13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

FPR divulga Boletim Informativo nº. 21 - 2018/19

 

[1] DELIBERAÇÃO DA COMISSÃO DE GESTAÇÃO DA FPR

1 - Do Campeonato Nacional da Segunda Divisão Sénior, Jogo- Academia Ubuntu Rugby x Rugby Clube de Santarém B, com realização prevista a 6 Janeiro de 2019, foi recepcionado na Federação Portuguesa de Rugby o Boletim de Jogo que refere a não comparência do Rugby Clube de Santarém B.

Assim, ao abrigo dos Artigos 38º e 41º do Regulamento Geral de Competições, bem como dos Artigos 11º e 12º do Regulamento do Campeonato Nacional da Segunda Divisão Sénior, vem a Comissão de Gestão da Federação Portuguesa de Rugby aplicar a Falta de Comparência e consequenteDesclassificação aoRugby Clube de Santarém B.

Ainda, deverão os serviços da Federação Portuguesa de Rugby proceder com o estipulado nos Artigos dos respectivos regulamentos, anteriormente referidos, bem como a aplicação do Artigo 40º do Regulamento Geral de Competições. 


2 - Do Campeonato Nacional da Segunda Divisão Sénior,  JogoClube de Rugby Os Garranos x Rugby Union Aveiro,com realização prevista a 13 Janeiro de 2019, foi recepcionado na Federação Portuguesa de Rugby o Boletim de Jogo que refere a não comparência do Rugby Union Aveiro

Assim, ao abrigo dos Artigos 38º e 41º do Regulamento Geral de Competições, bem como dos Artigos 11º e 12º do Regulamento do Campeonato Nacional da Segunda Divisão Sénior, vem a Comissão de Gestão da Federação Portuguesa de Rugby aplicar a Falta de Comparência e consequenteDesclassificação ao Rugby Union Aveiro.

Ainda, deverão os serviços da Federação Portuguesa de Rugby proceder com o estipulado nos Artigos dos respectivos regulamentos, anteriormente referidos, bem como a aplicação do Artigo 40º do Regulamento Geral de Competições. 

 

 
 
[2] DEPARTAMENTO MÉDICO DA FPR

O Departamento Médico da Federação Portuguesa de Rugby, no seguimento do envio da circular com informações relativas à listagem de substâncias e métodos proibidos pela Agência Mundial Antidopagem (WADA) e tendo tido conhecimento do caso mediático do atleta José Lima vem, por este meio relembrar que: 

  • sempre que um atleta toma uma medicação "de novo", por exemplo em situação de doença aguda ou de urgência,  deverá consultar a lista de substâncias e métodos proibidos da Agência Mundial Antidopagem (WADA);
  • caso a substância em causa esteja incluída nessa lista e não haja possibilidade de a substituir por outra (não proibida), para o mesmo fim terapêutico, o médico prescritor deverá realizar um pedido de AUT, justificando a necessidade de a sua utilização;
  • para mais informações, deverá ser consultada a página web do IPDJ (http://www.idesporto.pt/conteudo.aspx?id=33&idMenu=7).

António Cruz Ferreira
Diretor Clínico da Federação Portuguesa de Rugby

 

 
 
[3] FORMAÇÃO DE ÁRBITRAGEM

Curso de Arbitragem Grau 1 #EuApito (Iniciação)

Realizam-se de Cursos de Iniciação à Arbitragem Grau 1 #EuApito, entre o período 25 de Janeiro a 25 de Fevereiro, com o intuito de capacitar todos os participantes para ferramentas elementares de maneira a que tenham orientações simples e claras para arbitrarem jogos de rugby.

Apelamos a todos os clubes que envolvam o maior número de interessados em participar numa destas ações de arbitragem, e que identifiquem:

  • Candidatos com interesse em manterem-se envolvidos na modalidade e onde a arbitragem poderá ser uma alternativa.

  • Candidatos que poderão/irão arbitrar regularmente jogos do clube na ausência de árbitro oficial.

  • Jogadores Ex-jogadores, jogadores Castigados e/ou lesionados, para terem o primeiro contacto com a arbitragem, relembrarem algumas Leis do Jogo.

  • Treinadores envolvidos no clube que possam estar interessados em alargar o seu espectro de conhecimento nas Leis do Jogo.

