13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Azores Eurosurf 2013: "Que comece a competição!"

Foi com esta frase que o francês Xavier Delanne, presidente da Federação Europeia de Surf, deu abertura ao Eurosurf 2013, o campeonato europeu de surf por equipas, que se realiza na praia de Santa Bárbara, até dia 22 de Setembro.

Depois do colorido desfile pelas ruas de Ribeira Grande, acompanhadas por duas bandas locais (uma de metais e outra de percussão), as 14 selecções participaram na cerimónia de abertura, depositando as areias dos seus respectivos países numa taça comum, sob os fortes aplausos da população.

 

Ricardo Silva, presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande, e Filipe Mora Porteiro, director regional dos Assuntos do Mar, deram as boas vindas a todos os surfistas e Xavier Delanne declarou a competição oficialmente aberta, agradecendo a hospitalidade dos Açores e o facto de terem recebido este evento pela primeira vez.

 

Embora oficialmente aberto desde sábado, apenas ontem, pelas 8h da manhã, os surfistas participantes no Eurosurf entraram para dentro de água. Com ondas de 0.5m a 1m, em dois palanques a funcionar simultaneamente, realizou-se toda a primeira fase do evento principal nas categorias de Surf Open (a que mais atletas comporta e que mais pontos atribui às equipas), Surf Senior (homens acima dos 28 anos), Surf Senhoras, Bodyboard Open e Bodyboard Open, além das duas primeiras fases de Longboard, tanto do evento principal como da repescagem.

 

Em todas as categorias, os surfistas mais cotados dominaram a competição, avançando claramente sobre os seus adversários, não se assistindo a grandes surpresas ao longo do dia. Destaque para os surfistas das equipas portuguesa, francesa e espanhola, que tradicionalmente disputam o título entre si e que hoje mostraram porquê – as melhores ondas e pontuações totais vieram precisamente deles.

 

Entre a selecção de Portugal que, além de ser o país anfitrião, é também o país detentor do título europeu, o espírito é muito positivo. “Este primeiro dia correu muito bem,” afirmou João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf. “Mantivemos todos os atletas no quadro principal da prova e a equipa andou sempre muito bem disposta, toda junta, a puxar uns pelos outros, o que fez a diferença. Gostava de destacar a performance do Marlon Lipke, que foi uma aquisição de última hora para a nossa selecção, por questões burocráticas e que, logo no primeiro heat da prova, com uma pontuação acima dos 15 pontos, mostrou ser uma grande mais-valia para o desejo que temos, de renovar o título europeu,” acrescentou.

 

O Eurosurf 2013 regressa hoje, para o segundo dia de prova aqui nos areais de Santa Bárbara, com todas as categorias em acção. Para quem não pode assistir ao vivo, o Eurosurf Azores 2013 pode também ser acompanhado em http://eurosurfing.org/2013/eurosurf/live.html.

 

O Eurosurf 2013 é organizado pela DAAZ Eventos e pela Associação Atlantic Action Sports, conta com o patrocínio da SATA Airlines, do Turismo dos Açores, Câmara Municipal da Ribeira Grande, Sumol, MOCHE, MEO, contando ainda com os apoios do Hotel Vip Executive Açores, FUEL TV como canal oficial, RFM, RTP, Jornal i, Surf Total, Surf Portugal, ONFIRE, Beachcam e Puro Feeling.

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de julho de 2019 – 09:00:19

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...