18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Vissla ISA World Junior Championship: Ondas pesadas marcam quinto dia de prova

 

Ao quinto dia, o Vissla ISA World Junior Championship 2016 viu algumas das maiores ondas previstas para esta semana entrarem na Praia do Monte Verde, Ribeira Grande. A forte ondulação que era esperada para a véspera, entrou ontem com força e proporcionou ondas com 1,5m a 2m, roçando os 3m nas séries, o que obrigou a alguma adaptação por parte dos atletas.

 

Ontem só competiram os rapazes (em sub-18 e sub-16), tanto no quadro principal, como no de repescagens, com os surfistas das nações mais habituadas a este tipo de condições a sobressaírem. Assim, os maiores destaques do dia foram para atletas do Tahiti, África do Sul e Austrália, que mostraram muito à vontade num mar que impunha respeito.

 

Entre os portugueses, ontem foi um dia de emoções contraditórias. Se por um lado vimos Jácome Correia vencer claramente a sua bateria da segunda fase de repescagens e voltar assim ao quadro principal da categoria sub-18, por outro vimos João Moreira, Francisco Almeida e Luís Perloiro afastados definitivamente da prova, na mesma fase. Os três com algum azar e dois deles por uma diferença mínima, que no caso de Perloiro chegou mesmo a uma centésima de ponto...

 

Já nos sub-16, Gonçalo Magalhães e João Vidal caíram do quadro principal para as repescagens, onde já se encontrava Joaquim Chaves, que entrou na última bateria do dia e venceu-a de forma determinante, concedendo à seleção nacional uma motivação extra no final de um dia frustrante.

 

Hoje foi um dia muito duro para Portugal”, confirmou David Raimundo, selecionador nacional de surf. “Perdemos três dos nossos sub-18 em heats que tínhamos obrigação de passar. Num campeonato do mundo não se podem cometer erros como aqueles que foram cometidos. De qualquer maneira, ainda temos oito atletas em prova, que vão lutar até ao fim das suas forças para garantir a melhor classificação possível”, lembrou o técnico, que no início desta prova afirmou gostar de melhorar o sexto lugar alcançado em 2015.

 

Entre outros resultados, destaque para a saída definitiva de prova da equipa de S. Tomé e Príncipe, que foi muito acarinhada por todas as restantes nações, naquela que foi a sua primeira participação num evento mundial por equipas. Com a eliminação de Edmilson “Jéjé” Cruz na segunda fase das repescagens, em sub-18, caiu o terceiro e último atleta em prova desta equipa, que não deixou de fazer muitos amigos entre os restantes surfistas presentes, conquistando também uma importante experiência.

 

O Vissla ISA World Junior Championship retoma a competição hoje, novamente a partir das 8h da manhã, com as provas masculinas de ambos os escalões, novamente em dois palanques. Com a  ondulação a manter-se forte, as meninas vão ter mais um dia de descanso esta quinta-feira.

 

O Vissla ISA World Junior Championship é organizado pela Federação Portuguesa de Surf e pela DAAZ Eventos, conta com o patrocínio do Turismo dos Açores e da VISSLA, os apoios da ISA – International Surfing Association, IPDJ – Instituto Português da Juventude e Desporto, D’Blanc, Azores Airlines, Câmara Municipal da Ribeira Grande, Sumol e KIA, tendo como media partners a Surfline, Pasion Xtrema, Waves, Surfers Village, Coastal Watch, Vibras, Gravedad Zero, Surfos, Zig Zag, MagicSeaWeed, Viadeescape, The Inertia, RTP Açores e Puro Feeling.

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 07:09:07

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...