15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugal disputa com o Japão a final do World Rugby U20 Trophy

 

 

A Seleção Nacional de Sub-20 de rugby disputa neste domingo com o Japão, às 23h00 (PT), a final do World Rugby U20 Trophy 2019.

 

O apuramento de Portugal para o jogo decisivo desta competição, que está a ser disputada em São José dos Campos, no Brasil, é mais um marco importante no rugby juvenil português e se a equipa lusa vencer a partida, no próximo ano competirá pela primeira vez na elite do rugby mundial do respetivo escalão.

 

Depois de em Abril conseguir a proeza de vencer em Coimbra o Rugby Europe U20 Championship pela terceira vez consecutiva, os Lobinhos asseguraram novamente o direito de ser o representante europeu no World Rugby U20 Trophy, onde continuam a somar resultados surpreendentes.

 

Esta é a segunda vez que a Seleção Nacional conquista este patamar na competição mundial, tendo em 2017 sido derrotado na final pelo Japão, num confronto que terminou aos 65 minutos devido às difíceis condições climatéricas registadas em Montevideu. O Japão, que venceu os três jogos no Grupo A, confirmando o favoritismo no seu grupo, marca pela sexta vez presença na final da prova, tendo vencido três delas e participado no World Rugby U20 Championship em 2008-09, 2015-16 e 2018. No entanto, os Lobos Sub-20 impressionaram no seu percurso até aqui: Raffaele Storti é o jogador com mais ensaios marcados na prova (7), e Jerónimo Portela é o segundo atleta com mais pontos conquistados para a sua equipa (44).

 

No Brasil, os jogadores portugueses defrontaram no grupo B Hong-Kong (59-27), o Canadá (49-21) e por fim o Tonga (3-40), e repetindo o que já tinham feito em Montevideu, em 2017, demonstraram um enorme carácter e superaram com bravura os três adversários.

 

Na antevisão da partida, o Selecionador Nacional Luís Pissarra admitiu que a equipa “mantém o objetivo de promoção ao Championship mas que este será um jogo de outro nível, comparando com todos os outros” adversários já defrontados. O Japão “é uma equipa com uma muito boa organização ao nível de estruturas atacantes e breakdown, têm uma grande velocidade de jogo, rucks rápidos e tornam-se muito perigosos. Vai ser um confronto muito grande entre as duas equipas mais fortes do torneio”.

 

Luís Pissarra referiu que a equipa está “preparadíssima”: “É o jogo que nós procurávamos e que queríamos chegar, mentalmente estamos fortes e confiantes e temos que estar preparados”.

 

Enquanto que os outros jogos foram mais “físicos”, o técnico definiu a partida de domingo com a palavra “velocidade”. “Não podemos entrar com excesso de confiança, pois será uma grande, grande batalha”, concluiu.

 

No confronto de domingo no Estádio Martins Pereira estará em jogo o passaporte para World Rugby U20 Championship de 2020, que será disputado em Itália, para onde já estão apurados onze países: África do Sul, Argentina, Austrália, Fiji, França, Geórgia, Inglaterra, Irlanda, Itália, Nova Zelândia e País de Gales.

 

A 12.ª seleção – que substitui a despromovida Escócia - será o vencedor do duelo entre portugueses e japoneses, sendo que em caso de vitória, Portugal assegurará pela primeira vez a presença na mais importante competição do mundo de seleções do escalão de Sub-20.

 

Calendário de jogos de Portugal

 

Final

Portugal v Japão: 21 de julho, às 23h00 (hora portuguesa)

 

Resultados

Portugal v Hong-Kong: 59-27

Portugal v Canadá: 49-21

Tonga v Portugal: 03-40

 

Os jogos podem ser assistidos em direto em https://www.world.rugby/tournament/1871 ou na página de Facebook da WorldRugby @WorldRugby.

 

O Joker Lounge, na av. Marquês de Tomar 44 B/C, em Lisboa também fará transmissão da partida

 

 

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021 – 11:23:23

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...