13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Eurojunior 2014: Miguel Adão campeão da Europa, João Dantas vice-campeão/ Selecção portuguesa termina em terceiro lugar

Terminou hoje o Eurojunior 14, o campeonato da Europa de surf por equipas, na Praia de Santa Bárbara, Ribeira Grande, em S. Miguel, Açores. Com boas ondas de 1m e muito bom tempo, disputaram-se as finais do quadro de repescagens, bem como as grandes finais, com a atribuição dos títulos nas oito categorias, além do geral, por equipas.

 

A selecção nacional colocou cinco dos seus atletas nas baterias decisivas, que conseguiram um título individual (Miguel Adão, em bodyboard sub-18), um vice-título (João Dantas, em longboard sub-18), uma medalha de bronze (Madalena Guerra, em bodyboard feminino sub-18) e duas medalhas de cobre (Guilherme Guerra em bodyboard sub-16 e Teresa Bonvalot em surf feminino sub-18). Na geral, a selecção portuguesa conquistou a medalha de bronze, atrás das equipas espanhola e francesa, respectivamente segunda e primeira classificadas neste Eurojunior 14.

 

“Temos capacidade para fazer melhor,”afirmou David Raimundo no final do evento. “Falhámos algumas oportunidades cruciais que nos podiam ter dado o segundo lugar e a este nível isso não pode acontecer… mas temos consciência que temos uma equipa coesa e um projecto desportivo recente, que tem apenas dez meses de trabalho. Saíamos daqui de cabeça erguida, com cinco atletas nas finais, um título individual e um vice-título, já a preparar o trabalho para o mundial de júniores, para o ano e para o próximo Eurojunior, daqui a dois,” concluiu o seleccionador nacional.

 

Miguel Adão, de 17 anos, foi o melhor português nesta prova e não cabia em si de contente, após sagrar-se campeão da Europa. “Comecei bem a final, logo com uma onda de 7 pontos, o que me deu confiança para o resto da bateria e para mostrar o que sei. Acabei por ficar praticamente sozinho a final toda, a apanhar as minhas ondas, o que acabou por compensar. Estou muito feliz com este título, depois de há dois anos ter sido vice-campeão. É um sonho cumprido,” confessou o atleta da Figueira da Foz.

 

Na geral, a selecção francesa acabou por revalidar o título (o seu décimo título do Eurojunior e nono consecutivo), conquistando ainda os títulos individuais masculinos na categoria de surf. Benoit Carpentier é o novo campeão da Europa de longboard sub-18; Marco Mignot sagrou-se campeão em sub-14; Leo Paul Etienne conquistou o título em sub-16, confirmando o seu título mundial no mesmo escalão, conquistado em Abril, no Equador; e Tim Bissot ficou com a medalha de ouro em sub-18, protagonizando uma final incrível com o seu compatriota Nelson Cloarec (vice-campeão), onde conseguiu a melhor pontuação total de toda a prova (16.60 em 20 pontos possíveis), deixando a melhor onda do Eurojunior 14 para Cloarec (8.77 em 10 pontos possíveis).

 

Os outros títulos em disputa ficaram com a inglesa Keshia Eyre (surf feminino sub-18), com o marroquino Maachou Abdnenbi (bodyboard sub-16) e com a alemã Alexandra Rinder (bodyboard feminino sub-18), que em 2013 já se tinha sagrado campeã da Europa sénior, também aqui, nos Açores.

 

No próximo ano a competição europeia de surf por equipas regressa à disputa pelos títulos sénior, em Marrocos, no mês de Novembro. O Eurojunior 14 foi transmitido em directo, através do site oficial da Federação Europeia de Surf, emwww.eurosurfing.org.

 

Em jeito de balanço final, Rodrigo Herédia, responsável pela organização, mostrou-se satisfeito “por terminarmos este evento com um dia fantástico, de bom tempo e boas ondas, depois de alguns dias mais difíceis, no início da semana. Todas as selecções saem daqui com um sorriso e com a promessa de voltar aos Açores, o que nos deixa muito satisfeitos.”

 

O Eurojunior 14 foi organizado pela DAAZ Eventos e pela Associação Atlantic Action Sports, com o patrocínio da SATA Airlines, do Turismo dos Açores, Câmara Municipal da Ribeira Grande, Sumol, Seat e MOCHE, contando ainda com os apoios do Hotel Vip Executive Açores, SPORT.TV como canal oficial, Mega Hits, RTP Açores, Jornal i, Surf Portugal, OnFire, Surf Total, Beachcam e Puro Feeling como media partners.

Periodicidade Diária

domingo, 26 de maio de 2019 – 17:54:18

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...