18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

SATA Airlines Azores Pro presented by Sumol: Frederico Morais eliminado em dia de resultados surpreendentes

Esta manhã ficou completa a segunda fase do SATA Airlines Azores Pro presented by Sumol 2013, com a realização das quatro últimas baterias deste round, onde Frederico Morais, o último surfista português ainda em prova acabou eliminado, aqui na praia de Santa Bárbara.

 

"Kikas" foi eliminado numa bateria difícil, dominada pelo brasileiro Wiggolly Dantas, com os restantes três atletas a lutarem ferozmente pela segunda vaga de acesso ao terceiro round. A sorte acabou por sorrir ao havaiano Ezekiel Lau, com uma onda na casa dos 7 pontos, que acabou por fazer a diferença e deixar Morais no terceiro lugar da eliminatória e fora de prova. Frederico terminou ainda assim em 25º lugar nesta etapa, somando uns importantes 700 pontos ao seu ranking mundial. Na mesma fase ficaram surfistas como o Top 10 mundial Jeremy Flores, o seu colega do WCT Damien Hobgood ou o francês Charles Martin, vencedor em Lacanau este ano.

 

Destaque ainda para as prestações do brasileiro Miguel Pupo, atleta do WCT, do júnior americano Conner Coffin, dos veteranos australianos Jay Thompson e Nathan Hedge e do ex-campeão mundial júnior Maxime Huscenot, de França, nesta fase.

 

Posteriormente a prova continuou, com ondas razoáveis de cerca de um metro e a realização da terceira fase, onde nenhum surfista é eliminado mas onde o primeiro classificado garante a passagem automática para o quinto round.

 

Assim, sem nada a perder, os surfistas mostraram tudo o que sabem, arriscando nas manobras mais explosivas, capazes de conquistar pontuações altas e de deliciar o público, que mais uma vez compareceu em peso.

 

Adam Melling, Alejo Muniz e Filipe Toledo mostraram o seu estatuto de cabeça-de-série, embora Alejo (vencedor da quarta etapa Prime deste ano, nos EUA) se tenha lesionado no final da bateria, quando falhou a aterragem de um aéreo e magoou um tornozelo, colocando em causa a sua continuação em prova.

 

As boas surpresas também continuaram, com os jovens australianos Cooper Chapman e Ryan Callinnan, além dos brasileiros Thomas Hermes e Wiggolly Dantas, a venceram as suas respectivas baterias desta fase, garantindo desde já, no mínimo, um nono lugar na etapa.

 

Cooper bateu os Top 32 americanos Brett Simpson e Kolohe Andino; Callinnan passou pelo campeão mundial de 2001, CJ Hobgood e pelo experiente porto-riquenho Brian Toth; Hermes garantiu já o seu melhor resultado do ano ao bater o seu compatriota Miguel Pupo e o ex-campeão europeu Joan Duru; enquanto Wiggolly, vice-campeão desta prova em 2012, dominou mais uma bateria, empurrando Conner Coffin e Mitch Crews para o quarto round.

 

Mas a grande história de sucesso e superação desta prova está a acontecer com o australiano Nathan Hedge, de 34 anos, o competidor mais velho do SATA Airlines Azores Pro presented by Sumol 2013. Um ex-top 10 mundial do WCT, “Hedgy” saiu da elite mundial e ficou afastado da competição por alguns anos, devido a problemas pessoais.

 

Mas, desde o ano passado, voltou a competir no circuito mundial (a partir do zero!) e recentemente tem conseguido obter bons resultados nos eventos em que tem participado, como é o caso da prova açoriana. Nathan não só venceu as suas duas baterias de hoje, como fê-lo de forma muito determinada, virando os resultados a seu favor a segundos do fim, mostrando aos mais novos o que é garra e vontade de regressar ao WCT! No round 3, o australiano bateu o seu compatriota Jay Thompson e o vice-campeão mundial júnior, Ezekiel Lau, do Havaí.

 

“Depois das belíssimas ondas de ontem, as ondas de hoje foram um verdadeiro desafio, mas neste momento estou com pranchas muito boas para este tipo de mar,” afirmou Nathan. “É muito importante darmo-nos bem nos eventos Prime, pois só há oito este ano e agora já estamos a meio. Estou bastante em forma, trabalhei nas minhas pranchas e mudei o meu estilo de vida, por isso estou a surfar melhor e mais rápido do que quando estava no WCT. Tive de ‘abrir a cabeça’, tentar coisas novas e trabalhar nas minhas qualidades. Estou muito confiante,” concluiu feliz o australiano, sempre muito acarinhado pelo público.

 

Amanhã a chamada está marcada novamente para as 7h30m, com a previsão a apontar uma melhoria nas condições do mar e a eventual realização dos rounds quatro e cinco da prova.

 

O SATA Airlines Azores Pro presented by Sumol 2013 é organizado pela DAAZ Eventos e pela Associação Atlantic Action Sports, conta com o patrocínio da SATA Airlines, do Turismo dos Açores, Câmara Municipal da Ribeira Grande, Sumol, MOCHE, MEO, contando ainda com os apoios do Hotel Vip Executive Açores, FUEL TV como canal oficial, RFM, RTP, Jornal i, Surf Total, Surf Portugal, ONFIRE, Beachcam e Puro Feeling.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 06:04:10

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...