15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

FPR divulga Boletim Informativo nº. 01 - 2015/16

 

[1] TEMPORADA 2015/2016 DO RUGBY NACIONAL

O primeiro dia de Setembro marca o arranque de uma nova temporada no rugby nacional. A época 2015/2016 trará novos desafios às Seleções Nacionais e aos clubes que vão participar nas competições organizadas pela FPR.

As estreias competitivas de Olivier Baragnon e António Aguilar, ao leme das Seleções Nacionais de XV e de Sevens, respetivamente, só acontecem nos dois últimos meses do ano mas o trabalho começa a ser feito a partir de "ontem".

A Seleção Nacional XV está focada na segunda volta do Rugby Europe Championship no primeiro trimestre de 2016 mas a participação lusa na Hong Kong World Rugby Cup, agendada para Novembro, começa este fim-de-semana a ser preparada. Olivier Baragnon, novo selecionador nacional XV, terá o primeiro contacto com os Lobos no estágio de início de época e para o qual convocou 40 jogadores de oito clubes nacionais.

Já a Seleção Nacional de Sevens, com António Aguilar no comando, começa este mês a preparar o arranque do Circuito Mundial. A primeira etapa da competição está marcada para o primeiro fim-de-semana de Dezembro no Dubai. O novo selecionador nacional tem a manutenção de Portugal entre a elite como o grande objetivo da temporada. Depois do arranque nos Emirados Árabes Unidos, a prova vai passar ainda pela Cidade do Cabo, Wellington, Sydney, Las Vegas, Vancouver, Hong Kong, Singapura, Paris e Londres.

No que diz respeito aos clubes, o campeão nacional GD Direito e o vencedor da Taça de Portugal CDUL são os primeiros a entrar em ação. A Supertaça está marcada para 26 de Setembro na Tapada da Ajuda.

A Divisão de Honra do Campeonato Nacional arranca uma semana depois com destaque para o RC Lousã que esta temporada ingressa no lote dos grandes. 
 

 
 
[2] FPR ESTABELECE PARCERIA COM A VIT AND PRO

A Federação Portuguesa de Rugby assinou uma parceria com a VIT AND PRO, sediada em Rio Maior, para os próximos dois anos. A empresa especializada em suplementos alimentares/desportivos proporciona condições vantajosas aos clubes filiados na FPR e é, a partir de hoje, o Fornecedor Oficial das Seleções Nacionais.

Será disponibilizado, em caso de interesse dos Clubes e Associações que fazem parte da FPR, o acesso em exclusivo a uma tabela para a compra de suplementos desportivos para as equipas.

Este protocolo vem de encontro à politica da VIT AND PRO em apoiar o desporto Nacional, em especial os desportos que nem sempre têm acesso a condições que permitam o seu crescimento e sustentabilidade financeira.

Todas as Equipas, Clubes ou Associações filiadas na FPR interessadas em receber informações e condições sobre o acesso ao Protocolo assinado para as  tabelas exclusivas, basta o envio de email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

A missão da VIT AND PRO passa essencialmente por oferecer produtos inovadores e de qualidade no mercado da nutrição e da dietética, ocupando um lugar cada vez mais relevante nos mercados internacionais.

Todos os produtos são fabricados em colaboração com os principais fabricantes na Alemanha, Irlanda e Polónia, e em todas as fases da produção são objeto de rigorosos testes de qualidade. A partir da determinação correta da composição, através da compra das melhores matérias-primas, para o processo de embalagem  – qualidade que é controlada em cada etapa, o que é confirmado por certificados internacionais. 
 
 
 
[3] CONGRESSO DA FPR MARCADO PARA NOVEMBRO

O Congresso da Federação Portuguesa de Rugby já tem data marcada. As sessões plenárias e as comissões estão agendadas para dias 6, 7 e 8 de Novembro em Évora.

Subordinado ao tema "Rugby em Portugal – Projecto para uma Década 2015-2025", o X Congresso da FPR vai discutir temas como Formação e Rugby Juvenil; Modelos de competição; Selecções Nacionais e Academias; Sevens, sua autonomia e articulação com o XV; Organização da FPR e seus regulamentos; Promoção do jogo e o seu patrocínio; Infra-estruturas afectas ao jogo em Portugal, sua segurança, adequação e rentabilização; Arbitragem e formação de treinadores – intercâmbio internacional.

O regulamento do Congresso da FPR já está disponível e pode ser consultado aqui:

REGULAMENTO DO CONGRESSO DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE RUGBY

A Federação Portuguesa de Rugby informa ainda que para contactos relativos ao Congresso foi criado o seguinte e-mail:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 

 
 
[4] ANTÓNIO AGUILAR É O NOVO SELECIONADOR NACIONAL DE SEVENS

António Aguilar é o novo Selecionador Nacional de Sevens. O antigo internacional português vai orientar a equipa das quinas nas próximas três temporadas ao assinar um contrato válido até 2018.

Aos 37 anos, António Aguilar assume o desafio mais importante da ainda curta carreira de treinador. Na temporada passada orientou os vice-campeões nacionais de sub-23 do GD Direito e integrou a equipa técnica da Seleção Nacional de Sevens sub-19 que se sagrou igualmente vice-campeã da Europa. Antes disso foi treinador e campeão nacional de juniores em França ao comando do Mont de Marsan.

O novo Selecionador Nacional de Sevens terá como missão assegurar a manutenção dos “Lobos” no Circuito Mundial e garantir a qualificação para o Campeonato do Mundo que se realiza em 2018 nos Estados Unidos.

Como jogador, António Aguilar construiu uma carreira de 15 anos ao serviço das seleções nacionais das quais se despediu em Março de 2014 como melhor marcador de ensaios. O ex-jogador do GD Direito, clube pelo qual conquistou seis campeonatos nacionais, somou 83 internacionalizações na Seleção Nacional XV. Ao serviço da Seleção Nacional de Sevens, equipa que capitaneou, participou em três mundiais (2001, 2005 e 2009). Ainda a representar o sete nacional, António Aguilar conquistou cinco campeonatos da Europa.

O agora Selecionador Nacional de Sevens conta também com duas passagens pelo rugby francês como jogador. Aguilar alinhou no Mont de Marsan de 2001 a 2003 e no Tarbes em 2008, ambos no Top 14 e na Pro D2, divisão que chegou a vencer.

António Aguilar tem o curso IRB Nível 3 e IRB 7's Nível 2.
 

 
 
 

   

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 4 de março de 2021 – 16:25:50

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...