Allianz Ericeira Pro by Ericeira Surf & Skate: Frederico Morais e Tiago Pires dominam primeiro dia

Frederico Morais esteve em grande destaque no primeiro dia do Allianz Ericeira Pro by Ericeira Surf & Skate, etapa inaugural da Liga MOCHE 2015, que hoje começou na praia de Ribeira D’Ilhas, Ericeira, com ondas de 0,5m a 1m.

 

A prova teve início às 9.30h, tendo sido realizadas ao longo do dia as primeiras rondas masculina e feminina. Com a maré a vazar apareceram as ondas com maior potencial, que possibilitaram aos atletas realizarem boas manobras, o que resultou em pontuações mais elevadas.

 

O campeão nacional de 2013 aplicou fortes rasgadas nas suas duas melhores ondas, impressionando o público e os juízes, que o compensaram com a melhor pontuação do dia: 16.00 pontos em 20 possíveis. A esta excelente performance juntou a segunda melhor onda do dia, com 8,75 pontos em 10 possíveis.

 

“O heat correu bem e senti menos pressão,” afirmou o surfista do Guincho. “É apenas a primeira ronda, mas apesar disso é preciso cuidado com os adversários. Ribeira não é uma onda fácil de perceber e escolher as ondas boas, mas acabei por surfá-las bem. Sei que posso sempre melhorar, já que acabei por cair na finalização da minha melhor onda”, concluiu.

 

Quem também esteve em evidência foi Tiago Pires, que fez a melhor onda do dia, pontuada em 9,25 pontos, regressando da melhor ao anfiteatro natural do surf português, onde alcançou duas das suas vitórias mais importantes da carreira no circuito mundial de qualificação.

 

“Ainda estou a testar esta prancha e pensei que as ondas iam dar para fazer mais manobras,” afirmou o único surfista português que esteve na elite do surf mundial, durante sete anos. “É uma realidade diferente, surfar com heats de apenas 20 minutos... passa bastante rápido e obriga-me a ter esperteza e a reagir com mais rapidez. Esperemos que as ondas melhorem e que o espectáculo seja bom”, rematou. 

 

Nicolau Von Rupp, Gony Zubizarreta e Tomás Fernandes foram outros dos surfistas que venceram igualmente os seus respectivos heats de estreia, mostrando um bom nível de surf. 

 

Os quartos-de-final femininos foram dominados pela actual campeã nacional, Teresa Bonvalot que, curiosamente, realizou o mesmo score de Frederico Morais – 16,00 pontos. A luso-brasileira Carol Henrique e a actual detentora do troféu do campeonato, Carina Duarte, também se encontraram com as melhores manobras.

 

Com ondas garantidas para o fim-de-semana, espera-se mais dois dias de surf ao mais alto nível por parte dos melhores surfistas nacionais, sendo esta uma excelente oportunidade para visitar esta praia, inserida na Reserva Mundial de Surf.
 

 

Além dos títulos masculino e feminino em disputa, há outros motivos de interesse, como a Renault Expression Session, que irá premiar a melhor manobra e o Ramirez Junior Award, prémio para o melhor júnior sub-18 masculino.

 

Esta é a primeira etapa a contar para a Allianz Triple Crown, cujo troféu será entregue aos surfistas das categorias masculina e feminina que alcançarem o melhor resultado no conjunto de três etapas: Ericeira, Caparica e Sintra.

 

O check-in está marcado para amanhã às 10h00m, com um possível reinício da prova às 10h30m.

 

Com o mote “Amigos, Amigos, Ondas à Parte”, que corporiza o espírito de amizade entre os surfistas fora de água mas a cada vez maior competitividade e espectacularidade dentro de água, a Liga MOCHE arrancou hoje para um ano que se prevê altamente competitivo, distribuindo mais de 70.000€ de premiação aos surfistas, um aumento de quase 25% face a 2014.

 

Todas as etapas da Liga MOCHE têm transmissão em direto no MEO Kanal 202020; pela internet, em www.liga.moche.pt; na app mobile Surf MOCHE, bem como na RTP, através de resumos dedicados.O Allianz Ericeira Pro by Ericeira Surf & Skate é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MOCHE, Allianz Seguros, Renault, Ramirez, Red Bull, Ericeira Surf & Skate, o apoio local do Município de Mafra, os parceiros oficiais RTP, GO-S.TV e Puro Feeling, bem como os media partners Mega Hits, A Bola, Surf Portugal, ONFIRE e Beachcam, contando também com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf. 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...