- Irmãs Jorge apuradas para as meias-finais de pares
Francisca Jorge passou mais de 4h30 em court durante a jornada desta quinta-feira, dia em que perdeu na segunda ronda de singulares do Oeiras CETO Open e avançou para as meias-finais de pares com a irmã Matilde Jorge. Organizado pela Federação Portuguesa de Ténis e pelo Clube Escola de Ténis de Oeiras com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, este ITF W100 acontece entre 22 e 28 de abril.
Um dia depois da estreia vitoriosa a título individual, Francisca Jorge (184.ª classificada no ranking WTA) não foi capaz de replicar o sucesso de há um ano e despediu-se do quadro individual na segunda ronda, com uma derrota por 4-6, 6-2 e 6-3 perante a ucraniana Yuliia Starodubtseva (142.ª).
Finalista deste Oeiras CETO Open em 2023, quando o torneio pertencia à categoria ITF W60, a melhor tenista portuguesa da atualidade encontrou condições muito diferentes do dia anterior e teve dificuldades em gerir as emoções.
"Foi um jogo sujo porque estava muito vento que fez com que fosse muito difícil de jogar", explicou numa conferência de imprensa que só aconteceu depois do encontro de pares, já para lá das 21h. "Tornou-se muito difícil de agarrar as pancadas, mas mesmo assim consegui dar a volta ao primeiro set. No início do segundo pareceu-me que ela queria largar o encontro e mandou três bordoadas, mas agarrou-se outra vez e eu senti muito o momento. Passei a defender muito e a minha bola ficou cada vez mais curta.”
Sem razões para celebrar nos singulares, Francisca Jorge teve de deixar para trás a dura derrota em quase três horas e regressar à ação para jogar pares ao lado de Matilde Jorge.
O encontro ganhou contornos épicos porque as duas irmãs portuguesas não conseguiram concretizar nenhum dos seis match points que criaram durante a segunda partida e só no match tie-break selaram a vitória. 6-4, 6-7(6) e 12-10 foram os parciais assinados às 21h12, e após 2h01 de duração, contra Alicia Barnett e Freya Christie, britânicas que já tinham deixado pelo caminho na semana anterior, a caminho do histórico título no WTA 125 de Oeiras.
Apuradas para as meias-finais (não antes das 15h de sexta-feira), Francisca Jorge e Matilde Jorge discutirão a presença na final com Conny Perrin e Yulia Starodubtseva. A suíça e a ucraniana venceram de forma bem mais tranquila (6-1 e 6-4) o encontro com Julia Lohoff e Natalija Stevanovic.
A jornada de sexta-feira começa às 11h30, com os quartos de final de singulares. Para além da cabeça de cartaz, Yuliia Starodubtseva, também fazem parte do elenco a croata Jana Fett (150.ª), a húngara Panna Udvardy (151.ª), a alemã Ella Seidel (152.ª), a romena Irina Maria Bara (168.ª), a russa Polina Kudermetova (178.ª), a francesa Carole Monnet (200.ª) e a italiana Camilla Rosatello (311.ª).
Fotografias: Beatriz Ruivo/Federação Portuguesa de Ténis