>
Está de regresso mais uma edição do Ladies Open a Guimarães. Este ano com a designação COMPRA CERTA Guimarães Ladies Open, os 25 mil dólares de prize money vão certamente trazer atletas de grande nível a um clube habituado a receber a elite do ténis nacional e internacional.
Berço das melhores tenistas portuguesas da atualidade, as irmãs Francisca e Matilde Jorge, o Clube de Ténis de Guimarães será palco de uma prova que tem início marcado para o dia 11 de Junho e se irá prolongar até dia 18 do mesmo mês.
Detentoras do título de pares, ambas as tenistas chegam com outras aspirações para a competição individual, na qual Francisca Jorge aparece como terceira cabeça-de-série.
A liderar o rol de inscritas está a norte-americana Robin Andersson, atual 233.ª do ranking WTA, e que conta com 5 títulos no seu palmarés. No segundo lugar da lista está a turca Cagla Buyukakcay, que ocupa a posição 263.ª na hierarquia, ao passo que no terceiro posto surge a portuguesa Francisca Jorge, que aparece na posição 280.ª da classificação internacional. Para além destas três favoritas temos igualmente garantidas as presenças da australiana Alexandra Bozovic, a finalista vencida na edição do ano passado e que é a 286.ª do Mundo, ou ainda a experiente tenista turca, Pemra Ozgen, ou uma das maiores surpresas do momento do circuito, a checa Gabriela Knutson, que esteve sem competir desde 2015, regressou no ano passado e já conquistou dois títulos em 2023.
Relativamente a tenistas portuguesas, para além de Francisca e Matilde Jorge vão estar igualmente em Guimarães jogadoras como Sara Lança, Sana Garakani, Milla Sequeira, Angelina Voloshchuk, Joana Baptista, Mafalda Guedes, entre outras.
Para a realização deste torneio em muito contribuíram a Câmara Municipal de Guimarães, para além da Compra Certa Imobiliária, que terá o naming da prova, e a Katartikha e a Federação Portuguesa de Ténis.