Caldas da Rainha recebe duelo entre Lobos e Roménia
Portugal defronta a Roménia no seu segundo jogo do Rugby Europe Championship no próximo dia 8 de fevereiro.
Uma semana depois de assinalar o regresso ao Rugby Europe Championship com uma importante vitória em Lisboa frente à Bélgica (23-17), resultado que garantiu a Portugal a subida do 24.º para o 22.º lugar do ranking da World Rugby, os Lobos voltam a competir neste sábado na elite das provas da Rugby Europe, tendo desta vez um teste de elevado grau de dificuldade.
Na 2.ª jornada do Rugby Europe Championship, a seleção portuguesa de rugby vai jogar no Complexo Desportivo das Caldas da Rainha e terá como rival, a partir das 15h00, a Roménia, adversário com que Portugal tem um historial de mais de duas dezenas de confrontos, com vantagem para os romenos.
Apesar do saldo negativo no confronto direto – a última partida entre portugueses e romenos foi em 2018, em Bucareste, com derrota de Portugal (6-36) -, nos últimos cinco confrontos em solo nacional os Lobos venceram por duas vezes.
Na memória está ainda o jogo entre os dois conjuntos, realizado em Toulouse no Mundial 2007, partida em que a formação lusa fez uma grande exibição e esteve quase sempre no comando do marcador, cedendo apenas na parte final pela diferença de quatro pontos (10-14).
Presente na conferência de imprensa de apresentação do jogo, o Presidente da Federação Portuguesa de Rugby, Carlos Amado da Silva, disse esperar neste sábado um “bom jogo de rugby, numa cidade que tem acolhido tão bem Portugal”. O líder federativo lembrou ainda que a entrada para assistir à partida será gratuita.
Do lado da autarquia das Caldas da Rainha, Pedro Raposo, Vereador do Desporto, salientou que a cidade tem “feito questão de participar ativamente no desenvolvimento do rugby” e oferece “condições privilegiadas para iniciativas de carácter internacional”.
“É um orgulho receber este evento. Queremos que a cidade se mobilize e a bancada fique composta para ver um jogo de excelente nível. Estão reunidas as condições ideais para ser uma tarde de rugby de excelência”, concluiu o autarca.
Para o selecionador português Patrice Lagisquet, a vitória contra a Bélgica na primeira jornada foi um motivo de satisfação, mas é um “resultado que ainda não garante a manutenção” no Rugby Europe Championship. Por esse motivo, o técnico nacional disse que os jogadores portugueses terão que se “focar neste segundo jogo, que será muito mais difícil”, contra uma Roménia que apresenta “jovens valores” nas linhas-atrasadas.
Já Tomás Appleton, que voltará a capitanear o XV dos Lobos, salientou que “as coisas não foram perfeitas contra a Bélgica”, havendo ainda “uma margem grande para evoluir” principalmente no sector dos avançados. Para isso, o centro português realça a entrada na convocatória de “reforços que vieram de França, que têm um ritmo superior e um maior poderio físico”.
Rugby Europe Championship 2020
1.ª jornada
Rússia-Espanha: 12-31
Geórgia-Rússia: 41-13
Portugal-Bélgica: 23-17
2.ª jornada
Bélgica-Rússia: sábado às 14h00, em Bruxelas
Portugal-Roménia: sábado às 15h00, nas Caldas da Rainha
Espanha-Geórgia: domingo às 11h45, em Madrid
Classificação
1.º Geórgia, 5 pontos
2.º Espanha, 5 pontos
3.º Portugal, 4 pontos
4.º Bélgica, 1 ponto
5.º Rússia, 0 pontos
6.º Roménia, 0 pontos