14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

SATA Azores Pro presented by Sumol 14: Jesse Mendes vence nos Açores

O surfista brasileiro Jesse Mendes, de 21 anos, venceu ontem o SATA Azores Pro 14 presented by Sumol, mantendo o domínio canarinho na lista dos vencedores deste evento. Na sexta edição desta prova, Jesse manteve a concentração que tinha mostrado até aqui, batendo Joan Duru na final, com uma pontuação de 15.83 pontos em 20 possíveis, contra os 12.44 do francês.

 

“Não estou ainda em mim,” afirmou o autor das melhores pontuações deste quinto e último dia de prova à saída da final. “Esta é a maior vitória da minha carreira, o que me permite voltar a sonhar com a qualificação para a elite mundial! O campeonato foi incrível, com ondas excelentes… consegui manter a minha estratégia até ao fim e tudo acabou por dar certo! Já tinha vencido uma prova de três estrelas este ano, no Chile, em Agosto, mas esta é de longe a mais importante, não só pelos pontos em causa, como pelo prestígio. Que venham as próximas!,” concluiu o agora também líder do Portuguese Waves Series – Cascais Trophy, um troféu especial que irá premiar o melhor surfista nas três etapas masculinas realizadas em Portugal este ano.

 

Para Joan Duru, este foi também o melhor resultado da sua carreira. Embora tivesse dado muita luta na final, o último europeu em prova acabou por ter de contentar-se com o segundo lugar e uma subida drástica no ranking mundial, bem como a actual liderança do ranking europeu, agora com uma margem mínima sobre o incrível italiano Leonardo Fioravanti, de apenas 16 anos.

 

“É claro que gostaria de ter ganho, mas este segundo lugar é muito importante para mim. Apesar de me sentir bem desde o início do ano, os resultados ainda não tinham surgido. Acho que aqui nos Açores acabei por descontrair bastante, graças ao ambiente e hospitalidade… é quase como se estivesse em casa! Agora acho que posso voltar a pensar numa eventual qualificação para o WCT, mas quero manter-me descontraído, pois é esta a fórmula vencedora,” comentou o francês, ex-campeão europeu júnior e sénior, que em 2010 foi primeiro suplente no circuito da elite mundial.

 

Nas meias-finais, em terceiro lugar ex-aequo, ficaram o neo-zelandês Ricardo Christie e o australiano Yadin Nicol, batidos por Mendes e Duru, respectivamente, em duas baterias renhidas. Apesar de não terem conseguido avançar para a final, os dois surfistas da Oceânia também melhoraram substancialmente as suas posições no ranking mundial, graças aos pontos conquistados.

 

Destaque ainda, no final da prova, para o português Vasco Ribeiro, que terminou em nono lugar, conseguindo uma onda e duas pontuações totais entre a prestigiante lista das dez melhores em cada categoria.

 

Para Rodrigo Herédia, director de prova do SATA Azores Pro 14 presented by Sumol, “esta foi a melhor edição de todas, com ondas de gala nos dois primeiros dias e prestações brilhantes por parte dos atletas. O evento está a crescer, sendo também prova disso a óptima transmissão que tivemos na Sport TV, em directo do primeiro ao último heat! Obrigado a todos e voltaremos para o ano, tentando sempre fazer melhor,” afirmou.

Periodicidade Diária

sexta-feira, 23 de agosto de 2019 – 22:43:49

Pesquisar

 

20 de agosto

2005 - 2019, são 14 anos


- quase 3 milhões de fotos

de cerca de 60 desportos diferentes

 

- aproximadamente 46.000 notícias

de cerca de 225 desportos diferentes

 

- e muito mais
 

tudo

Ao Serviço do Desporto em Portugal

Obrigado aos nossos leitores!

 

 

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...