- Segundo duelo português consecutivo na prova e primeiras meias-finais para a vencedora
As portuguesas Matilde Jorge e Angelina Voloshchuk marcaram, esta quinta-feira, o primeiro frente a frente da história entre ambas no circuito internacional ao avançarem para os quartos de final de singulares do Setúbal Ladies Open. Organizado pelo Clube de Ténis de Setúbal com os apoios da Câmara Municipal de Setúbal e da Federação Portuguesa de Ténis, este ITF de 25.000 dólares celebra a primeira edição e realiza-se entre os dias 4 e 11 de junho.
A defrontar a irmã mais velha, Francisca Jorge (286.ª classificada no ranking WTA), pela quinta vez em provas internacionais, Matilde Jorge (725.ª) levou a melhor pela segunda ocasião consecutiva ao triunfar pelos parciais de 7-5 e 6-3 ao cabo de 1h49.
Num dia marcado por condições climatéricas muito adversas, em especial devido ao vento forte e irregular que se fez sentir, a mais jovem das tenistas vimaranenses foi sempre a primeira a tomar a iniciativa e resistiu às investidas da irmã para triunfar em duas partidas.
Na primeira, Francisca Jorge ainda recuperou de 2-5 e chegou a servir para fechar um tie-break; já na segunda, a atual pentacampeã nacional ameaçou nova recuperação de um resultado idêntico, só que não aproveitou os três pontos de break consecutivos que teve quando respondeu a 3-5.
Desta forma, Matilde Jorge reduziu o frente a frente para 2-3, com vitórias nos últimos dois duelos, e apurou-se pela quinta vez na carreira para os quartos de final de singulares de um torneio ITF, sempre na categoria de 25.000 dólares. Estes serão os primeiros desde o Funchal em novembro de 2022, quando curiosamente também superou a irmã numa segunda ronda.
A separá-la das primeiras meias-finais, a tenista de Guimarães terá uma compatriota que está a escrever a melhor campanha da carreira no circuito profissional.
Com apenas 16 anos, e dois dias depois de ter celebrado a primeira vitória em quadros principais de singulares, Angelina Voloshchuk superou-se e surpreendeu Eudice Wong Chong (número 293 mundial e quinta cabeça de série), de Hong Kong, pelos parciais de 6-1 e 7-5.
Ainda sem ranking, a atual campeã nacional de sub 16 já sabe que aparecerá pela primeira vez na hierarquia WTA dentro de sensivelmente uma semana e meia, pois o Setúbal Ladies Open é o terceiro torneio em que pontua (mas primeiro com vitórias).
A vencedora do duelo de sexta-feira entre Jorge e Voloshchuk passará a ser a última representante portuguesa na edição inaugural do Setúbal Ladies Open, que esta quinta-feira se despediu das maiores candidatas ao título na variante de pares.
Apesar de serem as claras favoritas, Francisca Jorge e Matilde Jorge não conseguiram ser felizes no regresso à ação horas depois de estarem frente a frente e cederam por 2-6, 7-5 e 12-10 para as australianas Gabriella da Silva Fick e Petra Hule num encontro que tinha ficado por concluir na jornada anterior, devido ao mau tempo.
Fotos: José Rasquinho