O grande objetivo é que todos os participantes terminem a ação com um maior entendimento de como arbitrar um jogo de Rugby, de forma segura, divertida e com uma abordagem pedagógica, tendo em consideração a experiência, conhecimento técnico e capacidade física de cada um dos envolvidos, jogadores e/ou árbitros.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Os interessados a participar poderão escolher qual a data e local mais oportuno:

  • OPÇÃO 1 – REGIÃO SUL | LOCAL: CAR Rugby Jamor

DATA: 26 de Janeiro de 2019

LIMITE DE INSCRIÇÃO:23 de Janeiro de 2019

 

  • OPÇÃO 2 – REGIÃO NORTE | LOCAL: Porto

DATA:2 de Fevereiro de 2019

LIMITE DE INSCRIÇÃO:31 de Janeiro de 2019

 

  • OPÇÃO 3 – REGIÃO NORTE | LOCAL: Braga

DATA:3 de Fevereiro de 2019

LIMITE DE INSCRIÇÃO:31 de Janeiro de 2019

 

  • OPÇÃO 4 – REGIÃO SUL 2 |LOCAL: Évora

DATA: 9 de Fevereiro de 2019

LIMITE DE INSCRIÇÃO:7 de Fevereiro de 2019

 

  • OPÇÃO 5 – REGIÃO CENTRO | LOCAL: Bairrada

DATA: 23 & 24 de Fevereiro de 2019

LIMITE DE INSCRIÇÃO:21 de Fevereiro de 2019

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: https://goo.gl/forms/TUqmqZmWh8GrCwbz2

PROGRAMA PROVISORIO (Poderá sofrer algumas alterações dependendo dos horários dos jogos e/ou convívios):

  • 9h00 – INICIO SESSÃO DE ARBITRTAGEM

13h00 – REFORÇO ALIMENTAR

  • 14h00 – INICIO JOGOS
  • 18H00 – TÉRMINO DA AÇÃO

 

 
 
[4] MARCAÇÕES DE JOGOS

Podem consultar as marcações de jogos através do seguinte link: http://www.fpr.pt/fixtures/

Queiram proceder em conformidade com o Artigo 28º - ponto 5 do RGC:
“ Os Clubes a quem caiba apresentar campo para a realização de jogos das suas equipas deverão comunicar, por correio electrónico e até 15 dias antes da data da realização do jogo, ou até 48 horas após o sorteio, no caso de jogos para a Taça de Portugal, à FPR e aos Clubes adversários, a data, hora e local propostos para a realização dos mesmos. “
 

 
 
[5] CONSELHO DISCIPLINA

O Conselho de Disciplina, na sua reunião e após análise do relatório do respectivo jogo deliberou a aplicação dos seguintes castigo

Jogo: A.UBUNTU vs RC SANTAREM B   Seniores   CN II DIVISÃO - LISBOA
Data: 06-01-2019    Mem Martins
DECISÃO
Foi remetido a este Conselho de Disciplina o relatório do árbitro nomeado para o jogo que deveria ter ocorrido no passado dia 06-01-2019, pelas 15h00, no Arsenal 72, Mem Martins, a contar para o CN2 Lisboa, entre as equipas da Academia Ubuntu Rugby e o R. C. Santarém B.

À hora marcada a equipa do Santarém não estava presente. O árbitro e a equipa da AUR aguardaram até às 15h30, em cumprimento do art.º 38º do Regulamento Geral de Competições, tendo, após essa hora, o árbitro feito constar do boletim de jogo a falta de comparência da equipa do Santarém.

A competência disciplinar do Conselho de Disciplina está definida no art.º 28º, nº 1, dos Estatutos da FPR e no art.º 1º do Regulamento de Disciplina. É da competência do Conselho de Disciplina a punição, com sanções disciplinares, das infracções disciplinares.

No direito disciplinar vigora o princípio da legalidade, pelo que só são puníveis as infracções previstas em regulamentos. Não existindo, no Regulamento de Disciplina, sanção disciplinar para a infracção praticada pelo Santarém, e não sendo permitido o recurso à analogia ou à interpretação extensiva para aplicar uma sanção desportiva, está o Conselho de Disciplina impedido de sancionar a falta de comparência.

Por se tratar não de uma sanção disciplinar mas de uma sanção desportiva, a análise e aplicação da falta de comparência é da competência da Direcção da FPR, nos termos do art.º 38, nº 1, do Regulamento Geral de Competições.

Nestes termos, declara-se o Conselho de Disciplina incompetente para aplicar a sanção desportiva de falta de comparência.

Remeta-se o boletim de jogo à Direcção da FPR para os efeitos previstos no art.º 38º do Regulamento Geral de Competições.

Lisboa, 09 de Janeiro de 2019.

O Conselho de Disciplina:
Marcello D'Orey
João Viana (instrutor)
José Miguel Sampaio e Nora
Ricardo Junqueira
Manuel Assis Teixeira

 

 
 
 

     

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2019 – 12:42:39

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...