13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Liga MEO Prosurf 2012: Caixa Geral de Depósitos Peniche Pro: Nicolau Von Rupp e Maria Abecasis vencem última etapa do ano

Terminou hoje o Caixa Geral de Depósitos Peniche Pro, a quinta e última etapa da Liga MEO Prosurf 2012, com ondas excelentes de 1,5m, na praia de Supertubos, em Peniche.
Nicolau Von Rupp, finalista derrotado na etapa anterior, desta vez venceu mesmo a prova masculina, com uma das maiores pontuações do evento, subindo assim ao terceiro lugar do ranking nacional. Num dia de excelentes ondas e prestações, Nicolau foi o surfista mais consistente, vencendo a final contra o amigo João Guedes, que assim regressa aos resultados que o viram sagrar-se campeão Nacional em 2009.
 
Na final, entrei para dentro de água com a mente aberta e a saber que podia obter boas pontuações, tanto nas esquerdas como nas direitas,” lembrou Nicolau. “Não quis que acontecesse o mesmo que na Figueira da Foz, no fim-de-semana passado, onde fiz sempre as melhores pontuações ao longo da prova mas acabei em segundo. Assim, acabei por escolher duas direitas logo de início, onde conseguiu fazer boas manobras de backside e acabei por obter notas altas. Nem estava à espera que fossem tão altas, mas acabaram por ser essas ondas a dar-me a vitória e estou mesmo muito contente com isso! A seguir tenho o campeonato de triagens para o Rip Curl Pro, onde gostava de conseguir o wildcard, e depois vou continuar a correr o circuito mundial, onde espero conseguir bons resultados já em 2013,” concluiu.
 
Para chegarem à última bateria do ano, Von Rupp e Guedes derrotaram nas meias-finais surfistas como o júnior Miguel Blanco e o luso-germânico Marlon Lipke, em duas disputas acesas e também de grande nível, com Guedes a fazer a melhor onda da prova – 9,25 pontos para um tubo muito profundo. Lipke e Blanco foram terceiros classificados, naquele que foi o melhor resultado do ano para ambos. Nos quartos de final, em quinto lugar ex-aequo, ficaram novamente Miguel Mouzinho, Filipe Jervis, José Ferreira e Joackim Guichard, na sua única participação este ano na Liga.
 
No feminino, Maria Abecasis e Keshia Eyre discutiram o título nacional até à última bateria do ano. Quem ficasse melhor posicionada na final seria campeã em 2012. Mas aí, na sua sexta final em seis etapas, Maria não vacilou e acabou por vencer a prova de Peniche, conquistando também o seu segundo título nacional consecutivo. Francisca Santos foi segunda na etapa, Keshia Eyre terceira (e vice-campeã nacional, aos 16 anos) e Carina Duarte quarta classificada, numa final também bastante disputada.
 
Acho que acusei o peso da luta pelo título nas meias-finais, onde ia perdendo,” comentou a agora bi-campeã nacional. Por isso entrei para a final sabendo que não podia pensar muito nas adversárias e sim concentrar-me no meu surf. Felizmente correu tudo bem e isso acabou por acontecer. Venci a etapa, conquistei o título novamente e estou muito feliz, claro! Agora é continuar a trabalhar, que para o ano há mais, concluiu Maria Abecasis.
 
Logo após as finais, realizou-se ainda a MEO Expression Session, que encerrou esta última etapa da Liga MEO Prosurf 2012 e que contou com a presença de Tiago Pires e mais nove amigos por si convidados – Adriano de Souza, Dillon Perillo, Raoni Monteiro, Bruno Santos, Ruben Gonzalez, Filipe Jervis, José Ferreira, João Macedo e João Guedes. Após uma disputa intensa durante 45 minutos, o brasileiro Bruno Santos acabou por vencer os 500 Euros para a melhor manobra, graças a um tubo incrível, com saída no limite.
 
Já em relação ao Moche Wildcards, os dez surfistas que se qualificaram para este campeonato que vai definir o último wildcard do Rip Curl Pro Portugal foram, por esta ordem, Filipe Jervis, Marlon Lipke, João Guedes, Ruben Gonzalez, Nicolau Von Rupp, José Ferreira, Eduardo Fernandes, Miguel Mouzinho, Gony Zubizarreta e Miguel Blanco,uma vez que nem Vasco Ribeiro, nem Frederico Morais, nem Justin Mujica (que teriam lugar nesta lista) poderão participar, devido a compromissos internacionais.
 
Francisco Rodrigues, presidente da Associação Nacional de Surfistas, lembrou que “este foi um ano em que vimos todos os melhores surfistas nacionais a competir na Liga MEO Prosurf, com um nível muito alto e com as novas gerações a aproveitarem o ritmo competitivo para se lançarem – com bons resultados – nos circuitos internacionais. A divulgação do surf nacional atingiu níveis nunca antes vistos e os patrocinadores também se mostraram bastante satisfeitos com o resultado, por isso estamos já a preparar a edição de 2013. Obrigado a todos os que participaram neste grande evento e até para o ano!”
  

Periodicidade Diária

sábado, 20 de julho de 2019 – 08:41:31

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...