Billabong Azores Islands Pro presented by Nissan: Occy, uma lenda do surf nos Açores!

alt
 
O Billabong Azores Islands Pro presented by Nissan acolheu mais uma grande lenda do surf. Marco Luciano Occhilupo – mais conhecido por “Occy” - entrou ontem na prova de qualificação do circuito Prime masculino. O atleta australiano de 45 anos e campeão mundial de surf em 1999 está nos Açores para comentar a prova na transmissão via internet, mas aguardava a qualquer momento uma desistência para poder entrar na competição nas ondas da praia de Santa Bárbara (Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, Açores). E assim foi.
 
alt
  
  Num heat ganho pelo havaiano Frederick Patacchia, o australiano terminou em 2º lugar. “É muito bom competir de novo. Só consigo sorrir. Não ouvi o público, mas senti que estavam a torcer por mim. No próximo heat vou levar uma prancha maior e estar mais concentrado”, garantiu, assim que saiu da água.
 
alt
  
  O australiano começou a sua carreira profissional no circuito mundial aos 16 anos, depois de já surfar desde os nove. Um ano depois já era o terceiro melhor do mundo. Foi adorado por todos e tornou-se num dos melhores surfistas na época. Contudo, em 1988 tudo mudou. Passou de ídolo e exemplo a alguém que sucumbiu às drogas e álcool. Depois de várias tentativas de recuperação vieram várias recaídas.
 
alt
  
  Casou e quando o seu corpo já acusava mais de 110 quilos, começou um programa de treinos para recuperar a sua vida. Em 1995 voltou a entrar no mundo do surf e aos 33 anos venceu o título mundial.
  
  Dono de um estilo único e incomparável em cima da prancha, Occy descreve a sua trajectória vitoriosa no documentário “Occumentary” e no livro “Occy - O ano do touro”.
  
  Entretanto, a prova de qualificação do circuito Prime masculino continua hoje, na praia de Santa Bárbara. Este evento está a ser transmitido via internet, através do endereço www.aspeurope.com, mas também na televisão, através dos serviço MEO Interactivo. O FUEL TV vai também transmitir em directo o último dia da competição masculina.
 
 O Billabong Azores Islands Pro presented by Nissan é organizado pela DAAZ Eventos e pela USBA (União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores), conta com o patrocínio do Turismo dos Açores, Billabong, Nissan, Câmara Municipal da Ribeira Grande, Sumol, Tmn, Meo e Buondi, contando ainda com os apoios da SATA, Hotel Vip Açores, Monster Energy, RFM, FUEL TV, RTP, Jornal i, SurfTotal, SurfPortugal, ONFIRE Surf, Men’s Health, Sportlife e Takeoff Viagens.
  
   

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...