14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Liga MEO Prosurf 2012: MEO Figueira Pro: Vasco Ribeiro dá mais um passo em direcção ao título

Vasco Ribeiro está muito perto de se sagrar novamente campeão nacional de surf, tendo agora apenas Frederico Morais (vencedor da primeira etapa do ano e o único atleta ainda com hipóteses matemáticas de o ultrapassar na corrida, caso vença esta e a próxima etapa) como único adversário nessa disputa, embora ambos não possam participar na derradeira prova do ano, no próximo fim-de-semana, em Peniche.  
  
  Recorde-se que o agora virtual bi-campeão, de 17 anos, alcançou já duas vitórias, nas etapas de Cascais e do Porto, e um segundo lugar na Ericeira. Com uma final na Figueira, Vasco revalida o título de campeão nacional e da Liga MEO Prosurf, mesmo que Frederico Morais vença esta etapa e a última do ano, optando por não ir a Bali, na Indonésia (o que é muito pouco provável), onde, durante a próxima semana ambos vão representar a Europa no único campeonato mundial Pro Junior de 2012, que ali se disputa e para o qual se qualificaram pelo segundo ano consecutivo.  
  
  Neste segundo dia da quarta e penúltima etapa da Liga MEO Prosurf 2012, Vasco venceu as suas baterias do segundo e terceiro rounds, esta última disputada com Tomás Fernandes (2º), Alexandre Grilo (3º e eliminado da prova) e Miguel Blanco (4º e eliminado da prova), encontrando-se já nos quartos de final.  
  
  Contente com a possibilidade de revalidação do título, Vasco mostrou-se no entanto muito contido e focado em terminar o campeonato. “Estou muito contente por ter praticamente assegurado a vitória, mas vou tentar continuar a fazer o que tenho feito, pois ainda há muito campeonato pela frente. Vencer esta etapa é o último objectivo,” disse o mais jovem campeão nacional open de sempre. Vasco aproveitou ainda para agradecer aos pais: “Estão sempre comigo e isso é óptimo, parece que estou sempre em casa. Obrigado a eles!”  
  
  Embora este MEO Figueira Pro só termine amanhã, com os pontos já conquistados aqui, Vasco Ribeiro é o novo vencedor masculino da MINI Triple Crown. A terceira e última prova a contar para este troféu especial dentro da Liga MEO Prosurf 2012 está a decorrer na Figueira da Foz, contando ainda os resultados de cada atleta nas etapas de Cascais e do Porto. Vasco Ribeiro liderava claramente no masculino, com duas vitórias nas provas anteriores e tinha apenas no seu encalço Justin Mujica, que não compareceu a esta etapa, e Gony Zubizarreta, que foi eliminado no primeiro round.  
  
  Os melhores atletas masculino e feminino no cômputo geral destas três provas têm assim o usufruto, durante um ano, de um automóvel MINI. Vasco Ribeiro já tinha confessado que queria mesmo vencer a MINI Triple Crown. O jovem completa 18 anos em Novembro e já garantiu que, assim que voltar de Bali, onde vai participar no Oakley World Pro Junior Championship, com Frederico Morais, vai tirar a carta de condução, para poder usufruir deste prémio. No feminino, Francisca Santos e Maria Abecasis venceram cada uma, uma etapa, e por isso a vencedora ainda está em aberto.  
  
  Assim, neste segundo dia de prova, que arrancou às 8h10, realizou-se o segundo round masculino na totalidade. O terceiro round ficou quase completo, ficando a faltar apenas um heat, que se realiza amanhã de manhã, com chamada marcada novamente para as 7h30m. Além deste heat, decorrem ainda amanhã os quartos de final homem-a-homem, as meias finais e a final masculina. E, claro, a prova feminina também. Este é o circuito que define os campeões nacionais de surf e que marca também o regresso dos melhores surfistas nacionais à Figueira da Foz, dois anos depois da última prova da Liga aqui realizada.  
  
  A melhor onda do dia de hoje, e de toda a prova, até agora, coube mais uma vez a Nicolau Von Rupp. Imparável, o atleta luso-germânico entrou na água na segunda bateria do dia, pouco depois das 8h30m, conseguindo uma onda de 9,25 pontos (em 10 possíveis). Nicolau conseguiu ainda obter a melhor pontuação total do dia e da etapa, num heat terminado com 17,50 pontos. Nesta bateria, o segundo lugar coube a Miguel Blanco.  
  
  Destaque ainda para as eliminações de Rúben Gonzalez e José Ferreira. Ambos podiam colocar em causa o eventual título de Vasco Ribeiro, mas acabaram por ficar pelo caminho. Ruben perdeu no último heat do dia, no terceiro round, disputado com Frederico Morais (1º), Miguel Mouzinho (2º) e Francisco Alves (4º). Já José Ferreira, que precisava de um bom resultado na Figueira e na próxima etapa, em Peniche, para colocar em risco o primeiro lugar de Vasco Ribeiro, perdeu num heat disputado com Eduardo Fernandes (1º), Francisco Alves (2º) e Leo Belime (4º), ainda na segunda fase do MEO Figueira Pro.  
  
  Entre as senhoras a prova foi novamente adiada para amanhã e com chamada às 8h. A campeã nacional, Maria Abecasis, lidera o ranking, já com quatro finais mas apenas uma vitória. A muito jovem Keshia Eyre segue-a agora de bastante perto, após a vitória na quarta prova feminina do ano (um evento especial, realizado recentemente, em Ílhavo), a sua segunda em 2012.  
  
  Entretanto, e apenas para os atletas masculinos, está também em jogo um lugar no Top 10 do Moche Wildcards, uma competição especial que, em cada etapa, contabiliza a melhor onda dos últimos 16 atletas em prova e define dez vagas para o campeonato de triagens que atribui um wildcard no Rip Curl Pro, em Peniche, a única etapa do principal circuito mundial de surf que se realiza em Portugal, em Outubro. Vasco Ribeiro também lidera este troféu, com Justin Mujica (que não compareceu nesta etapa na Figueira) no segundo posto, Frederico Morais no terceiro, Filipe Jervis no quarto e Ruben Gonzalez no quinto. Gony Zubizarreta, João Guedes, José Ferreira, Eduardo Fernandes e Marlon Lipke completam o actual Top 10, que vai ficar bastante alterado no final desta etapa.
   

Periodicidade Diária

terça-feira, 22 de outubro de 2019 – 06:27:50

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...