14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

SATA Airlines Azores Pro 2012 - Grande espectáculo em dia de boas ondas

Foi mais um dia em cheio, nos Areais de Santa Bárbara, na Ribeira Grande, para o terceiro consecutivo de competição no SATA Airlines Azores Pro 2012. As ondas mantiveram-se sensivelmente do mesmo tamanho que ontem, mas a completa ausência de vento ao longo do dia deixou o mar totalmente liso, com as condições ideais para um grande espectáculo de surf.

E que espectáculo foi! Logo a iniciar o dia, às 8h da manhã, realizaram-se as quatro baterias restantes do terceiro round, com algumas surpresas. Dois dos surfistas mais cotados da prova, o australiano Matt Wilkinson e o havaiano Fred Patacchia, membros do Top 34, foram eliminados logo nesta fase, em baterias contra surfistas europeus, que causaram bastante impacto ao longo do dia. Infelizmente, caiu também nesta fase o luso-germânico Marlon Lipke, deixando Tiago Pires como único representante nacional em prova.

Saca não deixou os seus créditos por mãos alheias e atacou logo desde o início a primeira bateria do quarto round, marcando um bom total de 15 pontos. Mas acabaria por passar o heat na segunda posição, graças à excelente atitude do brasileiro Hizunomê Bettero, que protagonizou uma das histórias do evento nesta bateria.

Ainda no início do heat, o surfista brasileiro bateu inadvertidamente nas costas de um fotógrafo que estava na água, partindo uma quilha da sua prancha, que assim ficou inutilizada. Sem prancha de apoio na praia, Hizunomê acabou por aceitar uma do francês Marc Lacomare, que imediatamente se disponibilizou a emprestar-lhe a sua e, apesar de nunca ter surfado com essa prancha, acabou por fazer imediatamente duas notas na casa dos 7 pontos com ela, ultrapassando Tiago Pires por uns meros 0,66 pontos.

Nunca me tinha acontecido tal coisa numa bateria,” explicou o simpático brasileiro, que corre o circuito mundial sem patrocinadores. “O pobre fotógrafo até fez tudo certo, só que nenhum de nós contava que estivéssemos por cima de um banco de areia que não o deixou mergulhar mais fundo... acabou dando tudo certo, pois a prancha do Marc funcionou direitinho!... talvez até melhor que a minha!...,” acrescentou Bettero, que este ano é já a quarta vez que alcança as fases homem-a-homem de um evento de 6 estrelas, mantendo-se em boa posição para entrar no WCT do ano que vem.

Nas restantes baterias da quarta fase, já com apenas três atletas por eliminatória, destaque para a passagem de mais quatro europeus aos oitavos-de-final, onde se viriam a defrontar entre si. Nessa fase, a última disputada ontem, assistiu-se a baterias onde normalmente um atleta encontrou boas ondas e o outro praticamente nenhuma!...

Foi assim com Hizunomê Bettero, que eliminou o americano Eric Geiselman e seguiu novamente em frente graças à prancha de Marc Lacomare; foi assim com Messias Félix, que eliminou Cory Arrambide num tira-teimas entre os dois surfistas que mais pontuaram com aéreos nesta prova; foi assim com Tanner Gudauskas, que bateu Willian Cardoso, que esteve até ao fim à espera de uma segunda onda que nunca veio; foi igual entre Wiggolly Dantas e Granger Larsen, com o brasileiro a mostrar-se um dos mais consistentes em prova, a marcar sempre ondas de 9 pontos nas suas baterias; idêntico na vitória de Thiago Camarão sobre o último australiano em prova, Dion Atkinson; e também na de Jonathan Gonzalez, das Canárias, sobre o francês Charles Martin.

As baterias mais equilibradas dos oitavos de final deram-se entre o basco Hodei Collazo e o francês Marc Lacomare, com o basco a vencer por uma décima apenas, mas sobretudo entre o português Tiago Pires e o jovem norte-americano Nat Young.

Young, que na fase anterior já tinha feito a segunda melhor onda da prova e o segundo melhor total, respectivamente 9,73 e 17,40 pontos, voltou a conseguir uma onda de 9 pontos e uma segunda onda na casa dos 6, batendo o único português da elite mundial por pouco mais de um ponto, apesar de uma boa resposta de Saca – 14,06 de Tiago contra 15,17 de Nat.

Com esta passagem aos quartos de final, Young garantiu a sua vaga na elite mundial de 2013 e Tiago Pires acabou no 9º lugar no SATA Airlines Azores Pro 2012, como melhor português em prova.

Não é um bom resultado para mim,” declarou. “Até surfei bem, mas ficou a faltar-me tempo para apanhar uma segunda onda melhor. Normalmente estas baterias já deviam ter 30 minutos, em vez dos 25 que tivemos, mas tudo bem. Estou satisfeito por ter voltado aos Açores e por ter estado novamente nesta ilha linda,” concluiu Tiago.

Assim, restam apenas oito surfistas em prova, dos quais quatro são brasileiros, dois americanos e dois europeus. Os amigos e companheiros de viagem Hodei Collazo e Jonathan Gonzalez vão encontrar-se na última bateria dessa fase, o que garante desde já a presença de um europeu no pódio desta prova.

O SATA Airlines Azores Pro é este ano uma oportunidade dupla para ver o melhor surf mundial em ondas portuguesas, com a prova masculina a decorrer até dia 9 de Setembro e a feminina programada para 27 a 30 deste mês também, na Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, Açores. Amanhã o check-in está marcado para as 12h00m, com o eventual início dos quartos-de-final pouco tempo depois.

O evento tem transmissão em directo para os assinantes do MEO por ADSL ou Fibra, na aplicação MEO Surf, através do botão azul no MEO Interativo; e na internet, através dos sites www.aspeurope.com e www.mochewildsports.sapo.pt/sata-azores/.

O SATA Airlines Azores Pro é organizado pela DAAZ Eventos e pela USBA (União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores), conta com o patrocínio da SATA Airlines, do Turismo dos Açores, Câmara Municipal da Ribeira Grande, Sumol, Moche, contando ainda com os apoios do Hotel Vip Executive Açores, FUEL TV como canal oficial, RFM, RTP, Jornal i, Surf Total, Surf Portugal e ONFIRE. 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 23 de agosto de 2019 – 22:51:17

Pesquisar

 

20 de agosto

2005 - 2019, são 14 anos


- quase 3 milhões de fotos

de cerca de 60 desportos diferentes

 

- aproximadamente 46.000 notícias

de cerca de 225 desportos diferentes

 

- e muito mais
 

tudo

Ao Serviço do Desporto em Portugal

Obrigado aos nossos leitores!

 

 

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...