13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

EDP Surf Pro Estoril 2012 presented by Billabong: Campeã nacional avança em dia de boas ondas

Hoje, cerca das 9h da manhã, deu-se início ao maior evento de surf feminino da Europa – o EDP Surf Pro Estoril 2012 presented by Billabong, que decorre em Carcavelos (Cascais) até ao próximo Domingo.

O dia foi completamente dominado pela penúltima etapa do circuito mundial de surf feminino de qualificação, que viu a conclusão das duas primeiras fases em boas ondas de 1m a 1,5m.

As cabeça-de-série dominaram este primeiro dia, com a australiana Rebecca Woods a conseguir a melhor pontuação até agora (16,50 em 20 pontos possíveis) e a norte-americana Sage Erickson a fazer a melhor onda (9 pontos em 10).

“Comecei de forma um pouco lenta a minha bateria, mas no final encontrei essa onda que me rendeu 9 pontos, o que me deixou bastante satisfeita. Venho de um bom resultado e sinto-me bem, com vontade de soltar o meu surf nestas ondas incríveis e neste país tão bonito. A água hoje estava quente, o público é muito caloroso... não podia sentir-me melhor,” afirmou a americana, vencedora das duas últimas etapas deste circuito e actual líder do ranking mundial de qualificação.

Outros destaques ficaram por conta das jovens australianas Philippa Anderson, Ellie-Jean Coffey e Georgia Fish, para a sul-africana Bianca Buitendag, para a havaiana Alana Blanchard e para a peruana Sofia Mulanovich, campeã mundial em 2004, que venceram as suas baterias e convenceram com o surf apresentado.

Destaque também para o forte contingente francês, com Pauline Ado, Justine Dupont, Alizée Arnaud e Joanne Defay a vencerem também as suas baterias de forma inequívoca. Defay, de 18 anos e vice-campeã mundial Pro Junior, fez mesmo a segunda maior pontuação do dia – 16 pontos.

Como maiores surpresas tivemos as eliminações de primeira da sul-africana Sarah Baum, da australiana Felicity Palmateer, semi-finalista na etapa anterior, e da francesa Cannelle Bulard, ex-campeã mundial amadora, júnior e sénior, bem como campeã europeia Pro Junior em 2012.

Entre as seis atletas portuguesas em prova, destaque para a campeã nacional, Maria Abecasis, de 20 anos, que passou a sua bateria do segundo round em segundo lugar, atrás de Joanne Defay, eliminando Palmateer e a basca Leticia Bilbao. Camilla Kemp e Keshia Eyre foram eliminadas no primeiro round, enquanto Joana Rocha, Francisca Santos e Carina Duarte perderam na segunda fase, onde tiveram entrada directa devido à sua maior assiduidade neste circuito.

Correu bem! Eu sabia que as outras atletas eram teoricamente mais fortes do que eu, por isso entrei descontraída, dei o meu melhor e acabei por conseguir,” afirmou Maria Abecasis, actual líder do ranking nacional feminino, que assim segue para a terceira fase, onde se encontram as últimas 24 surfistas em prova.

Amanhã o check-in está marcado para as 9h, com o provável início do terceiro round logo a seguir e o eventual arranque da quarta fase imediatamente depois. Sábado, dia 22, pelas 21h, no recinto do EDP Surf Pro Estoril 2012 presented by Billabong e com entrada gratuita, decorre um concerto dos Orelha Negra, uma das bandas nacionais mais interessantes da actualidade.

Também durante o fim-de-semana, mas dentro de água, decorrerá uma competição de manobras aéreas, para a qual estão convidados alguns dos melhores surfistas nacionais especializados neste tipo de manobras, como o campeão nacional, Vasco Ribeiro, ou o vencedor da primeira etapa do nacional deste ano, Frederico Morais. O público presente será o responsável pela votação das manobras de cada atleta, supervisionada no entanto pelos elementos do júri internacional presente.

Amanhã começa também o Troféu de Surf Feminino, um formato competitivo organizado por equipas, dirigido a todos os clubes e escolas de surf nacionais, e aberto a todas as surfistas interessadas, federadas ou não, com maior ou menor experiência.
  

Periodicidade Diária

sábado, 25 de maio de 2019 – 23:27:59

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...