Declaração do Presidente da Federação Portuguesa de Rugby face à orientação 036/2020 da DGS sobre Desporto e Competições Desportivas
Os clubes têm dinheiro para realizar os testes com tal frequência, a todos os atletas?
- Os Clubes, amadores como são todos, não têm qualquer possibilidade de pagar a realização dos testes nos termos pretendidos pela DGS, nem, infelizmente, a Federação tem capacidade financeira para os poder ajudar neste particular. Espero que a Administração Pública ao anunciar estas medidas, sem ter tido em conta as nossas razões e, sobretudo, as nossas propostas, compreenda que elas têm consequências e custos que deve assumir.
- Não se pode, desta forma absolutamente unilateral, determinar o fim da modalidade, o que aconteceria se não houvesse uma clarificação desta situação.
- Havia - e há-muito a discutir, desde a real avaliação da situação à possibilidade de alterações temporárias das regras do jogo, que possam diminuir o risco, que realmente existe, como existe noutras modalidades de contacto directo- e em cenário de pavilhão...- que, estranhamente, tiveram um tratamento diferenciado - que aprovo - ao contrário do que acontece noutros Países da Europa....
Quais as alternativas, caso os clubes não possam suportar estes encargos?
- As alternativas passam pela compreensão de que não há testagem que se sobreponha à consciência cívica de cada um. O comportamento de cada um é que determina a perigosidade da situação. Não quero ter a pretensão de achar que as pessoas do rugby são “geneticamente” diferentes…Não são! Mas o que tenho a certeza é que, geralmente, são comprometidos e leais!
Por isso - conforme proposta atempadamente entregue na DGS- acredito, garantido que esteja um compromisso comportamental adequado por parte dos jogadores, dirigentes e árbitros, ser possível encontrar medidas eficazes muito menos gravosas e não menos eficientes!
Controlo sistemático da temperatura e compromisso RESPONSÁVEL de uma declaração de ausência de sintomas, pode atenuar muito a possibilidade de contágio.
As alternativas são duas: Os Clubes serem isentos do pagamento dos testes (através do SNS ou em laboratórios privados ou reconhecerem a nossa proposta como suficiente!)
As competições/jogos podem ser afetadas pelas novas regras?
- Se não houvesse qualquer alteração, o que me nego a aceitar, as Competições não se realizariam e a própria Seleção Nacional não se poderia apresentar nas competições internacionais , nomeadamente , já em Novembro, quando se prepara o acesso ao próximo Campeonato do Mundo em 2023 , em França.
Tenho a certeza de que saberemos encontrar uma solução, porque esta decisão é apenas um problema grave...