014/15

[1] TORNEIO EUROPEU REPESCAGEM OLÍMPICA - MASCULINO E FEMININO
O Centro Desportivo Nacional do Jamor transforma-se este fim de semana na capital do rugby europeu. Portugal pode dar este fim-de-semana um passo decisivo rumo à qualificação para os Jogos Olímpicos 2016. As seleções nacionais de sevens – masculina e feminina – estão obrigadas a terminar no pódio o Torneio Europeu de Repescagem Olímpica.

No sector masculino, os “Lobos” vão medir forças com a Ucrânia, a Polónia e a Bélgica na primeira fase da competição. O CAR Rugby do Jamor é o palco do torneio masculino. Para aceder à transmissão em directo dos jogos do Torneio Masculino podem aceder através do link:  http://www.fpr.pt/noticias/index.asp?pagina=1&opm=25&id=11842&id2=25

SÁBADO – 18 JULHO

PORTUGAL

11h44

Ucrânia
PORTUGAL

14h44

Polónia
PORTUGAL

18h50

Bélgica
 

A equipa técnica nacional divulgou esta quinta-feira a lista de convocados para o Torneio Europeu de Repescagem Olímpica. São 12 os «Lobos» que vão lutar por garantir um lugar na última prova de apuramento para os Jogos Olímpicos de 2016.

GD Direito, CDUL e CF “Os Belenenses” são os clubes mais representados. O treinador nacional Pedro Netto convocou: Diogo Miranda, Bernardo Seara Cardoso, Duarte Moreira (CF “Os Belenenses”), Gonçalo Foro, João Lino, Carl Murray (CDUL), Nuno Sousa Guedes, Pedro Leal, Adérito Esteves (GD Direito), Francisco Sousa (GDS Cascais), João Belo (CDUP) e Vasco Ribeiro (AEIS Agronomia).

No sábado, Portugal mede forças com a Ucrânia, a Polónia e a Bélgica na primeira fase da competição.


No sector feminino, Portugal tem pela frente a Alemanha, a Dinamarca e a Espanha. O torneio joga-se no Campo de Honra do Estádio Nacional.

SÁBADO – 18 JULHO

PORTUGAL

12h06

Alemanha
PORTUGAL

15h06

Dinamarca
PORTUGAL

18h28

Espanha
 

João Mirra divulgou esta quarta-feira a lista de convocadas para o Torneio Europeu de Apuramento Olímpico. O treinador nacional conta com 12 jogadoras.

O SL Benfica é o clube mais representado com cinco atletas, seguido do CR Técnico com quatro.

Eis a lista completa de convocados da Seleção Nacional de Sevens Femininos: Arlete Gonçalves, Catarina Antunes, Catarina Silva, Maria Heitor, Maria Vasquez (SL Benfica), Isabel Osório, Leonor Amaral, Marta Ferreira, Sara Silva (CR Técnico), Catarina Ribeiro, Daniela Correia (SC Porto) e Christina Ramos (Queen’s University Belfast).

No sábado, primeiro dia de competição, Portugal enfrenta a Alemanha, a Dinamarca e a Espanha. Os jogos estão marcados para o Campo de Honra do Estádio Nacional. Para aceder a transmissão em directo dos jogos do Torneio Feminino podem aceder através do link: http://www.fpr.pt/noticias/index.asp?pagina=1&opm=25&id=11843&id2=25

A entrada para ambos os torneios é livre e espera-se grande afluência de público ao longo de sábado e domingo.
 

 
 
[2] EXETER SEVENS - GRAND PRIX SERIES - PORTUGAL CONQUISTA A BOWL

A Seleção Nacional de Sevens conquistou a taça Bowl do torneio de Exeter, terceira e última etapa do circuito europeu. Portugal alcançou duas vitórias no segundo dia de competição em solo inglês.

Numa reedição do último duelo que teve na fase de grupos, Portugal voltou a superiorizar-se à Roménia como havia feito na véspera. A equipa das quinas venceu nas meias-finais por 22-17 já no tempo extra depois de uma igualdade a 17. Gonçalo Foro, Bernardo Seara Cardoso, Pedro Leal e uma conversão de Diogo Miranda construíram o resultado no tempo regulamentar que ditou os números do empate antes do estreante Vasco Poppe sentenciar a partida.

