18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Armada brasileira unida na Nazaré

Depois de um dia histórico na praia do norte ,a “armada” brasileira composta pelo veterano Carlos Burle, Maya Gabeira, Pedro Scooby e Felipe Cesarano reuniu-se de novo para prestar homenagem às ondas únicas da Nazaré .Com o regresso a casa já agendado ,a equipa promete manter em Portugal uma base para futuras aventuras.

 

Com o pé engessado mas visivelmente bem disposta, a surfista de ondas gigantes Maya Gabeira aproveitou o reencontro com a sua equipa na Nazaré para fazer um balanço da sua primeira visita a Portugal: “As condições da Nazaré são sem dúvida as mais difíceis do mundo, aqui o perigo nunca acaba por causa das rochas e da areia, não existe uma onda igual à outra!”. 

 

Relativamente ao desfecho da sessão da véspera, onde a atleta de 26 anos surfou a maior onda da sua vida, Gabeira destaca “o intenso treino e preparação. É sobretudo devido a este treino variado – com especial destaque para a apneia - que consegui estar a maior parte do tempo em controlo. De resto devo tudo à minha equipa”. Agora a brasileira, que reside atualmente na Califórnia, pensa já no seu regressoao mar: “Penso que vou estar cerca de dois meses parada, mas se tudo correr bem espero poder estar presente no arranque da temporada no Havai - em janeiro próximo”. Gabeira é a atual recordista mundial feminina de ondas gigantes, com uma onda de 13,7 metros que surfou na África do Sul há quatro anos.

 

Carlos Burle, o veterano de 46 anos que é um dos grandes históricos do surf de ondas gigantes - acumulando sucessivos recordes, incluindo uma presença no Guinness Book of Records - faz também um balanço positivo desta experiência: “Aqui em Portugal senti-me em casa como em nenhum outro lugar onde costumo surfar! Vivemos ontem um dia histórico na Nazaré e estou certo de que vamos voltar. Não é todos os dias que temos a oportunidade de surfar uma onda com perto de 100 pés”. 

 

Pedro Scooby também partilha do entusiasmo dos seus companheiros e ficou “cliente” de Portugal: “É a minha primeira vez em Portugal e sinceramente nunca imaginei que existissem aqui ondas tão boas e variadas - há ondas para todos os gostos!”.

 

Já Felipe Cesarano destacou a força da equipa, homenageando publicamente o seu mentor Carlos Burle: “Espero dentro de 20 anos ter a experiência acumulada dele e poder também ajudar jovens surfistas como nós a evoluir”.

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 22:54:21

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...