Liga MEO Surf - Revelado quadro de competição do Allianz Algarve Pro

 

 

O Allianz Algarve Pro, a quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf, principal competição de surf em Portugal e onde se disputam os títulos máximos da modalidade, está prestes a iniciar-se, tendo chamada marcada para as 8 horas desta sexta-feira, na Praia do Amado, em Aljezur.

Além do carácter decisivo para as contas do título nacional e de ser aqui que se vai decidir o campeão da Allianz Triple Crown, esta prova é, igualmente, especial por marcar o regresso do circuito ao sul do país cinco anos após a última passagem pelas ondas algarvias. Um regresso que agrada a Marlon Lipke, o nome mais reputado da história do surf algarvio.

Marlon Lipke, top 5 da Liga MEO Surf e ex-top do Circuito Mundial de Surf
“As expectativas estão bem altas para esta prova. O Amado foi a praia onde comecei a fazer surf, onde fiz a primeira onda digna desse nome. Conheço bem a praia, já lá venci uma etapa do circuito mundial de qualificação e, apesar de há 5 anos, na última etapa aqui disputada, as coisas não me terem corrido tão bem, penso que estou em vantagem em relação à concorrência. Apesar de a previsão não ser a melhor de todas, poderemos ter sorte no domingo e terminar a prova em beleza. Estou motivado, tenho uma prancha boa para a onda e vencer no Algarve depois de tantos anos seria incrível e muito especial para mim”.

Com o aproximar do arranque do Allianz Algarve Pro, o quadro de competição está definido, com os melhores surfistas nacionais, entre eles Tomás Fernandes e Yolanda Sequeira, que lideram o Ranking Santander, a já

conhecerem os adversários que terão pela frente na ronda inaugural.  

Destaques Quadro Masculino:
H1: Eduardo Fernandes x Pedro Boonman x Paulo Almeida x Gustavo Gouveia
H4: Marlon Lipke x Santiago Graça x Rafael Silva x André Moi 
H11: Francisco Alves x Diogo Martins x Afonso Antunes x Miguel Kilford

Destaques Quadro Feminino:
H2: Yolanda Sequeira x Teresa Bonvalot x Gabriela Dinis
H3: Mafalda Lopes x Leonor Fragoso x Matilde Passarinho

Destaque ainda para os wilcards atribuídos aos surfistas locais Tomás Alcobia, Francisco Canelas e Gustavo “Guga” Gouveia, este último campeão nacional em 2001 e campeão nacional Grand Masters (+40 anos) no ano passado, destacando-se ainda por ser irmão da lenda do surf brasileiro e antigo competidor do WCT Fábio Gouveia e tio do também ex-top do WCT Ian Gouveia.

Gustavo Gouveia, ex-campeão nacional e wildcard do Allianz Algarve Pro
“O regresso da Liga MEO Surf ao Algarve é importante porque esta é uma região de muitos bons surfistas. Alguns deles têm de enfrentar grandes deslocações para ir às outras etapas e como não têm muitos apoios acabam por não poder fazer o circuito. Por isso, ter uma etapa aqui é fundamental. Esta é uma grande oportunidade para eles competirem frente aos melhores surfistas nacionais. Os jovens portugueses estão a surfar cada vez melhor, mesmo fora de portas, e acredito que brevemente poderemos voltar a ter representantes no circuito mundial. Em relação a mim, já não estou muito dentro do ritmo competitivo, mas pode ser que com o avançar da prova as coisas vão acontecendo”.

Ao nível das condições do mar, as previsões apontam para um arranque com ondas de qualidade na Praia do Amado, permitindo um início de competição cedo na sexta-feira, havendo ainda uma boa perspetiva para uma ondulação que entra no domingo.

Pedro Monteiro, diretor de prova Liga MEO Surf
“As previsões é de haver ondas já na sexta-feira, uma vez que ainda vamos receber o que sobra do swell que entrou a meio desta semana. Apesar de no sábado o mar poder estar mais pequeno, no domingo entra outro swell que deverá trazer mais ondas a tempo do final da etapa. Isto porque a direção do swell permite que este entre diretamente na Praia do Amado.”

Agenda Allianz Algarve Pro:
1º dia – Sexta-feira, 21 de Junho
8h00 –  Call primeiro dia de competição (masculino e feminino)
9h00 – Workshop fotografia Canon por Ricardo Bravo (sujeito a confirmação)
09h30 – Fundação Altice: limpezas de praia (escolas de Aljezur)
12h00 – Jerónimo Martins: desafio de proteção dos oceanos

2º dia – Sábado, 22 de Junho
07h00 – Call segundo dia de competição (por confirmar)
9h00 – Workshop fotografia Canon por Ricardo Bravo (sujeito a confirmação)
10h00 – Fundação Alice: limpezas de praia (voluntários)
12h00 – Jerónimo Martins: desafio de proteção dos oceanos

3º dia – Domingo, 23 de Junho
08h00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
9h00 – Workshop fotografia Canon por Ricardo Bravo (sujeito a confirmação)
12h00 – Jerónimo Martins: desafio de proteção dos oceanos
13h00 – Renault: Expression Session (por confirmar)
14h30 – Finais do Allianz Algarve Pro (por confirmar)
15h30 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Algarve Pro (por confirmar)

Em termos de troféus laterais, acrescem a luta pela melhor manobra na Renault Expression Session, pela Somersby Onda do Outro mundo, pelo Algarve Best Surfer e os pontos desportivos para o Santander Award, sendo que público poderá ainda fazer as suas escolhas no Rip Curl Fantasy Surfer.

Rip Curl Fantasy Surfer: Façam as vossas apostas dos melhores surfistas em prova
– Prémio vencedor etapa: Relógio Rip Curl Search GPS
– Prazo de constituição das equipas: 8h00 do primeiro dia de prova (21 de Junho)
– Mais informações em: fantasy.ansurfistas.com

Todas as etapas da Liga MEO Surf 2019 poderão ser acompanhadas em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app na posição 810 da grelha de canais MEO, www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2019 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Renault, Bom Petisco, Banco Santander, Somersby, Rip Curl, os parceiros de sustentabilidade Fundação Altice e Jerónimo Martins, com o apoio local da Câmara Municipal de Aljezur, Região de Turismo do Algarve e Algarve Surf Clube, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...