Portugal carimbou o passaporte para a final e foi nesse encontro que teve a exibição mais conseguida do torneio. Frente à Itália, os “Lobos” venceram por 26-12. Pedro Leal e o jovem Vasco Ribeiro, estreante com as quinas da Seleção Nacional de Sevens ao peito, marcaram dois ensaios cada um. O capitão nacional conseguiu converter em três ocasiões.

Recorde-se que no primeiro dia de competição a tarefa lusa não teve os resultados que procurava. A Seleção Nacional de Sevens estreou-se com uma derrota. Frente à Alemanha, Portugal não conseguiu superiorizar-se. Embora com a irreverência da juventude dos estreantes Vasco Ribeiro (marcou o único ensaio luso) e Vasco Poppe, os germânicos mostraram-se mais fortes e venceram por 28-5.

Pelo caminho seguiu-se o adversário mais forte deste circuito europeu e com a luta pelo título quase arrumada, a França deixou a afirmação de querer terminar com três vitórias nos três torneios, o que acabou por se confirmar. Os gauleses venceram por 38-5. Adérito Esteves marcou para Portugal.

Esperava-se uma reação lusa na última partida e esta acabaria por surgir. A vitória por 27-21 sobre a Roménia não salvou o dia aos “Lobos” que queriam mais. Depois de dois adversários mais fortes, Portugal impôs o favoritismo aos romenos. João Belo, Francisco Sousa, Adérito Esteves e Pedro Leal marcaram os ensaios da equipa nacional.

As atenções nacionais viram-se agora para a Torneio Europeu de Repescagem Olímpica. A prova decorre neste próximo fim-de-semana – 18/19 de Julho – no Centro Desportivo Nacional do Jamor.

FASE

RESULTADO

FICHA DE JOGO

Grupo A

Alemanha

28 – 5*

PORTUGAL

Detalhes

Grupo A

França

38 – 5*

PORTUGAL

Detalhes

Grupo A

PORTUGAL

27 – 21

Roménia

Detalhes

MFBowl

PORTUGAL

22 – 17

Roménia

Detalhes

Final Bowl

PORTUGAL

26 – 12

Itália

Detalhes

 

 

 
 
[3] TORNEIO EUROPEU DE CLUBES PODE SURGIR NA PRÓXIMA TEMPORADA

A temporada de 2015/2016 pode ditar uma nova competição para o rugby europeu ao nível de clubes. A Rugby Europe e a EPCR, empresa com ligações à World Rugby, preparam-se para criar um torneio de clubes.

O organismo que gere o rugby a nível europeu pediu à FPR que indicasse o clube que vai representar o rugby nacional.

A competição, que está ainda em fase de projeto e discussão, está a ser desenhada pela EPCR e pelo presidente do comité de Alto Rendimento da Rugby Europe, Martin Davies.
 

 
 
[4] SORTEIOS -  CAMPEONATOS NACIONAIS SENIORES   ÉPOCA 2015-2016

Resultado dos sorteios dos Campeonatos Nacionais 2015/2016:

aceder aqui: Divisão de Honra

aceder  aqui: I Divisão 

aceder aqui: II Divisão

aceder aqui: Sub-escalão sénior

 

 
 
[5] "PLAY HARD, PLAY SAFE, PLAY RUGBY"

A Federação Portuguesa de Rugby e o Instituto de Implantologia® lançam este domingo o projeto “Play Hard, Play Safe, Play Rugby”.

Uma boa saúde oral no atleta é sinónimo de um melhor rendimento. O objetivo deste projeto prende-se com  promoção da saúde oral no desporto, utilização de protetor bucal e prevenção de traumatismo orofacial. Serão levadas a cabo ações de sensibilização durante a época desportiva 2015/2016. 

O Instituto de Implantologia® apoia os jogadores da Federação Portuguesa de Rugby, através do acompanhamento da saúde oral da equipa e do fornecimento de protetores bucais, fundamentais para a prática segura dos desportos de contacto.

Este projeto insere-se no âmbito da parceria institucional entre a Federação Nacional de Rugby e o Instituto de Implantologia®. 
 

 
 
 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 5 de março de 2021 – 23:50:31

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...