13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Surf Pro Espinho arranca em condições desafiantes

 

Teve ontem início o Surf Pro Espinho, a primeira etapa do circuito mundial de surf Pro Junior na Europa e terceiro evento do Espinho Surf Destination 2019, que decorre até ao próximo domingo, na Praia da Baía.

 

Em condições desafiantes ao longo deste primeiro dia de prova, com alguns aguaceiros e ondas fortes durante a manhã, mas sol e ondulação mais acessível pela tarde, realizaram-se cerca de 32 baterias no total, com a conclusão do primeiro round masculino e feminino, bem como metade do segundo round masculino.

 

Os cerca de 176 inscritos na prova (mais uma dezena de atletas em lista de espera), um recorde, vieram de todo o mundo para competir neste primeiro evento no velho continente, com destaque para o forte contingente europeu, mas também para os contingentes marroquino e israelita, que trouxeram a Espinho alguns dos mais jovens talentos sub-18 das suas nações.

 

E logo na primeira fase masculina, os destaques vieram precisamente por parte de alguns atletas desses contingentes, como os israelitas Siam Nikritin e Elya Sasi,

 

 

o marroquino Neil Aboufiras (autor da maior pontuação total do dia – 14,16 em 20 pontos possíveis), o italiano Diego Cordeiro, os espanhóis Marco Medina e Jacobo Trigo e os portugueses José Maria Bruschy, Martim Nunes, Tomás Gonçalves

 

 

e João Maria Mendonça, que teve uma das melhores prestações da primeira fase, conseguindo a melhor nota (7,67 pontos em 10) e o segundo melhor score do round (13,67 pontos).

 

 

Infelizmente, na segunda fase, Mendonça viria a ser eliminado devido a uma interferência, apesar do bom surf novamente demonstrado.

 

 

José Maria Bruschy e Ricardo Brandão sofreram do mesmo mal,

 

 

mas Daniel Nóbrega (foto), Martim Ferreira e Afonso Candeias deixaram as cores portuguesas bem representadas, avançando para o terceiro round, com óptimas prestações.

 

Outros destaques da primeira metade do segundo round viriam por parte do espanhol Moisés Requena, do israelita Ido Arkin, do polaco Maksymilian Michalewski e dos franceses Mael Laborde,

 

 

Tom Esteva e Kepa Ezponda.

 

Kepa fez mesmo a melhor onda da prova até agora (9 pontos em 10), com Tom a fazer a segunda melhor – 8 pontos.

 

Na prova feminina, destaque para a última bateria do dia, onde as quatro surfistas estiveram muito equilibradas durante os 20 minutos. Valeu à portuguesa Concha Balsemão uma onda razoável no último minuto para virar o resultado a seu favor, avançando assim para a segunda fase com a espanhola Alicia Delgado, eliminando a canária Daniela Boldini, vencedora da primeira etapa do circuito europeu sénior deste ano e assim a maior surpresa do dia.

 

 

Destaque maior para a alemã Rachel Presti e para as portuguesas Carolina Santos

 

 

e Matilde Passarinho, autoras das maiores pontuações totais do dia,

 

 

com a espanhola Maria De La Pena a conseguir a melhor onda (7,33 pontos em 10) e a sua compatriota Ana Betancor a vencer igualmente no primeiro round, a par da basca Maren Del Campo e da belga Rheanna Rosenbaum.

 

O Surf Pro Espinho regressa hoje para o seu segundo dia de prova, a partir das 8h30m, com a previsão de boas ondas e bastante sol, para recompensar o esforço de alguns dos melhores surfistas sub-18 do mundo, que contará com a entrada em competição dos cabeça-de-série.

 

Além das competições de surf, o Espinho Surf Destination 2019 conta ainda com diversas actividades para públicos diferenciados, quer na já essencial Sponsors Village, como também numa nova área de diversão, que inclui uma PumpTrack, de acesso gratuito a todos os visitantes. Existirá ainda uma mostra de cinema de surf, workshops de fotografia, exposições, baptismos de surf, aulas de surf adaptado e aulas de fitness, entre outros.

 

O Espinho Surf Destination 2019 é uma organização da GPDESIGN Brand Communication e da Câmara Municipal de Espinho, com o patrocínio da Câmara Municipal de Espinho, da Solverde, Castros Iluminações, Padaria Pepim, Mercedes Nasamotor, McDonalds, Somersby, Pedras e Vitalis, os apoios da Comercial Tec, Manipura, Nacional, MEO, Ereserv PumpTrack, Go Healthy, Unkeeper, Terra Viva e Greencoast Surfschool, tendo como media partners o Fuel TV, o Porto Canal, a Mega Hits, Surftotal, BeachCam e ONFIRE.

 

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 22 de julho de 2019 – 22:23:33

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...