Liga MEO Prosurf 2012: MEO Figueira Pro começa amanhã

A quarta etapa da Liga MEO Prosurf – o MEO Figueira Pro – inicia-se amanhã, na Praia do Cabedelo, Figueira da Foz, marcando o regresso de alguns dos melhores surfistas europeus aquela cidade emblemática do surf português e à competição pelos títulos nacionais deste ano.

No masculino, embora exista ainda hipótese matemática para sete surfistas, a verdade é que o actual campeão nacional, Vasco Ribeiro, de apenas 17 anos, lidera confortavelmente o ranking, depois de duas vitórias e um segundo lugar nas três primeiras etapas e é assim o principal candidato ao título de 2012, que pode conquistar por antecipação, já na Figueira da Foz.

Para não depender dos resultados dos seus adversários, Vasco tem de alcançar pelo menos o 9º lugar nesta etapa, o que lhe garantirá automaticamente o bi-campeonato. Mas para se sagrar campeão da Liga MEO Prosurf 2012 e garantir a vitória na MINI Triple Crown, o vice-campeão europeu Pro Junior tem mesmo de chegar à final do MEO Figueira Pro.

Isto porque o seu principal adversário nesta disputa, o galego residente em Portugal Gonzalo Zubizarreta, pode sagrar-se campeão da Liga, caso vença as duas últimas etapas. Além de Gony e de Vasco, também Ruben Gonzalez, Frederico Morais, Filipe Jervis, José Ferreira e Marlon Lipke podem ainda pensar na vitória, embora estejam mais dependentes dos resultados dos dois primeiros.

Nas senhoras, a também campeã nacional, Maria Abecasis, lidera o ranking, com quatro finais mas apenas uma vitória. A muito jovem Keshia Eyre segue-a de perto, após a vitória na quarta prova feminina do ano (um evento especial, realizado recentemente, em Ílhavo), a sua segunda em 2012. Neste caso, a disputa pelo título nacional e pela vitória na Liga MEO Prosurf deverá ficar adiada para a derradeira etapa do ano, em Peniche, de 5 a 7 de Outubro.

Francisco Rodrigues, presidente da Associação Nacional de Surfistas, referiu que “a disputa pelos títulos em 2012 está bastante interessante. O Vasco está numa posição confortável mas sabe que tem de ser assertivo já na Figueira da Foz, porque infelizmente não estará presente em Peniche. Quanto às senhoras, tal como já vem sendo tradição, há muita competitividade e a luta será até ao fim. Nas ondas da Figueira da Foz já aconteceram muitas e importantes decisões e o MEO Figueira Pro vai certamente escrever mais um capítulo desse historial.”

Outro dos fortes pontos de interesse na etapa da Figueira da Foz será o regresso à competição, mesmo que ocasional, da mítica Estela Ramos, uma das pioneiras do surf feminino em Portugal, que não compete em provas nacionais há muitos anos (embora continue a surfar regularmente) e que no MEO Figueira Pro será wildcard, ou convidada da organização. Uma honra para a Associação Nacional de Surfistas, que olha para o futuro do surf nacional mas faz questão de lembrar o trabalho dos pioneiros do desporto.

O MEO Figueira Pro será a terceira e última prova a contar para a MINI Triple Crown, um troféu especial dentro da Liga MEO Prosurf que atribui o usufruto de um automóvel MINI Countryman ao melhor atleta masculino e outro automóvel MINI à melhor atleta feminina no cômputo geral de três das suas etapas – Cascais, Porto e Figueira da Foz. Vasco Ribeiro lidera no masculino, enquanto Maria Abecasis e Francisca Santos se encontram empatadas no feminino.

Apenas para os atletas masculinos, está também em jogo um lugar no Top 10 do Moche Wildcards, uma competição especial que, em cada etapa, contabiliza a melhor onda dos últimos 16 atletas em prova e define dez vagas para o campeonato de triagens que atribui um wildcard no Rip Curl Pro, em Peniche, a única etapa do principal circuito mundial de surf que se realiza em Portugal, em Outubro. Vasco Ribeiro também lidera este troféu, com Justin Mujica no segundo posto, Frederico Morais no terceiro, Filipe Jervis no quarto e Ruben Gonzalez no quinto. Gony Zubizarreta, João Guedes, José Ferreira, Eduardo Fernandes e Marlon Lipke completam o actual Top 10.
  

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...