13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Surf Clube de Sesimbra - Balanço de 2011, perspectivas para 2012

O ano de 2011 foi de afirmação do Surf Clube de Sesimbra no panorama dos desportos de ondas em Portugal. O Circuito Vestal 2011 foi possivelmente o evento mais importante do clube, tendo após três etapas definido os campeões regionais do ano transacto. Não menos importantes foram as duas provas de cariz nacional organizadas pelo Surf Clube de Sesimbra; a primeira destas provas, Victoria Skimboards Pro - 1ª etapa do Circuito Nacional de Skimboard 2011, teve lugar na Praia da Lagoa de Albufeira, e contou com 50 participantes; para alegria das hostes locais, três das cinco categorias em disputa foram vencidas por atletas da casa, a saber, Simão Pinto (Open e Sub-18) e Luis Ferreira (Sub-14). O Surf Clube de Sesimbra organizou ainda a 2ª etapa do Circuito Nacional Deeply Surf Esperanças 2011, realizada na praia da Lagoa de Albufeira. O sol e o vento de terra foram uma presença constante, numa prova animada que contou com ondas de meio a um metro, e um total de 115 inscritos.
alt
O ano de 2011 serviu também para consolidar a presença do Surf Clube de Sesimbra na Taça de Portugal, prova na qual sempre foi um dos tradicionais participantes, tendo inclusive obtido bons resultados em 2005 (Vice-Campeão) e 2006 (3º classificado); em 2011 o clube alcançou a 4ª posição (entre 11 clubes), com destaque para a vitória de Jhon Júnior na categoria Surf Sénior e para a presença de outros 4 atletas nas finais em 4 categorias diferentes.
altA nível de competições internacionais, o Surf Clube de Sesimbra teve três representantes de peso. Um deles foi o skimboarder Emanuel Embaixador, que obteve o 7º lugar na etapa do UST em Delaware nos E.U.A e 2º lugar no Internacional de skimboard em Santa Cruz.  O Surf Clube de Sesimbra contou também com a presença de 2 atletas no Custom X Pro Junior (Campeonato Europeu), Pedro Fortunato e Manuel Gomes.
No plano interno, os atletas do Surf Clube de Sesimbra tiveram prestações bastante razoáveis em 2011. O Skimboard continua a ser a modalidade mais forte no seio do clube, com destaque para as prestações de Simão Pinto (Vice-Campeão Nacional Open e Campeão Nacional Sub-18), Maria Pinto (Vice-Campeã Nacional Feminino) e Luis Ferreira (Vice-Campeão Nacional Sub-14). Resumindo, em cinco categorias, o Surf Clube de Sesimbra teve um Campeão Nacional e três Vice-Campeões, não contando com outros atletas do clube que também obtiveram boas classificações.
 
altA participação de atletas do Surf Clube de Sesimbra foi relativamente fraca no Circuito Nacional de Bodyboard Open 2011; apenas Bruno Franco conseguiu ir mais longe e o seu melhor resultado foi na ultima etapa, em Carcavelos, onde alcançou a ronda 4; Manuel Gomes e Pedro Fortunato competiram, embora apenas em uma das três etapa que se disputaram, não tendo obtido classificações de relevo. No Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças competiram sete atletas do Surf Clube de Sesimbra, todos da Escola de Bodyboard do clube; o destaque vai para Pedro Fortunato e Manuel Gomes na categoria Sub-18, onde alcançaram a final na etapa de São Pedro de Moel Com o 4º e 2º lugar respectivamente.
 
Mónica Santos foi a única atleta do clube a participar no Circuito Nacional de Surf Feminino; nesta última categoria, Mónica classificou-se na 11ª posição entre 25 atletas. O Surf Clube de Sesimbra contou também com a participação de 15 atletas no Circuito Nacional de Surf Esperanças, um recorde absoluto, com a maioria dos atletas provenientes da Escola de Surf do clube. O grande destaque vai para o 5º lugar obtido por João Berberan na categoria Sub-16, embora Miguel Costa (11º nos Sub-18), Tomás Ribeiro (7º nos Sub-12) e Guilherme Ribeiro (11º nos Sub-12) também mereçam uma menção especial pois qualificaram-se para a derradeira etapa, restrita apenas aos melhores classificados do Circuito.
 
altEm 2012 o Circuito do Surf Clube de Sesimbra vai de novo ter lugar, sendo já a 16ª edição consecutiva; e as datas serão: 1ª etapa - 21 e 22 de Abril; 2ª etapa - 19 e 20 de Maio; 3ª etapa - 22 e 23 de Setembro . Em termos organizativos, o Surf Clube de Sesimbra realizará ainda a 1ª etapa do Circuito Nacional de Skimboard, a 14 a 15 e de Abril. Em termos de actividades durante o ano, o clube continuará com as actividades da sua escola, focadas no Surf, Bodyboard e Skimboard, bem como a participação dos seus atletas nos respectivos Circuitos Nacionais de Esperanças.
 
O Surf Clube de Sesimbra gostaria de agradecer a todas as pessoas que deram um pouco do seu tempo ao clube em 2011, bem com às seguintes entidades e/ou marcas pela colaboração durante o ano transacto:
Vestal, SCS Surf Shop, Tribo do Sol, RVCA, Vox, Ezekiel, Red Bull, SurfTotal, InsideBB, Sesimbra TV, Texugauto, Barbulhas, Café Central de Alfarim, Bombeiros Voluntários de Sesimbra, Câmara Municipal de Sesimbra, Instituto Português da Juventude, Junta de Freguesia de Santiago, Junta de Freguesia do Castelo, Deeply e Federação Portuguesa de Surf. 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 20 de maio de 2019 – 08:23:17

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

Reportagens fotográficas em preparação

- Lisboa Belém Open

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...