14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Liga Moche: Teresa Bonvalot e Vasco Ribeiro vencem Sumol Porto Pro

Teresa Bonvalot, de 14 anos, venceu o Sumol Porto Pro, a terceira etapa da Liga MOCHE, que hoje terminou na Praia Internacional, com boas ondas de meio metro a um metro.

 

Numa final muito renhida, com trocas de liderança constantes, a actual líder do ranking nacional feminino teve de esperar alguns minutos após a conclusão da última bateria para saber o resultado, uma vez que apanhou a sua melhor onda a segundos do tempo oficial terminar.

 

Com essa onda de 6 pontos, Teresa acabou por superar a pontuação total de Ana Sarmento, que liderava até então, apesar de ter cometido uma interferência sobre Bonvalot, o que lhe retirou metade da pontuação da sua segunda melhor onda.

 

“Estou muito feliz por vencer novamente esta etapa e o Ramirez Júnior Award, uma iniciativa de grande incentivo para os mais novos. Foi aqui que ganhei pela primeira vez uma prova da Liga MOCHE, no ano passado, por isso o Porto tem um significado especial para mim. Quero também dar os parabéns às minhas adversárias, que fizeram desta final uma bateria muito disputada,”afirmou a campeã.

 

Com a sua segunda vitória do ano, Teresa Bonvalot afirma-se cada vez mais como líder do ranking nacional de surf feminino e grande candidata ao título. Bonvalot venceu ainda o Ramirez Júnior Award, que no Sumol Porto Pro premiava a melhor surfista sub-16 com 500€ extra.

 

Ana Sarmento teve de contentar-se com a segunda posição no Sumol Porto Pro, deixando Camilla Kemp no terceiro lugar e a grande surpresa desta etapa, Yolanda Sequeira, de Portimão, no quarto posto.

 

“Esta foi apenas a minha terceira etapa na Liga MOCHE,” comentou Yolanda. “Fico muito contente por ter chegado à final, onde acho que me desconcentrei um pouco e acabei por não conseguir fazer o mesmo que nas outras fases. Mas vou motivada para a quarta etapa, onde vou estar a jogar em casa,” concluiu.

 

A maior surpresa da prova feminina aconteceu nas meias-finais, com a eliminação da campeã nacional em título e vencedora da etapa anterior, Carina Duarte, fase em que também terminaram as suas prestações Constança Coutinho (um dos destaques do segundo dia de prova), Kathleen Barrigão e Leonor Fragoso.

 

Na prova masculina, Vasco Ribeiro venceu a etapa, batendo o campeão nacional em título, Frederico Morais, na final. Numa bateria onde os minutos iniciais foram decisivos, com muitas ondas surfadas, Vasco “vingou-se” da derrota sofrida aqui em 2013, precisamente frente a Frederico Morais.

“É sempre difícil fazer uma final contra um grande amigo, mas acabou por ser tudo muito rápido, pois ficámos os últimos 15 minutos a boiar, à espera de ondas com potencial para melhorarmos as pontuações, que nunca apareceram. A natureza é mesmo assim, não dá para mudar... mas é claro que estou muito satisfeito por vencer mais uma etapa e agora quero continuar a fazer o mesmo,”comentou o líder do ranking, que já tinha vencido a etapa anterior.

 

Para além do segundo lugar de Frederico Morais, que o elevou à mesma posição do ranking nacional, nas meias finais ficaram Eduardo Fernandes e Ruben Gonzalez, num honroso terceiro lugar ex-aequo, mostrando muito bom surf ao longo dos três dias do Sumol Porto Pro, eliminando adversários de peso e conseguindo com isso os seus melhores resultados dos últimos tempos.

 

Eduardo foi mesmo o responsável, nos quartos de final, pela eliminação do maior destaque do segundo dia de prova – o brasileiro radicado em Portugal Pedro Henrique, ex-campeão mundial Pro Junior e ex-top mundial.

 

Pedro Henrique terminou assim em quinto lugar na primeira etapa da Liga MOCHE em que participou, a par de Tomás Fernandes, Justin Mujica (campeão nacional em 1999 e em 2010, de regresso a um bom momento de forma) e José Ferreira, finalista na etapa anterior, que perdeu numa bateria muito disputada, para o virtual vencedor da etapa.

 

Entre as meias-finais e as finais do Sumol Porto Pro ainda se realizaram duas baterias da Malibu Expression Session, com Filipe Jervis a levar para casa 500€ de prémio pela melhor manobra, um aéreo reverse muito bem executado.

 

Uma espécie de compensação instantânea pela atitude que teve esta manhã, quando, em conjunto com o ex-campeão nacional João Guedes, participou num baptismo de surf da escola Onda Pura, em parceria com a Associação nacional de Surfistas, a cinco jovens entre os 14 e os 16 anos, portadores de trissomia 21, da associação Pais em Rede. A alegria do primeiro contacto com as ondas foi evidente, tanto na cara dos alunos como na dos professores.

 

Ao nível dos troféus paralelos, estiveram igualmente em disputa no Sumol Porto Pro as qualificações para os Moche Wildcards da etapa portuguesa do circuito mundial, agora lideradas igualmente por Vasco Ribeiro, com José Ferreira no segundo lugar, Frederico Morais no terceiro, Tomás Fernandes no quarto e Miguel Blanco no quinto.

 

Para Francisco Rodrigues, presidente da Associação Nacional de Surfistas,  “aqui, no Norte, os surfistas foram recebidos por um público excepcional e de máxima qualidade quanto ao apoio à modalidade. E os surfistas retribuíram! Tivemos três dias de surf de alto nível, coroando os campeões da etapa em condições tecnicamente exigentes, onde o Vasco e a Teresa venceram, começando agora a destacar-se na frente do ranking. Com o fim do Sumol Porto Pro começamos a entrar na recta decisiva deste ano. Seguimos viagem para o Algarve e veremos como o restante elenco de surfistas de excelência da Liga MOCHE se vão portar face às lideranças destes dois.”

 

A Liga MOCHE volta daqui a quatro semanas, de 6 a 8 de Junho, para o regresso à Praia do Amado, no concelho de Aljezur.

 

Todas as etapas da Liga MOCHE têm transmissão em directo no MEO Kanal 202020; pela internet, em www.liga.moche.pt; na app mobile Surf MOCHE, bem como na RTP, através de resumos dedicados.

 

A terceira etapa da Liga MOCHE foi uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MOCHE, Sumol, Allianz, MEO, Malibu, Ramirez e Red Bull, os apoios locais da Câmara Municipal do Porto, os parceiros oficiais RTP, Mega Hits, GO-S.TV e Puro Feeling, bem como os media partners Jornal i, Jornal Record, SURFPortugal, ONFIRE e Beachcam, contando também com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

Periodicidade Diária

terça-feira, 22 de outubro de 2019 – 05:52:33

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...