SATA Azores Pro presented by Sumol 14: Já estão apurados os semi-finalistas – Vencedor decidido amanhã

Um surfista brasileiro, um neo-zelandês, um francês e um australiano encontram-se na Praia de Santa Bárbara, ilha de S. Miguel. Resultado?... um deles será amanhã o campeão do SATA Azores Pro 14 presented by Sumol!

 

O quarto dia desta etapa Prime do circuito mundial de qualificação, viu hoje a realização das últimas baterias dos oitavos de final e os quartos de final completos, com o apuramento de Jesse Mendes, Ricardo Christie, Joan Duru e Yadin Nicol para as meias-finais, que serão disputadas amanhã.

 

Com boas ondas de 1.5m, estes quatro surfistas foram os que melhor souberam aproveitar as condições das ondas açorianas, mantendo intacta a sua prestação no SATA Azores Pro 14 presented by Sumol.

Joan Duru, ex-campeão europeu, foi o maior destaque do dia, ao bater dois dos grandes favoritos à vitória aqui na Ribeira Grande, os brasileiros Willian Cardoso e Ítalo Ferreira, respectivamente nos oitavos e quartos de final.

 

A bateria entre Joan e Ítalo, em particular, foi uma das mais disputadas de todo o evento, com o jovem brasileiro a terminar com uma das melhores pontuações da prova mas, mesmo assim, a perder para o francês. Os 16 pontos de Ferreira (em 20 possíveis), não foram o suficiente para bater os 17.57 de Duru, que assim conseguiu a segunda maior pontuação do SATA Azores Pro 14 presented by Sumol, graças a uma onda de 9.5 (em 10 possíveis) surfada no último minuto do heat.

 

“Sabe bem chegar finalmente longe numa prova desta importância, apesar de andar a treinar para isso há algum tempo. Este ano ainda não tinha conseguido um resultado expressivo, mas já estou nas meias-finais, o que é fantástico,” afirmou Duru após a disputa com Ferreira. “Eu sabia que precisava de uma nota boa para virar a bateria, pois o Ítalo tinha duas ondas de 8 pontos e eu apenas uma, por isso quando veio aquela onda, percebi logo que era a minha oportunidade e que não podia estragá-la. Dei tudo o que tinha e fui recompensado com uma nota excelente, por isso estou muito satisfeito com a minha prestação e espero levar este bom momento para amanhã,” concluiu Joan, de 25 anos.

 

Ítalo Ferreira terminou o SATA Azores Pro 14 presented by Sumol em quinto lugar, a par do vencedor da edição de 2013, Thomas Hermes e dos vencedores das três últimas etapas do circuito mundial de qualificação deste ano, o norte-americano Michael Dunphy e o italiano de apenas 16 anos, Leonardo Fioravanti, um dos surfistas mais em forma ao longo do evento e um favorito do público.

 

Em nono lugar, a par do português Vasco Ribeiro, que ontem foi eliminado, ficaram ainda Maxime Huscenot e Willian Cardoso, outros dois atletas em grande forma até aqui, o sul-africano Beyrick De Vries e o norte-americano Brett Simpson, o último surfista da elite mundial ainda em prova.

 

Devido às boas previsões para amanhã, o SATA Azores Pro 14 presented by Sumol  terminará no seu quinto dia da janela de espera, que irá para dentro de água a partir das 13h locais, na praia de Santa Bárbara.

 

Também amanhã, da parte da tarde, vai realizar-se na Praia de Santa Bárbara uma aula de surf com alguns actores portugueses conhecidos, como Pedro Sousa, Jorge Corrula, Paula Lobo Antunes e Sara Prata, entre outros.

 

Se não se encontra em S. Miguel, pode acompanhar toda a prova em directo, através do site oficial http://www.aspworldtour.com/events/2014/mqs/1015/sata-airlines-azores-pro,  ou na SPORT.TV3, com comentários dedicados e especializados.

 

O SATA Azores Pro 14 presented by Sumol é organizado pela DAAZ Eventos e pela Associação Atlantic Action Sports, conta com o patrocínio da SATA Airlines, do Turismo dos Açores, Câmara Municipal da Ribeira Grande, Sumol, Seat e MOCHE, contando ainda com os apoios do Hotel Vip Executive Açores, SPORT.TV como canal oficial, Mega Hits, RTP, Jornal i, Surf Portugal, OnFire, Surf Total, Beachcam e Puro Feeling como media partners.

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...